Cruzeiro

CRUZEIRO

Na mira do Cruzeiro, Willians é tachado de violento por colegas e tem polêmicas na carreira

Volante tem como virtude o elevado número de desarmes

postado em 30/01/2015 15:28 / atualizado em 30/01/2015 19:07

Internacional/divulgação
A possível chegada do volante Willians ao Cruzeiro é tratada como reposição para Lucas Silva, vendido ao Real Madrid. Mas chama a atenção a diferença de característica dos dois jogadores. Enquanto o ex-cruzeirense é marcado pela técnica, o meio-campista do Internacional tem fama de “violento”. Ao menos foi isso que apontou pesquisa do Portal Uol feita em dezembro passado com atletas de 13 clubes.

O levantamento do portal ouviu 108 jogadores de Botafogo, Atlético, Atlético-PR, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Willians foi eleito o mais violento do país pelos colegas, com 13,88% dos votos. Ele foi seguido por Airton, do Botafogo, Kleber Gladiador, do Vasco, Valdívia, do Palmeiras, e Leandro Donizete, do Atlético.

Os números confirmam o estilo mais agressivo de Willians. Em 2014, ele recebeu 14 cartões amarelos e foi expulso uma vez em 43 jogos pelo Internacional. Já Lucas Silva foi advertido oito vezes em 53 apresentações pelo Cruzeiro no ano passado.

Especificamente no Brasileirão de 2014, Willians recebeu dez cartões amarelos e foi o atleta mais advertido do elenco colorado na competição. Ao todo, ele fez 66 faltas. Por outro lado, ele se destacou como maior autor de desarmes certos no clube gaúcho: 127. O segundo colocado nesse quesito foi o lateral-esquerdo Fabrício, com 68, de acordo com o site Footstats.

Em 2013, em seu primeiro ano no Internacional, Willians teve números piores disciplinarmente. Foram 21 cartões amarelos e duas expulsões em 48 partidas. Lucas Silva, por sua vez, foi advertido sete vezes naquela temporada em 31 jogos pelo Cruzeiro.

Entre 2009 e 2012, no Flamengo, Willians recebeu 33 cartões amarelos e foi expulso cinco vezes em 181 apresentações, informa o site do clube carioca.

Em 2011, quando também estava no comando do Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo dizia que Willians precisava de evolução nos passes, mas tinha como grande virtude os desarmes. “Ele tem treinado, feito aquele trabalho de lançar. Ele tem virado muito a bola, passado por trás. Eu falo que o gol do Willians é o desarme e o passe em que ele coloca o time em situação melhor. Cito o exemplo do César Sampaio, do Amaral, que tinha dificuldade em passar a bola. O Willians está melhorando nisso aí”.

Willians foi revelado pelo Santos, onde nunca teve chances. A carreira teve sequência no Santo André, em 2008, ano em que conseguiu o acesso à Série A do Brasileiro. Em 2009, indicado por Cuca, chegou ao Flamengo. No clube, conquistou o Brasileirão 2009 e os Campeonatos Cariocas de 2009 e 2011, ambos de forma invicta. Em 2012, foi negociado com a Udinese da Itália.

Polêmicas da carreira de Willians

Willians também tem a carreira marcada por algumas polêmicas. Veja abaixo:

Maio de 2011 (Flamengo)

Durante um coletivo no Ninho do Urubu, Willians deu uma cotovelada em Negueba após levar um lençol. O meia-atacante caiu no chão gritando com muita dor após ser acertado no maxilar e deixou o campo.

Willians foi afastado da partida seguinte, contra o Bahia, em Salvador. A decisão foi tomada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que repreendeu o jogador pela atitude durante o treino. O volante também foi multado.

Outubro de 2011 (Flamengo)

Willians não apareceu para treinar no Ninho do Urubu e foi cortado da delegação rubro-negra que viajou a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio no Olímpico.

Inicialmente, Willians não deu satisfações a respeito de sua ausência e ficou temporariamente afastado do elenco. Vanderlei Luxemburgo o reintegrou dias depois.

Novembro de 2013 (Internacional)

Willians criticou publicamente o técnico Clemer, do Inter, após o empate por 0 a 0 com o Coritiba em Caxias do Sul, por não fazer as três substituições. “Tem jogador e não faz nada”. Dias depois, o jogador se desculpou com o elenco e o então técnico colorado.

”O que aconteceu no final da partida foi uma ação minha que não poderia acontecer. Nós temos um treinador e eu não poderia expor deste jeito. Acabei falando uma coisa que repercutiu muito. Eu já conversei com o grupo e com o próprio treinador e pedi desculpas, porque uma declaração como está é um risco muito grande de me expor e expor o treinador que está para ajudar”, disse Willians para encerrar a polêmica.

Abril de 2014 (Internacional)

Willians se estranhou com o lateral-esquerdo Fabrício no treino do Internacional, mas entrevero foi contornado pelo técnico Abel Braga.

Julho de 2014 (Internacional)


Willians foi atingido com um soco pelo argentino D’Alessandro depois de discussão em treino do Internacional, na intertemporada realizada em Florianópolis. Por conta do episódio, ambos ficaram fora de amistoso contra o Joinville em Santa Catarina.

Tags: internacionalrs mercado libertadores interiormg flamengorj