Cruzeiro

CRUZEIRO

Liderança consolidada

Mesmo sem empolgar, Cruzeiro vence URT em Patos de Minas e manteve-se na ponta da tabela. Com o resultado positivo, Raposa depende somente de si para garantir primeiro lugar e vantagens nos mata-matas

postado em 30/03/2015 08:22

Jeremias Henrique Xavier / Light Press
Mais uma vez não foi de forma empolgante, mas o Cruzeiro manteve a liderança do Campeonato Mineiro ao fazer 2 a 0 na URT, ontem à tarde, em Patos de Minas, pela 10ª rodada. Assim, só depende de si na última rodada, quando receberá o Tombense, no Mineirão, para garantir o primeiro lugar, entrando nos mata-matas com vantagens previstas no regulamento. Já o time do Alto Paranaíba entrou na zona de rebaixamento, da qual tentará sair, visitando o Tupi, em Juiz de Fora, também no domingo.

Para a equipe celeste, ficou de positivo a participação de dois armadores que até então vêm tendo poucas chances. Marcos Vinícius, de 20 anos, foi titular pela primeira vez e criou a jogada que resultou no primeiro gol celeste, marcado por Marquinhos. Já Gabriel Xavier, da mesma idade, entrou na etapa final e iniciou o contra-ataque que culminou com gol de Joel, depois de assistência de Marquinhos.

Nenhum deles, porém, deve começar jogando no domingo. Afinal, o técnico Marcelo Oliveira aguarda a volta dos armadores De Arrascaeta e Alisson, que estiveram servindo às seleções do Uruguai e do Brasil Sub-23, respectivamente. Eles devem retomar vagas no time, até porque , no próximo dia 8, o Cruzeiro receberá o Mineros-VEN, pela quarta rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores.

Além de promover a volta dos titulares, o treinador vai aproveitar a semana sem jogos para fazer alguns ajustes. “Vamos aproveitar para descansar e também trabalhar, principalmente alguns fundamentos, como cobranças de faltas e escanteios, que ainda não estão surtindo os efeitos que desejamos”, afirmou Marcelo Oliveira, que também vai ter o retorno do lateral-esquerdo Mena, que estava servindo à Seleção Chilena, e aguarda posição de outros integrantes da comissão técnica sobre o zagueiro Paulo André, o volante Willians e o atacante Willian, que se recuperaram de problemas físicos.

Se tiver todos à disposição, o Cruzeiro certamente estará mais encorpado para os jogos decisivos tanto no Estadual quanto na Libertadores. Não que os substitutos tenham deixado a desejar, ao contrário. Ontem, mesmo com o gramado ruim, a Raposa tratou de ir em busca da vitória, até por ter ficado no empate com o Mamoré na rodada anterior, em pleno Mineirão.

O primeiro gol poderia ter saído aos 5min, quando Leandro Damião serviu a Marquinhos, que bateu cruzado ao entrar na área, mandando rente à trave. Mesmo sem forçar, o time celeste foi criando chances. Aos 22min, Fernando defendeu bom chute de Damião. Aos 41min, Marcos Vinícius foi travado quando se preparava para marcar.

“A URT nos impôs algumas dificuldades, mas mesmo assim conseguimos criar algumas oportunidades. Agora temos mais 45min para tentar fazer o gol, pois queremos a vitória”, afirmou o lateral-direito Ceará, ao deixar o campo no fim do primeiro tempo.

O plano celeste foi colocado em prática aos 5min. Marcos Vinícius avançou em diagonal a partir da direita e tocou para o meio. Leandro Damião deixou a bola passar e Marquinhos, de primeira, da meia-lua, não perdoou, abrindo o placar.

JOGO ABERTO Em desvantagem, não restou alternativa aos donos da casa senão atacarem. Mesmo sem muita inspiração, conseguiram ameaçar aos 33min, quando Júnior Paraíba fez boa jogada pela esquerda e bateu forte. Fábio evitou o gol com boa defesa.

Já aos 38min, Leandro Damião teve a chance de ampliar, mas demorou para definir a jogada. Dois minutos depois, Júnior Paraíba voltou a exigir boa intervenção do goleiro celeste, em nova finalização de dentro da área.

Apesar de correr riscos na defesa, o time celeste conseguiu marcar o segundo, já aos 48min. Em bom contra-ataque, Gabriel Xavier serviu a Marquinhos, que tocou para Joel encher o pé. O goleiro Fernando ainda conseguiu defender, mas a bola bateu em um zagueiro e entrou.

URT 0 x 2 Cruzeiro

URT
Fernando; Rafinha, Martinês, Carciano e Marcel (Bruno Donizete 17 do 2º); Marzagão, Formigoni, Edu Pina e Júnior Paraíba; Robinho e Ramón (Wellington 6 do º)
Técnico: Eugênio Souza

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Manoel, Leo e Gílson; Willian Farias, Charles (Eurico 21 do 2º), Marquinhos, Marcos Vinícius (Joel 19 do 2º)e Judivan (Gabriel Xavier 30 do 2º); Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio:Zama Maciel
Gols: Marquinhos 5 e Joel 48 do 2º
Árbitro: Igor Junio Benevenuto
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Leonardo Salvador da Silva
Cartão amarelo: Formigoni, Marzagão, Gílson
Pagantes: 3.795
Renda: R$ 102.350