Cruzeiro

CRUZEIRO

Nova disparada da Raposa

Depois de permitir aproximação dos adversários, Cruzeiro abre cinco pontos novamente na liderança e já mira o Goiás para aumentar ainda mais a diferença e seguir rumo ao tetra

postado em 22/08/2014 11:00 / atualizado em 22/08/2014 08:57

Eugênio Moreira /Estado de Minas

Alexandre Guznahse EM DA PRESS
O Cruzeiro voltou a abrir cinco pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro com a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, ontem à noite, no Mineirão, pela 16ª rodada, num jogo muito disputado. O gol da vitória, que manteve 100% de aproveitamento da Raposa na competição jogando no estádio, saiu somente aos 40min do segundo tempo, marcado por Dagoberto.

Como definiu o técnico Marcelo Oliveira, foi uma “vitória da raça e da persistência”. O tricolor gaúcho suportou a pressão celeste e ainda esteve perto de abrir o placar, mas a insistência e a qualidade do Cruzeiro prevaleceram – Marcelo Oliveira considerou o jogo “o mais complicado, difícil e perigoso” neste Brasileiro. Esta foi a 999ª vitória do clube na história no Gigante da Pampulha. O técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari, em seu retorno ao Mineirão, foi ignorado pelo torcedor cruzeirense, fora algumas faixas reclamando da não convocação de jogadores para a Seleção Brasileira.

O Cruzeiro começou o jogo como faz de costume em casa: muita pressão no campo adversário, rápidas trocas de bola em velocidade em busca da abertura do placar. O Grêmio, no entanto, exercia forte marcação, com três volantes, diminuindo os espaços na entrada da sua área. Assim, os jogadores celestes tinham dificuldade de finalização. Somente aos 6min, Júlio Baptista subiu bem numa bola cruzada por Egídio, mas cabeceou em cima de Marcelo Grohe, que defendeu.

Depois de segurar o ímpeto do Cruzeiro nos primeiros minutos, o tricolor gaúcho se soltou em campo, explorando principalmente a velocidade e habilidade do atacante Dudu. O ex-cruzeirense deu trabalho ao lateral-esquerdo Egídio e esteve perto de marcar por duas vezes. Aos 24min, depois de entrar driblando na área. E aos 32min, ao aproveitar rebote na área e chutar para o gol. Em ambas, Fábio apareceu muito bem.

O Cruzeiro voltou com Alisson no lugar de Willian, e o segundo tempo começou num ritmo muito forte, com as duas equipes buscando o gol. O volante Henrique deu um belo chute de longe logo aos 2min. O Grêmio respondeu em seguida, com boa jogada de Zé Roberto pela esquerda, que Werley não aproveitou.

NO GRITO Com o apoio da torcida celeste, a pressão em campo foi aumentando, mas o tricolor gaúcho resistia. E passou a valorizar o tempo, satisfeito com o empate sem gols, sem deixar de explorar os contra-ataques. Como aos 31min, quando Nílton perdeu a bola no meio, Luan avançou, passou por Dedé e chutou. Fábio, mais uma vez, desviou para fora.

Aos 35min, o Cruzeiro chegou a marcar, depois de levantamento de bola de Éverton Ribeiro na área, mas o árbitro anulou o gol, alegando falta de Dedé sobre Rhodolfo. Se “atrapalhou” esse lance, o zagueiro celeste foi o mentor do gol da vitória, já aos 40min. Dedé roubou a bola no meio-campo, arrancou, parou, olhou para a área e cruzou na medida para a cabeçada de Dagoberto no ângulo direito de Marcelo Grohe.

O ex-jogador do Internacional deu o mérito do gol ao zagueiro. “O gol foi dele. O Dedé é muito de grupo e tanto se dedica nos treinos que merece”, afirmou Dagoberto. Já o autor do cruzamento valorizou os treinos na Toca da Raposa: “Entram aí os treinos e a preparação física. Nossa equipe tem capacidade de defender e atacar em bloco”. Domingo, o Cruzeiro enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, às 18h30.