Cruzeiro

CRUZEIRO

Em busca da milésima vitória no Mineirão

Cruzeiro está perto de atingir a marca histórica de mil vitórias no Mineirão, estádio onde se projetou, ganhou o Brasil e se tornou clube do mundo

Arquivo Estado de Minas

A sintonia entre a atual equipe e o Mineirão, com a torcida incentivando os jogadores, tem sido uma das receitas do recente sucesso do Cruzeiro, atual campeão e líder do Campeonato Brasileiro. Mas essa afinidade não é recente. Desde sua inauguração, em 1965, o estádio tem sido palco de grandes apresentações da Raposa, conquistas inesquecíveis e jogos marcantes. E caberá ao time comandado pelo técnico Marcelo Oliveira o mérito de atingir 1 mil vitórias no Mineirão. Faltam apenas três.

A contagem regressiva começa no próximo domingo, diante do Santos, às 16h, pela 15ª rodada do Brasileiro. Na quinta-feira, 21, o adversário será o Grêmio, do técnico Luiz Felipe Scolari. No dia 30, o time recebe a Chapecoense, que poderá ser o jogo histórico. No entanto, antes do returno do Brasileiro, haverá um jogo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, dia 27 ou 3 de setembro, dependendo do sorteio que será feito pela CBF, na segunda-feira. Depois, o Cruzeiro recebe o Bahia, em 11 de setembro, na primeira rodada do returno.
Arquivo Estado de Minas


Nas atuais 997 vitórias, não faltam feitos memoráveis para jogadores e torcedores. A goleada por 6 a 2 sobre o Santos, na primeira partida da final da Taça Brasil de 1966, era apenas o 53º jogo da equipe no novo estádio e marcou o crescimento do futebol mineiro. Na estreia na Copa Libertadores de 1976, que terminaria com o título, Cruzeiro e Internacional fizeram um jogo que é apontado por muitos como o melhor da história do Mineirão. E a Raposa venceu por 5 a 4. Cada cruzeirense tem sua vitória inesquecível, e pelos mais variados motivos.

Único técnico que comandou a equipe depois da reforma para a Copa do Mundo, Marcelo Oliveira conquistou as 36 últimas vitórias no estádio e está a apenas uma de entrar para a lista dos 10 treinadores mais vencedores pelo Cruzeiro no Mineirão. Ílton Chaves, com 108, lidera, seguido de Levir Culpi, hoje no Atlético, com 73.

Critérios

O levantamento leva em consideração os jogos do profissional, mesmo os com times mistos, como os da Copa Centenário de Belo Horizonte e torneios estaduais comuns na década de 1970. Não estão incluídas as partidas pelo Campeonato Mineiro de Aspirantes, disputado na década de 1960, preliminares contra seleções amadoras, comuns em anos passados, e de Torneios Inícios. Para comparação, o Atlético tem 863 vitórias em 1483 jogos no Gigante da Pampulha.


A seguir, ídolos relembram grandes vitórias no Mineirão:

Tostão
Maior jogador da história do clube e maior artilheiro, com 242 gols

A vitória inesquecível foi, sem dúvida, sobre o Santos, por 6 a 2, na final da Taça Brasil de 1966. Foi um jogo decisivo, contra o melhor time do mundo. Do outro lado tinha o Pelé. Você imagina, em um jogo desses, fazer 5 a 0 ainda no primeiro tempo. Foi algo histórico, um resultado inacreditável.
Arquivo Estado de Minas


Dirceu Lopes
Craque histórico do clube, segundo maior artilheiro, com 223 gols, e sexto maior campeão, com 11 títulos

Minha vitória inesquecível e a mais importante foi sobre o Santos por 6 a 2. Aquele jogo mudou a história do Cruzeiro e do futebol mineiro, que antes era caseiro, exportador de jogador para Rio e São Paulo. Aquele jogo mudou nossa história, foi a vitória mais importante da história do Mineirão.

Arquivo Estado de Minas


Piazza
Um dos maiores ídolos e terceiro maior campeão da história do clube, com 13 títulos

Eu citaria os 7 a 1 que fizemos contra o Alianza do Peru, na Libertadores de 1976. Este jogo me marcou porque foi uma proposta que fizemos de tentar fazer sete gols em homenagem ao Roberto e no final do jogo estava lá 7 a 1. Mas, se for para escolher um só, tem que ser a vitória por 6 a 2 sobre o Santos na final da Taça Brasil. Foi um divisor de águas, uma revolução no futebol mineiro, que coincidiu com o surgimento do Mineirão. Com o Mineirão e esta vitória sobre o Santos, o Cruzeiro reescreveu a história do futebol.

Arquivo Estado de Minas


Ricardinho
Maior campeão da história do clube, com 15 títulos

Minha vitória inesquecível foi a final da Copa do Brasil de 2000, contra o São Paulo. Disputei vários jogos incríveis no Mineirão, de Libertadores, mas aquele jogo foi demais. O São Paulo fez 1 a 0 no segundo tempo e o empate era deles. Nós empatamos e o viramos no último minuto com gol do Geovanni. Foi a mais emocionante. Aquela foi fera mesmo.
Juarez Rodrigues/EM/D. A Press


Marcelo Ramos
Segundo maior campeão da história do clube, com 14 titulos, e quinto maior artilheiro, com 162 gols

Foram tantos jogos inesquecíveis que fica difícil escolher. Teve um que entrou para a história que foi a final do Mineiro de 1997, sobre o Villa, com recorde de público do Mineirão, em que eu fiz o gol do título. Mas, o principal mesmo foi a decisão da Libertadores, pelo tamanho do título, foi inesquecível. O Mineirão estava lotado também, e foi uma conquista gigante, um torneio muito difícil, que o Cruzeiro só havia conquistado em 1976 e até hoje busca o terceiro troféu.

Arquivo Estado de Minas


Palhinha (anos 90)
Craque do time campeão da Copa Libertadores de 1997

Minha vitória inesquecível sem dúvida foi a da final da Libertadores de 1997, na minha despedida. Para mim, foi uma conquista especial, porque saí do São Paulo e já tinha ajudado o Cruzeiro a conquistar dois mineiros e uma Copa do Brasil. Ter a chance de ter outra Libertadores no currículo foi demais. Não poderia nunca deixar passar essa chance e marcar de vez minha passagem pelo Cruzeiro.
Arquivo Estado de Minas


Tags: cruzeiro mineirão mil 1000 vitória seriea vitória 1000 vitória mil