Cruzeiro

SÉRIE A

Poupança que rende

Vitória sobre o Bahia na primeira rodada do Brasileiro comprova o sucesso da estratégia celeste de preservar jogadores para partidas decisivas. Aproveitamento este ano é total

postado em 22/04/2014 08:51

Paulo Galvão /Estado de Minas

MARCOS VIEIRA / EM DA PRESS
Como no ano passado, o Cruzeiro vem mostrando que tem mesmo um grupo forte, que permite à torcida sonhar tanto com a conquista da Copa Libertadores quanto do Campeonato Brasileiro em 2014. Todas as vezes em que foi colocado à prova, o chamado time B correspondeu às expectativas: foram cinco vitórias em cinco jogos, sendo quatro pelo Campeonato Mineiro e uma pelo Nacional – contra o Bahia, domingo, em Salvador, pela primeira rodada (veja quadro).

O poder ofensivo também é considerável, com 14 gols marcados média de 2,8 por jogo. Já a defesa foi vazada em apenas três oportunidades, média de 0,6 por partida.

Com números tão bons, é natural que muita gente até questione a alcunha de time reserva ou alternativo aos que não são a primeira opção do técnico Marcelo Oliveira. E também que haja atleta sonhando com uma vaga de titular depois de boas atuações.

É o caso do atacante Marcelo Moreno, autor do gol da vitória por 2 a 1 sobre o Bahia. Ele já marcou cinco vezes na temporada e divide a artilharia do time com os titulares Bruno Rodrigo, Dagoberto, Júlio Baptista e Ricardo Goulart.

“Sei que nosso grupo tem grandes jogadores, mas venho trabalhando pelo meu espaço aqui. Sei que é entrando bem e treinando bem que vou deixar uma dúvida na cabeça do treinador”, disse o jogador, que havia marcado quatro vezes no Estadual.

Quem também almeja a vaga como titular é o volante Nílton. Autor do primeiro gol celeste no domingo, ele se sente em condições de atuar em alto nível, depois de se recuperar de uma artroscopia no joelho direito.

“Fiz o que o Marcelo pediu, joguei quase como um terceiro zagueiro. Mas ele sabe que posso atuar mais avançado. Espero dar mais dor de cabeça para o treinador. Vou dar mais uns cabelos brancos para ele. Quem estiver melhor vai jogar, como é a filosofia no Cruzeiro”, declarou Nílton, que comemorou antecipadamente o aniversário de 27 anos, completado hoje. “Saí de campo muito feliz pela minha atuação, pelo gol e, principalmente, pelo resultado.” Ele foi recebido em Confins com um bolo, levado pelas torcedoras Shayene Duarte e Ana Clara de Oliveira.

Como os demais atletas, ambos comemoraram bastante a vitória sobre o Bahia. Agora, vivem a expectativa de voltar a atuar no domingo, diante do São Paulo, em Uberlândia, pela segunda rodada do Brasileiro.

Marcelo Oliveira, porém, ainda não definiu se mandará titulares, reservas ou uma equipe mista a campo. Afinal, na quarta-feira da semana que vem, o Cruzeiro tem compromisso decisivo contra o Cerro Porteño-PAR, em Assunção, valendo vaga nas quartas de final da Libertadores. Como o primeiro jogo, no Mineirão, terminou 1 a 1, o time celeste precisa vencer ou empatar por dois ou mais gols de diferença para se classificar. Nova igualdade em um gol levará a decisão para os pênaltis, e o 0 a 0 dará a vaga aos paraguaios.

DÚVIDA Uma preocupação da comissão técnica é o atacante Willian. O jogador sofreu entorse no tornozelo direito no jogo na Fonte Nova e iniciou o tratamento ainda em Salvador.

A delegação desembarcou no fim da tarde de ontem no aeroporto de Confins, onde os jogadores foram liberados. Eles se reapresentam amanhã pela manhã na Toca da Raposa II, quando a expectativa é pela volta aos treinos do armador Ricardo Goulart, que não jogou domingo devido a dor na coxa direita. Já o atacante Dagoberto deverá continuar fora da equipe diante do São Paulo. Afinal, sofreu estiramento muscular na coxa direita no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro e deverá ser preservado para o jogo pela Libertadores.

COPOS NA SÚMULA
O árbitro Luiz Flávio de Oliveira, da Federação Paulista de Futebol, relatou, na súmula do jogo em que o Cruzeiro venceu o Bahia, domingo, na Fonte Nova, em Salvador, que foram arremessados quatro copos encaixados entre si, contendo cerveja, próximo ao assistente 2, Lorival Cândido das Flores. “Após o término da partida, o major da PM, Eubert Vinhático, nos comunicou que o torcedor foi identificado: Roosevel Marcos Santos Santiago, RG 0522915-70”, escreveu ele. Assim, o Tricolor da Boa Terra deverá escapar de punição pelo mau comportamento do torcedor. Já Luiz Flávio de Oliveira não escapou da fúria do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, que reclamou muito da não marcação de um possível pênalti em Alisson, no segundo tempo. Ele promete protestar na CBF, através da Federação Mineira de Futebol (FMF).