Cruzeiro

CRUZEIRO

Convivência com Mattos, prestígio no clube e paixão pelo Cruzeiro: conheça Bruno Vicintin

Ex-superintendente da base assumiu vice-presidência de futebol do Cruzeiro

postado em 02/09/2015 09:01 / atualizado em 02/09/2015 14:37

Eugenio Gurgel / Especial para o EM - UAI/HIT 03/04/2007
Quando escreveu "Jogos Imortais", em 2007, contando a história de 86 grandes jogos do Cruzeiro, Bruno Vicintin nem sequer imaginava que chegaria tão rápido à vice-presidência de futebol do clube. Convidado por Gilvan de Pinho Tavares na tarde dessa segunda-feira, o então superintendente das categorias de base aceitou o desafio e, apresentado na Toca da Raposa II, disse que vem "da arquibancada" para realizar um sonho.

“Sempre que passava na porta da Toca I, era um sonho entrar lá. Ontem, quando saía do estádio, ouvi um comentário com meu nome. Meu filho falou que pediam para eu ajudar o Cruzeiro. Sei o desafio. Sei que coloco meu nome na janela. Não sou homem de fugir de desafios. O Cruzeiro foi construído por homens como Gilvan”, disse o vice de futebol.

O Superesportes ouviu personagens que acompanharam a trajetória de Vicintin no Cruzeiro e que traçaram um perfil do novo gestor celeste. A entrada no Conselho Deliberativo, a nomeação para ser superintendente da base, a convivência com o departamento de futebol profissional e a articulação com o mercado do futebol.

Convivência com Alexandre Mattos, seu 'padrinho' no futebol
Reprodução

Quando deu seus primeiros passos gerindo as categorias de base do Cruzeiro, em 2013, convidado por Gilvan, Vicintin teve em Alexandre Mattos seu maior espelho. Enquanto deliberava com o então executivo celeste sobre assuntos do clube - renovações na base, promoção de atletas e negociação de promessas -, Vicintin aproveitava para se aprimorar. Jogadores como Mayke, Alisson, Vinicius Araújo e Wallace foram alguns dos atletas que subiram para o profissional sob os cuidados de Vicintin e Mattos. O ex-diretor de futebol do Cruzeiro rasgou elogios ao amigo.

"Sobre o Bruno, tenho a honra de dizer que ele é mais do que um amigo meu, é um irmão que tenho. Eu já o conhecia de longa data, é um cruzeirense apaixonado, honesto, um homem de caráter, que tem uma família linda. Tenho certeza que o presidente Gilvan fez uma escolha certa. Ele, sem dúvida, vai fazer um grande trabalho, como já vinha fazendo na base. A base do Cruzeiro é um retrato do que o Bruno planeja. Eu já disse que o Cruzeiro é um clube especial, que precisa de pessoas especiais. O Bruno é uma delas. Ele e o Gilvan vão fazer o possível para buscar grandes vitórias e grandes títulos. Mas, o torcedor precisa ter paciência, a diretoria não tem uma varinha de condão que bate e acabam os problemas”, disse o Mattos, que ainda completou.

“O Cruzeiro vive um momento de dificuldade em que o Bruno vai contribuir muito, ao lado do Gilvan. Tenho certeza que a força dele, a dinâmica, a juventude, e principalmente o amor e a paixão vão colocar o Cruzeiro no caminho certo. Falar sobre ele é chover no molhado. É um homem muito honrado e honesto, dinâmico, intenso, agressivo na maneira que tem que ser, com respeito a todos, e um grande apaixonado. Não tenha dúvida que um dos grandes orgulhos que tenho na vida é tê-lo como amigo e irmão”.

Força política

Reprodução
Bruno iniciou em janeiro seu quarto mandato como conselheiro do Cruzeiro. Bem cotado na "velha guarda" e entre as novas lideranças do clube, principalmente os criados nas arquibancadas, Vicintin tem padrinho forte: o atual vice-presidente eleito José Francisco Lemos, pessoa mais próxima a Gilvan de Pinho Tavares.

Bruno ainda é vice-presidente da Confraria San Sebastian, grupo de conselheiros que se reúnem semanalmente para confraternizar e discutir os rumos políticos do clube no Barro Preto. Conselheiro nato do clube, Sérgio Rodrigues reforça o prestígio de Bruno dentro do Conselho.

“É um cara apaixonado pelo Cruzeiro, dedicado, competente. Empresário que aplica técnicas empresariais dentro do clube de futebol, entende de gestão. Além de tudo, é bem intencionado, muito dedicado. Prioriza o Cruzeiro para realizar as coisas e o resultado prático está em como a base mudou. Foram ótimas contratações, muitos títulos alcançados”, disse o conselheiro, cotado para a sucessão de Gilvan de Pinho Tavares em 2017.

Relacionamento com agentes e atletas

Reprodução
No mercado, Bruno também fez muitos amigos. A reportagem ouviu agentes com os quais o vice-presidente mais se reuniu quando era superintende da base. Luiz Rocha, empresário de Lucas Silva, é grande parceiro do Cruzeiro em negociações e recentemente trouxe o padrasto de James Rodriguez para uma sociedade com o clube.

“O Bruno é um grande empresário, de muito sucesso, e profissional altamente capacitado. Muito diferente do perfil que existe no futebol, tem muito a somar. Ele esteve em Madri nos visitando, tem uma visão disso para o Cruzeiro no futuro. Torço para que dê certo, para que o Bruno chegue à presidência do clube. O Gilvan é o presidente mais vitorioso da história do Cruzeiro e o Bruno é um dos poucos com capacidade para substituí-lo. Ele tem perfil de profissionalização, de querer trabalhar com gente séria”, garantiu o agente.

O volante Lucas Silva, emprestado pelo Real Madrid ao Olympique de Marselha, também acabou virando amigo de Vicintin. "Sou fã do Bruno e acho que o Cruzeiro precisa de profissionais como ele. Depois que comecei a conviver com muitos profissionais competentes fora do Brasil, vejo no Bruno a capacidade dos melhores profissionais do mundo. O clube só tem a ganhar", disse o jogador, que brincou que voltará ao Cruzeiro quando Bruno for presidente do clube.

CEO da Traffic, Frederico Pena também teve papel importante na "socialização de Bruno". Desde que seu nome apareceu como possibilidade para assumir um cargo na Toca II, o agente prometeu ajudá-lo na trajetória como homem do futebol celeste. “O Bruno é um grande amigo de infância, uma pessoa sensacional, cruzeirense roxo”, ressaltou o agente.