Cruzeiro

CRUZEIRO

Postura adotada por Gilvan com Everton Ribeiro lembra caminho traçado para "segurar" Montillo

Assim como fez com argentino, presidente recusou várias propostas pelo armador

postado em 02/09/2014 16:35 / atualizado em 02/09/2014 17:26

Luiz Martini /Superesportes

Rafael Ribeiro/CBF-

Parte do dinheiro adquirido com a venda de Montillo, em 2013, foi usado pelo Cruzeiro para contratar Dagoberto e Everton Ribeiro. E justamente o herdeiro no meio-campo celeste tem vivido uma rotina que foi comum no tempo do argentino: propostas tentadoras de outros clubes.

A postura do presidente Gilvan de Pinho Tavares é semelhante nos dois casos. O mandatário segurou o quanto pôde para negociar Montillo, e só o fez porque o Santos aceitou pagar seis milhões de euros por 60% do direitos econômicos da Raposa, sem considerar as outras partes do negócio. O percentual que possui de Everton Ribeiro é o mesmo (60%), mas agora o time azul quer 10 milhões de euros à vista para liberar.

O Monaco, da França, fez uma oferta de 10 milhões de euros pela totalidade dos direitos. Com isso, o Cruzeiro ficaria com 6 milhões. O restante seria dividido entre um investidor (20%) e a empresa RF Sports (20%), que pertence ao empresário do armador, Robson Ferreira. O pagamento ainda seria dividido em duas vezes e um milhão ficaria por bônus de produtividade. Esse foi um dos motivos que fez a Raposa recuar.

Em conversa com o Superesportes, nessa segunda-feira, Gilvan justificou que os valores pretendidos pelo Cruzeiro não foram alcançados na proposta dos europeus. "Disse que não aceitaria propostas por valor inferior ao que fixamos pelo Everton Ribeiro. Neste momento, descartamos. E ele está ainda mais valorizado”, disse à reportagem

No histórico de Montillo, que saiu do clube aos 28 anos, o Cruzeiro recebeu ofertas oficiais de Al-Gharafa ( 6 milhões de euros), Corinthians (8,3 milhões de euros), São Paulo (6 milhões de euros mais três jogadores por empréstimo) e o Santos, único que pagou o percentual exclusivo ao clube. Os demais ofereceram o dinheiro por 100% dos direitos. No acordo com o Peixe, o volante Henrique, titular da equipe de Marcelo Oliveira neste ano, ainda foi incluído na negociação.

Até o momento, o Cruzeiro rejeitou, aparentemente, propostas de Real Madrid, Manchester United e Monaco. A única confirmada oficialmente foi a dos franceses. Especula-se que os espanhóis teriam oferecido 7 milhões de euros e os ingleses 9 milhões de libras. Com 25 anos e convocado para a Seleção Brasileira, Everton Ribeiro deve receber forte assédio na abertura da próxima janela, em 2015.

Mais jovem que Montillo, Everton Ribeiro ainda conseguiu maior destaque em campo que o argentino. Ele foi eleito craque do último Brasileirão, quando o Cruzeiro conquistou o tricampeonato e é o líder de assistências da atual edição, em que o clube desponta como favorito para a conquista. 

Tags: brasileiro seriea cruzeiro