Cruzeiro

CRUZEIRO

Quando o otimismo é driblado pelos fatos

Houve desmanche do time bicampeão brasileiro * A reposição foi ruim em quase todas as posições * Falta quem chame a responsabilidade * Falhas na administração do futebol * Anúncios de reforços que não se concretizam * Má fase de jogadores importantes, como Mayke e Willian * Desfalques contra o Atlético-PR: Leandro Damião e Willian

postado em 03/07/2015 11:00 / atualizado em 03/07/2015 11:18

As derrotas consecutivas nas três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro não tiram o otimismo de Vanderlei Luxemburgo. Ainda que o Cruzeiro tenha atuado muito mal contra a Chapecoense, no Mineirão, e melhorado ligeiramente diante de Coritiba e Grêmio, fora de casa, o treinador continua a garantir que a Raposa vai conseguir fazer boa campanha.

“Tenho certeza absoluta de que o time vai crescer”, disse o técnico, ainda em Porto Alegre, procurando não condicionar à chegada de reforços a recuperação numa temporada em que já fracassou no Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores. “Se não contratarmos ninguém, é esse grupo que terá de resolver o problema. Vamos transferir para reforços o que não estamos produzindo? São esses jogadores que têm responsabilidade pelas vitórias e também pelas derrotas.”

Com o grupo atual, ou acrescido de algum novo contratado, a tarefa de Luxemburgo está longe de ser das mais fáceis. O clube negociou alguns dos principais destaques no início da temporada e não os repôs à altura. Para completar, jogadores importantes caíram de produção, como o lateral-direito Mayke e o atacante Willian.

Fora de campo, a situação também não anda boa. Na parte administrativa, foram cometidos equívocos inadmissíveis, como o atacante camaronês Joel ser impedido duas vezes de entrar na Argentina por fala de visto, além de apostas equivocadas como as contratações do atacante colombiano Riascos e do volante chileno Felipe Seymour, que já não atuam mais pelo clube.

Em meio a tudo isso, há desencontro entre discurso e prática por parte dos dirigentes. Depois de anunciado o interesse nos santistas Lucas Lima e Robinho, quem chegou até o momento foi Marinho, que disputava a Série B pelo Ceará.

Até pelo momento de instabilidade, Luxemburgo sabe que terá de se virar para fazer do Cruzeiro novamente competitivo. “Temos de acelerar esse processo de reformulação, pular etapas, começando por uma vitória já no sábado (contra o Atlético-PR, às 21h, no Mineirão). Pedimos para o torcedor ser mais uma vez o centroavante da equipe, ir ao estádio e incentivar os jogadores.”

Como essa reformulação ocorrerá é uma incógnita. Afinal, não há tempo para trabalhar – a delegação chegou ontem à noite da capital gaúcha e a preparação para pegar o Furacão se resumirá a uma única atividade, hoje à tarde, na Toca da Raposa.

A torcida ainda tem alguma esperança porque o treinador já conseguiu bons resultados mesmo sem poder pôr em prática o que deseja. Quando foi contratado, por exemplo, estreou horas depois de ser apresentado, com vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, no Mineirão. Três dias depois, o time ganhou por 3 a 1 de virada do arquirrival Atlético, no Independência. E, na rodada seguinte, fez 3 a 1 no Vasco em São Januário. Só que parou por aí.

Para o jogo de amanhã contra o Furacão, o técnico não terá os atacantes Leandro Damiãoe Willian. Mas conta com a volta do volante Henrique, que cumpriu suspensão diante do Grêmio. Outra novidade pode ser Marinho. O atacante, de 25 anos, será apresentado à tarde. Com o nome publicado ontem no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ele tem chances de ser relacionado. O próprio Luxemburgo, porém, já fez questão de tirar a responsabilidade das costas do novato. “O Marinho é um jogador que se destacou por onde passou, eu o tinha visto jogar no Náutico. Tem qualidade, mas agora é Cruzeiro. Há uma adaptação a novo clube e temos de ver como ele se sai.”

Desfalques de menos, opções de mais O único desfalque do Atlético-PR para enfrentar o Cruzeiro amanhã deve ser o atacante Ytalo, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Opções para substituí-lo não faltam a Mílton Mendes: os armadores Bady, Felipe e Giovanni e os atacantes Dellatorre, Edigar Junio e Cleo. O técnico define a escalação hoje à tarde,. quando comanda o último treinamente já em Belo Horizonte.

Estrelada...

Liberados, mas não prontos

Apresentado na semana passada, Vinícius Araújo teve o nome publicado ontem no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, mas ainda não fica à disposição de Luxemburgo. Emprestado pelo Valencia, o atacante só terá condições legais a partir de 14 de julho, quando será aberta a janela de transferências internacionais no Brasil. Os armadores Alisson e Gabriel Xavier, liberados esta semana pelo departamento médico, iniciaram processo de recondicionamento físico.