Cruzeiro

CRUZEIRO

Convocado pelo técnico Marcelo Oliveira, ex-jogador Nelinho cumpre o "desafio do gelo"

Ex-atleta aproveitou para desafiar seu amigo Dadá Maravilha

postado em 15/09/2014 16:00 / atualizado em 15/09/2014 16:17

Redação /Superesportes

Desafiado pelo técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, o ex-lateral-direito Nelinho aderiu à campanha que chama atenção para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e participou do “desafio do gelo”. O ex-atleta ainda convocou seu antigo companheiro, Dadá Maravilha, para participar da brincadeira.

No início do vídeo, Nelinho lembrou que presenciou o drama vivido por uma parente que faleceu em função da doença. "Eu tive uma concunhada que faleceu dessa doença, eu acompanhei dia após dia o sofrimento dela. Acho muito válida essa campanha que está sendo feita", ressaltou.

A Esclerose Lateral Amiotrófica ganhou repercussão internacional após famosos como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Cristiano Ronaldo, Justin Timberlake, Jennifer Lopez e Lady Gaga publicarem vídeos em que derrubavam um balde com água e gelo sob suas cabeças. A campanha é uma iniciativa da ALS Association, nos Estados Unidos.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença rara degenerativa, que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais. Ela é provocada pela degeneração no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença. A principal consequência é a perda de força e atrofia muscular.

Tags: balde de gelo Marcelo Oliveira nelinho