Cruzeiro

CAMPEONATO MINEIRO

Ano novo, caras novas

Meta é manter a excelência e a conquista de títulos, mesmo com a profunda reformulação feita no grupo

postado em 25/01/2015 11:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press.

Atual campeão, o Cruzeiro entrará bastante modificado para a busca do bi do Campeonato Mineiro. Se manteve o técnico Marcelo Oliveira, a equipe perdeu jogadores que foram importantes nas últimas duas temporadas, como o lateral-esquerdo Egídio, os volantes Lucas Silva e Nílton, o armador Ricardo Goulart e o atacante Marcelo Moreno. Para completar, o zagueiro Dedé, que passou por cirurgia, também está fora. Por outro lado, a Raposa contratou atletas para tentar se manter forte, além de contar com um importante aliado mais uma vez: o Mineirão, onde tem excelente aproveitamento.

Como tem como principal objetivo no primeiro semestre a conquista da Copa Libertadores, o Estadual, pelo menos na primeira fase, será usado para dar entrosamento a uma equipe nova, que precisará de tempo e rodagem para obter os resultados. Nada melhor para isso do que jogos contra adversários mais fracos, caso da maior parte dos times do interior. Antes do pontapé inicial no Mineiro, a nova cara celeste será testada hoje, em amistoso com o ucraniano Shakhtar Donetsk, em Brasília.

Marcelo Oliveira já passou por situação parecida em 2013, em sua chegada ao Cruzeiro. Na ocasião, ele montou uma equipe praticamente do zero e foi vice-campeão estadual. Agora, já tem uma base e uma forma de jogar, o que, teoricamente, facilitaria no encaixe das novas peças. “Nosso time já se conhecia dentro de campo. Agora, com esses novos jogadores, vamos procurar fazer com que haja um entendimento como time. Estamos treinando muito nesse sentido”, diz o treinador celeste.

Os jogadores acreditam ser possível manter o nível de excelência apresentado nos últimos dois anos, quando o Cruzeiro ganhou dois Campeonatos Brasileiros e um Mineiro, além de ter sido vice da Copa do Brasil. “Perdemos grandes jogadores, mas a diretoria está sendo muito inteligente ao contratar atletas de qualidade, de grupo. Todos estão muito motivados para manter essa família unida e conquistar muitos títulos”, comenta o atacante Willian.

Como a estreia na Libertadores será apenas em 25 de fevereiro, o Cruzeiro terá quatro jogos pelo Estadual para se acertar: contra Democrata-GV (1º/2, fora), Caldense (8/2, em casa), Guarani (11/2, fora) e Boa (21/1, em casa). Como a intenção é ganhar também o Mineiro, Marcelo Oliveira espera que o time esteja minimamente entrosado para somar pontos que o deixem em situação confortável para se classificar às semifinais.

Diferença


O fato de não abrir mão do Estadual, ainda que a Libertadores seja a prioridade, se deve muito à rivalidade com o Atlético. Se levantar mais uma taça, o Cruzeiro chegará ao 38º título mineiro, ficando a quatro do alvinegro, maior vencedor do torneio na história. “O Cruzeiro entra em todas as competições para ganhar, e no Mineiro não será diferente”, diz Marcelo Oliveira. Ele cogita a possibilidade de escalar reservas mais à frente no Estadual, quando houver conflito de datas com jogos pela competição continental, mas, no início, vai usar força máxima.

Tags: interiormg