Cruzeiro

CAMPEONATO BRASILEIRO

Contra adversário em crescimento, Cruzeiro busca reviravolta em casa para aliviar crise

Time celeste encara Santos, neste domingo, para interromper série negativa

postado em 30/08/2015 08:02 / atualizado em 29/08/2015 19:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O Cruzeiro enfrenta o Santos, neste domingo, às 18h30, no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, em duelo que reúne equipes em momentos distintos. Sem vencer há cinco partidas – duas pela Copa do Brasil e três pela competição nacional -, o time celeste precisa reencontrar o triunfo para aliviar a crise que ronda a Toca da Raposa II.

Com duas derrotas e um empate nas últimas três partidas pelo Brasileiro, o Cruzeiro se aproximou perigosamente da zona de risco. Além disso, a eliminação na Copa do Brasil, com derrotas para o Palmeiras (2 a 1 fora e 3 a 2 em casa), provocou a ira da torcida, que resultou em protestos no parque esportivo no Barro Preto e na Toca da Raposa II. A pressão está grande sobre o técnico Vanderlei Luxemburgo, o que aumenta a necessidade de vitória diante do Peixe.

Nos últimos compromissos pelo Brasileiro, o Cruzeiro só conquistou um ponto, no empate sem gols com o Internacional no Mineirão. E perdeu duas vezes, e de goleada, para Joinville e Corinthians, ambas por 3 a 0. Com 22 pontos, o time celeste espera recomeçar nova fase na competição, a partir do jogo contra o Santos. Mas terá pela frente um adversário em franca ascensão.

Desde a chegada do técnico Dorival Santos, o Peixe está invicto. Foram seis partidas sem derrota no Brasileiro, com quatro vitórias e dois empates. Além disso, o Santos embalou de vez com a classificação na Copa do Brasil, desbancando o Corinthians com dois triunfos – 2 a 0 em casa, e 2 a 1 no Itaquerão. Vanderlei Luxemburgo e os jogadores prometem atenção redobrada para interromper a sequência positiva do jovem time paulista.

“As mudanças de comando normalmente trazem um ânimo novo para os atletas do grupo, do elenco, deve ter sido essa situação no Santos”, avaliou o lateral-direito Ceará, novamente titular neste domingo. Ele garantiu que o grupo está consciente da necessidade de superação. Temos homens que assumem responsabilidades e há comprometimento de todos. Temos que olhar para frente, em busca dos pontos para sairmos dessa situação”, receitou.

Luxemburgo sabe que sentirá novamente a pressão da torcida, mas pediu o comparecimento dos celestes ao Mineirão. “Peço para que possam ir ao estádio e ficar junto com o time. Ou o torcedor caminha junto ou aí sim teremos problema. O que falta não é empatia entre técnico e jogadores, e sim o erro individual desaparecer. Torcedor pode ficar chateado e ofender o técnico, mas não os jogadores, que vão fazer o trabalho. O momento é esse e temos que caminhar com calma”, frisou o comandante.

Túlio Santos/EM/DAPress
Atacante vetado

O Cruzeiro perdeu Leandro Damião, vetado por causa de um problema no ombro esquerdo. O jogador vinha sentindo incômodo desde a primeira partida contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, e ficou fora do confronto deste domingo por causa de desgaste no local. Sem o atacante, se quiser manter o esquema ofensivo, o treinador poderá escalar Marquinhos ou De Arrascaeta ao lado de Alisson e Vinícius Araújo. Na zaga, Paulo André, muito criticado na eliminação da Copa do Brasil, pode ceder lugar a Manoel.

Santos

O técnico Dorival Júnior terá desfalques no Peixe. Ele perdeu Geuvânio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, além de Gabriel, com edema no músculo da coxa direita. Marquinhos Gabriel está escalado entre os titulares, mas a outra vaga está em aberto entre Leandro e Neto Berola.

"O ideal seria perder no máximo uma peça. Confio nos jogadores que estão entrando nas duas posições. Vai entrar o Marquinhos Gabriel e entra Leandro ou Neto Berola na outra função. São jogadores que têm mais ou menos as mesmas características", explicou o comandante, que pretende manter o esquema tático variando entre o 4-3-3 e ou 4-5-1.

CRUZEIRO X SANTOS

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 18h30
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Ivan Carlos Bohn (PR)

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Manoel (Paulo André) e Mena; Charles (Willians), Henrique e Fabrício; Alisson, Marquinhos (De Arrascaeta) e Vinícius Araújo
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Santos

Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Ricardo Oliveira e Leandro (Neto Berola)
Técnico: Dorival Júnior

Tags: luxemburgo mineirão brasileiro santossp cruzeiro time celeste