Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro terá que superar calendário, cansaço e 'Seleção Brasileira' na reta final da temporada

Clube tenta fechar o ano com os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro

postado em 29/09/2014 12:53 / atualizado em 29/09/2014 13:48

Thiago Madureira /Superesportes

Albari Rosa/Gazeta do Povo
Na reta final da temporada, as adversidades parecem se multiplicar. Líder do Brasileiro e presente nas quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro terá que superar calendário apertado, desgaste do elenco e desfalques por causa da Seleção Brasileira.

O objetivo do clube e o sonho da torcida são repetir o feito de 2003, conquistando a Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro). Considerado um dos melhores elencos do futebol brasileiro, esse é o momento ideal para o grupo de Marcelo Oliveira comprovar o seu valor.

O primeiro obstáculo, tocante não apenas ao Cruzeiro, é o calendário. Do dia 1º de outubro a 7 de dezembro (68 dias), a Raposa poderá disputar 19 jogos (13 do Brasileirão e 6 da Copa do Brasil se avançar até a decisão) - média de uma partida a cada 3,5 dias. Principal concorrente na disputa do Nacional, o Inter terá mais tempo para descansar, já que foi eliminado da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

Datas apertadas se relacionam diretamente com jogadores desgastados. E o cansaço de alguns atletas do Cruzeiro ficou evidente na partida contra o Sport (0 a 0), no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O trio ofensivo (Marcelo Moreno, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart) foi quem mais sentiu o excesso de jogos. Somente em setembro, Ribeiro, por exemplo, disputou oito jogos: seis pelo Cruzeiro e dois pela Seleção Brasileira.

Para evitar lesões, Marcelo Oliveira indicou que poupará alguns atletas da partida contra o ABC, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. O treinador destacou a força do elenco para superar essas dificuldades. “O Cruzeiro em qualquer competição que disputa entra com a perspectiva de conquista. Ainda mais na Copa do Brasil, que tem muita tradição. Para esta temporada, planejamos um elenco que nos dá condição de disputar as duas competições”, observou.

Até a Seleção Brasileira se impõem como um dificultador a mais. Convocados, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart serão desfalques em jogos importantes pelo Campeonato Brasileiro (Corinthians, no Mineirão, e Flamengo, no Maracanã) e pela Copa do Brasil (jogo de volta contra o ABC, em Natal).

O Cruzeiro chegou a solicitar à CBF evitar partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em datas de jogos da Seleção Brasileira, mas não foi atendido.

Tags: cruzeiro calendário cansaço temporada seriea seleção