Cruzeiro

CRUZEIRO

Manos à obra

Novo comandante estrelado inicia hoje trabalho na Toca, de olho no jogo com o Figueirense. Desafio é manter retrospecto de estreias vitoriosas dos antecessores

postado em 04/09/2015 11:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Na Toca da Raposa II desde a tarde de ontem, o técnico Mano Menezes começa hoje a preparar o Cruzeiro para pegar o Figueirense, domingo, às 11h, no Mineirão, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Logo no primeiro jogo, ele terá a chance de manter marca de mais de uma década: os últimos treinadores que começaram o trabalho jogando diante da torcida estrearam com vitória – a exceção é Celso Roth, que viu o time empatar em seu primeiro jogo, mas tem como justificativa o fato de a Raposa ter atuado em Uberlândia em função de punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Com os jogadores animados depois dos 2 a 1 sobre a Ponte Preta, na noite de quarta-feira, em Campinas, ele poderá repetir o que fizeram tanto antecessores que tiveram vida curta, como Vanderlei Luxemburgo na última passagem, ou que fizeram história no clube, caso do bicampeão brasileiro Marcelo Oliveira. O que nenhum cruzeirense quer é que ele repita o que fez Ney Franco, último comandante da Raposa a estrear com derrota como mandante, no 1 a 0 para o Corinthians, em 21 de novembro de 2004, pelo Brasileiro, no Gigante da Pampulha.

No que depender dos novos comandados, Mano pode ficar confiante que o início será positivo. “Esperamos muito ajudá-lo a estrear com vitória. Tomara que o Mineirão esteja cheio e a gente atinja nossos objetivos”, disse o atacante Allano, ao desembarcar na tarde de ontem, no aeroporto de Confins, onde usuários do terminal aproveitaram para tirar fotos.

Como os demais atletas, ele se mostrou bastante feliz com o triunfo sobre a Macaca, que só foi alcançada nos acréscimos. Porém, sabe que a situação está longe de ser a desejada por todos no clube. “Temos de manter a tranquilidade, pois queremos crescer muito ainda.”

O contato entre o novo treinador e os jogadores por enquanto foi breve, resumindo-se ao hotel em que a delegação ficou hospedada em Campinas e algumas palavras no vestiário do Estádio Moisés Lucarelli. Se a primeira impressão é a que fica, ele ganhou a simpatia dos comandados. “Nossos primeiros encontros foram muito bons. Ele destacou a importância do resultado fora de casa e que confia muita no nosso grupo. Temos de continuar lutando para recolocar o Cruzeiro no lugar que ele merece e a torcida está acostumada”, afrimou o atacante Vinícius Araújo, autor do gol da vitória na quarta-feira.

Quem também está otimista é o volante Willians, que abriu o caminho da vitória em Campinas com belo gol. “Estamos com um novo gás. O Mano tem um grande histórico, as referências são as melhores possíveis. O grupo já o recebeu da melhor forma. Vamos lutar juntos por grandes conquistas no Cruzeiro”, declarou.

AGENDA CHEIA Além de comandar treino na manhã de hoje, Mano Menezes será apresentado como técnico celeste. Desde que aceitou o convite para comandar a Raposa, ele já vem analisando o grupo pensando não só no compromisso de domingo, mas também na sequência do trabalho – o contrato vai até dezembro de 2017, mostrando que as duas partes estão interessadas em planejamento a médio prazo.

Com o pé direito

Estreias em casa dos técnicos celestes

Treinador Placar Adversário Competição Data Estádio
Vanderlei Luxemburgo 1 x 0 Flamengo Brasileiro 3/6/2016 Mineirão
Marcelo Oliveira 2 x 1 Atlético Mineiro 3/2/2013 Mineirão
Celso Roth 0 x 0 Atlético-GO Brasileiro 20/5/2012 Parque do Sabiá
Joel Santana 2 x 1 Coritiba Brasileiro 25/6/2011 Arena do Jacaré
Adílson Batista 4 x 0 Uberaba Mineiro 27/1/2008 Mineirão
Paulo César Gusmão 2 x 1 Atlético Brasileiro 10/7/2005 Mineirão
Levir Culpi 2 x 0 Democrata-SL Mineiro 29/1/2005 Mineirão