Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro prova força na ausência de destaques e tem 86% de rendimento sem dupla da Seleção

Juntos, Goulart e Ribeiro estiveram fora de 12 jogos desde que foram contratados

postado em 02/09/2014 15:46 / atualizado em 02/09/2014 15:58

Gustavo Andrade /Superesportes

Rafael Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira desfalcará o Cruzeiro e deixará a equipe comandada por Marcelo Oliveira sem Everton Ribeiro e Ricardo Goulart em compromissos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. A ausência dos destaques, entretanto, não tem sido motivo de preocupação para a torcida celeste.

Desde que Everton Ribeiro e Ricardo Goulart foram contratados pelo Cruzeiro, no início da temporada passada, a dupla esteve ausente em 12 jogos oficiais. Embora estivesse sem o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro e o artilheiro da edição de 2014, o time celeste venceu 10 desses jogos, empatou um e perdeu apenas uma vez.

A única derrota aconteceu no clássico com o Atlético válido pelo primeiro turno da atual edição do Campeonato Brasileiro. Sem Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, a equipe comandada por Marcelo Oliveira abriu o placar, mas sofreu a virada e perdeu por 2 a 1, no Independência. Naquele jogo, o treinador cruzeirense escalou os reservas, já que priorizava partida decisiva da Copa Libertadores contra o San Lorenzo.

Assim como aconteceu no clássico em que o Cruzeiro foi derrotado, os demais jogos sem a dupla de convocados para a Seleção aconteceram quando Marcelo Oliveira decidiu resguardar titulares. A equipe jogou três vezes sem Everton Ribeiro e Ricardo Goulart em 2013 e outras nove vezes nesta temporada. Foram sete jogos no Campeonato Mineiro, quatro partidas pelo Brasileirão e uma na Copa do Brasil.

Na temporada passada, os dois destaques estiveram ausentes em dois jogos da primeira fase do Estadual e um do Campeonato Brasileiro, diante do Flamengo. A partida contra o Rubro-negro era a última de 2013, quando o Cruzeiro já confirmado o título nacional e optou por antecipar as férias dos titulares. No Maracanã, houve empate por 1 a 1.

Já em 2014, Marcelo Oliveira adotou a estratégia de poupar os principais jogadores em várias partidas do Campeonato Mineiro e também no início do Brasileirão. A iniciativa visava deixar os titulares descansados na Copa Libertadores. E, assim, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, juntos, estiveram fora de cinco jogos do Estadual e três da competição nacional.

Vitórias no Brasileirão

Antes de serem derrotados pelo Atlético, no Brasileirão, os reservas do Cruzeiro haviam vencido o Bahia, por 2 a 1, em Salvador, e o Atlético-PR, por 3 a 2, em Brasília.

Marcelo Oliveira voltou a preservar Everton Ribeiro e Ricardo Goulart diante do Santa Rita-AL, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Brasil, vencido pelo Cruzeiro por 5 a 0. Agora convocados para a Seleção Brasileira, eles não disputarão a partida de volta, em Maceió, e estarão ausentes diante do Fluminense, no domingo, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Há a possibilidade ainda de que a dupla de convocados não participe de jogo contra o Bahia, na quinta-feira da próxima semana. Depois dos amistosos da Seleção Brasileira contra Colômbia e Equador, nos Estados Unidos, os jogadores chegarão ao Brasil na manhã do dia do jogo com o Tricolor.

Tags: copadobrasil seriea cruzeiro seleção brasileira ricardo goulart everton ribeiro