Cruzeiro

CRUZEIRO

Questão de prioridade

Próximo de confirmar a permanência no comando da equipe celeste, Marcelo Oliveira projeta time misto para o Estadual, em nome do sonho de conquistar mais uma Copa Libertadores

postado em 28/11/2014 09:02

Paulo Galvão /Estado de Minas

Sidney Lopes / EM DA PRESS
A derrota para o rival Atlético na final da Copa do Brasil doeu na alma cruzeirense, mas a equipe celeste teve em 2014 um ano de conquistas e já projeta 2015 ainda melhor. A intenção de todos no clube do Barro Preto é conquistar o tri da Copa Libertadores, sem abrir mão dos pentas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Para isso, o técnico Marcelo Oliveira já adiantou que poderá deixar o Campeonato Mineiro em segundo plano, especialmente na primeira fase, quando encara equipes tecnicamente mais fracas. “Temos de nos preparar melhor para a Libertadores, e por isso não devemos jogar todos os jogos da fase de classificação do Estadual com o time titular. Tivemos problemas este ano e temos de entrar mais fortes na competição continental”, afirma o treinador, referindo-se à eliminação diante do San Lorenzo-ARG, nas quartas de final da Libertadores deste ano, depois de derrota em Buenos Aires e empate em Belo Horizonte.

O uso de time reserva no torneio organizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) já deu bons resultados no próprio Cruzeiro. Em 1997, o clube optou por montar um time para a Libertadores e outro para o Mineiro, que tinham técnicos diferentes – enquanto Paulo Autuori comandou a equipe principal, Wantuil Rodrigues se encarregou do chamado Expressinho. No fim, ganhou ambas as competições.

Para o ano que vem não deverá haver nada tão radical. Porém, antes de definir isso, a diretoria precisa acertar a renovação de contrato da atual comissão técnica. “Fizemos questão de não falar disso (permanência no cargo) durante este período de decisões, pois era menos importante que canalizar energia para os jogos. A partir de agora teremos mais tempo para conversar”, declara Marcelo Oliveira.

Pelo discurso tanto de dirigentes quanto do próprio treinador, não deverá haver problema para que a parceria vencedora seja mantida. “Acredito que vou continuar, porque estou satisfeito e também tenho ouvido isso da diretoria, acho que gostam do meu trabalho. Assim, tem uma possibilidade muito grande de ficar.”

Time forte Antes de pensar na próxima temporada, porém, será preciso cumprir os dois compromissos pelo Campeonato Brasileiro de 2014, contra Chapecoense, domingo, no interior catarinense, e diante do Fluminense, em 7 de dezembro, no Mineirão. Mesmo com o título nacional já garantido, Marcelo não pretende colocar uma equipe inteira reserva.

“Ainda vamos estudar o que fazer nos próximos jogos, mas não podemos desfigurar demais o time. Afinal, será o Cruzeiro que estará em campo, haverá torcedor cruzeirense no estádio e temos de fazer um bom papel. Além disso, gostamos de ganhar sempre”, justifica o treinador, que diz que só deixará de fora diante da Chapecoense jogadores cujas avaliações indiquem risco de contusão muscular.

O certo é que jogadores como Dedé e Alisson continuarão de fora. O zagueiro ainda trata edema ósseo no joelho direito e só deve voltar no ano que vem. Já o armador sofreu lesão muscular na coxa esquerda e luta para tentar voltar ainda nesta temporada.

Outro desfalque certo é o zagueiro Bruno Rodrigo, que sofreu fratura na mão direita. Já o volante Henrique, que se contundiu no fim do primeiro tempo da decisão da Copa do Brasil, quarta-feira, tendo deixado o gramado carregado, fará exame hoje, devendo ficar fora, assim como os armadores Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, desgastados fisicamente.

ESTRELADAS...

REAPRESENTAÇÃO

Depois de ganharem folga ontem, os jogadores do Cruzeiro se reapresentam na tarde de hoje na Toca da Raposa II, quando iniciam a preparação para pegar a Chapecoense. Os relacionados pelo técnico Marcelo Oliveira embarcam no início da manhã de amanhã para Chapecó (SC), onde treinam à tarde. O jogo de domingo marcará o fim de verdadeira maratona, pois a equipe terá a próxima semana livre pela primeira vez desde meados de agosto.

APOIO
Apesar da derrota nos dois jogos da decisão da Copa do Brasil, a torcida do Cruzeiro reconheceu o esforço dos jogadores e demonstrou apoio, ontem, seja colocando bandeiras nas janelas, seja usando a camisa celeste. Para aumentar o alcance, alguns fizeram selfies e os publicaram em redes sociais na internet