Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro evita pressa para contratar técnico e adianta que quer trabalho de longo prazo

Diretor de futebol Thiago Scuro comentou perfil do treinador desejado pelo clube

postado em 28/04/2016 19:27 / atualizado em 28/04/2016 21:00

Juarez Rodrigues/EM D.A Press

A convicção da diretoria do Cruzeiro no trabalho do técnico Deivid durou apenas quatro meses. Apesar do aproveitamento de 70% da equipe na temporada’2016, as eliminações na fase de grupos da Primeira Liga e nas semifinais do Campeonato Mineiro decretaram a saída do treinador no último domingo. Desde então, o departamento de futebol do clube busca uma nova solução. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o diretor de futebol Thiago Scuro comentou o perfil do profissional almejado e deu a entender que não há mais espaço para experiências malsucedidas caso o clube queria conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Assim, a cúpula celeste evita pressa na busca pelo substituto de Deivid.

“O primeiro ponto é que a gente está tendo cuidado e cautela. O Cruzeiro teve quatro treinadores no último ano, algo que chama muita atenção. Estamos com muito cuidado, analisando bem isso, quem são os possíveis treinadores. Precisamos ter treinador e comissão que o clube, a torcida e os dirigentes abracem e que a gente dê a ele condições de conduzir o clube nos próximos anos. Evidentemente, é um modelo a ter sucesso. Trocas muito repetitivas trazem muito desgaste”, disse.

Segundo Scuro, o objetivo do Cruzeiro é acertar com o novo técnico um contrato até o fim de 2017, quando será encerrada a gestão do presidente Gilvan de Pinho Tavares. “O desejo é que seja um treinador que venha com um contrato até o fim de 2017. É fazer um trabalho para um grande Campeonato Brasileiro este ano, para brigar em cima, que em 2017 seja ano de Libertadores e de muitas expectativas. Que a gente dê a esse profissional o suporte para que o Cruzeiro seja competitivo”. Treinador da Raposa no segundo semestre de 2015, Mano Menezes havia assinado por dois anos e meio. Contudo, o ex-comandante recebeu proposta milionária do Shandong Luneng, da China, e deixou a Toca da Raposa II no fim do ano passado.

Perguntado a respeito de nomes, o diretor cruzeirense se limitou a apenas descrever as características. “Um clube do tamanho do Cruzeiro, que tem cadeira de treinador vaga, é natural essa ansiedade, essa movimentação da imprensa. O que tem de verdade é que o Cruzeiro analisa os treinadores que vivem bom momento, com pensamento próximo do clube”. Thiago Scuro desconversou sobre a ida ao Rio de Janeiro para conversar com Jorignho, técnico do Vasco. “Tinha mais a ver com a ida à CBF. A CBF vive semana de cursos. A gente tem tido cuidado e respeito. Entendemos a ansiedade, mas pedimos cuidado para o tipo de informação que o torcedor vem consumindo e respeito de todas as partes da imprensa para que o processo seja conduzido de uma forma bacana”.

Técnico estrangeiro

Além de Jorginho, outros treinadores foram ligados ao Cruzeiro, caso do colombiano Reinaldo Rueda, do Atlético Nacional. Sobre a possibilidade de contratar um estrangeiro, Thiago Scuro disse que o critério precisa ser mais rigoroso.

“Não estamos em busca só de representatividade, a gente sabe que ter nome de peso e liderança forte é importante para o Cruzeiro. No caso de técnico estrangeiro, o critério tem de ser mais rigoroso, pois estamos no meio da temporada. Mas, evidentemente, num momento como esse todas as possibilidades são analisadas. Claro, tendo consciência de que estrangeiro exige cuidado maior pela cultura diferente, campeonato diferente, dinâmica diferente. Então a gente está tendo bastante atenção a todos os detalhes”.

Interino comandará time contra o Campinense

Em meio à indefinição sobre o novo técnico, Scuro confirmou que o interino Geraldo Delamore, assistente fixo da comissão, será o responsável por conduzir o time na partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil. No dia 5 de maio (quinta-feira), às 21h30, no Mineirão, o Cruzeiro decidirá contra o Campinense sua continuidade na competição.

“O Delamore comanda a equipe na Copa do Brasil. Ele está preparando a equipe para esta partida. Não estamos colocando prazo para nós. Mesmo que essa definição venha em um ou dois dias antes do jogo, a tendência é que o Delamore faça esse jogo. É um confronto importante, em que o Cruzeiro precisa avançar. Historicamente somos favoritos na Copa do Brasil, é assim que tem que ser. Não tem prazo, mas o quanto antes é importante para iniciar Brasileiro de forma positiva”.

Tags: cruzeiro trabalho técnico diretor seriea interiormg futnacional mercadobola Thiago Scuro