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Com ampliação de faixa do Move, Mineirão terá menos 180 vagas de estacionamento nos jogos

Entorno do Mineirão terá redução de vagas por causa de operação da linha

postado em 30/10/2014 15:55 / atualizado em 30/10/2014 15:22

Bruno Freitas /Estado de Minas

Flick/PBH
Dificuldade encontrada por boa parte dos torcedores que vai de carro ao Mineirão, a disponibilidade de estacionamento permanece sem perspectiva de expansão. E com 180 menos vagas a partir deste fim de semana. Portanto, torcedores de Cruzeiro e Atlético seguem com esse obstáculo. No domingo, a Raposa encara o Botafogo pelo Brasileiro. Na quarta-feira, os torcedores alvinegros vão ao Gigante da Pampulha para acompanhar a partida contra o Flamengo pelas semifinais da Copa do Brasil. Com uma das faixas da Av. Antônio Abrahão Caram destinada exclusivamente à ônibus, incluindo os coletivos da nova linha 55 (Centro/Mineirão) do Move, o estacionamento junto ao canteiro central da via (90 vagas em cada sentido) deixou de existir.

Além das 3.800 vagas livres no estádio e entorno – número que se mostra insuficiente com grande público – a única iniciativa prevista para atender a demanda é um estudo de viabilidade técnica e operacional para a implantação de venda online de vagas e a instalação de painéis eletrônicos que informem sobre o número de vagas internas disponíveis. A proposta, discutida em reunião com a BHTrans e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), foi firmada pelo consórcio Minas Arena, responsável pela operação do Gigante da Pampulha, há menos de um mês. A dica para fugir dos congestionamentos gerados pela longa fila do estacionamento do estádio, portanto, é chegar cedo ou optar pelo transporte público, priorizado pela BHTrans.

Substituta da linha executiva que partia da Rua Paraíba, na Savassi, e o serviço de ônibus convencionais (especial Mineirão), com uma frota de oito ônibus e saídas do Centro, a linha 55 traz como novidade a possibilidade de integração tarifária do BRT com linhas como a 83P (Estação São Gabriel/Centro, via Av. Cristiano Machado) na Av. Santos Dumont – outras três linhas do transporte rápido por ônibus já atendem o Mineirão, percorrendo a Av. Pres. Antônio Carlos.

Quem optava pelo serviço executivo pelo conforto – a venda dos cartões era numerada e o passageiro viajava sentado (ida e volta a R$ 15,80) –, por outro lado, terá de recorrer agora à linha 5106 (Bandeirantes/BH Shopping). Como na linha 55, o valor da tarifa é menor (R$ 2,85), mas não há a garantia de encontrar um lugar vazio dentro do coletivo, do tipo padron e com menor número de assentos. Para coibir a depredação dos ônibus por vândalos infiltrados na torcida, PM e Guarda Municipal farão a segurança nas estações.

Vagas no Mineirinho Além do Mineirão, Av. Antônio Abrahão Caram e ruas paralelas, outra opção de estacionamento próximo é o do Mineirinho. Administrado por uma empresa terceirizada, ele depende contudo da liberação das áreas de carga e descarga da feira de artesanato, realizada no ginásio aos domingos até as 17h. De acordo com a Superintendência de Gestão de Estruturas Esportivas, órgão da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes) que substituiu a extinção Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg), o total de vagas varia de 900 a 1.310.

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