Cruzeiro

CRUZEIRO

Brasileiro ou estrangeiro? Empregado ou sem clube? Veja opções de técnico para o Cruzeiro

Clube segue à procura de um treinador para o resto da temporada; Superesportes lista profissionais que viveram bom momento recentemente ou têm ligação com a Raposa

postado em 03/05/2016 08:00 / atualizado em 03/05/2016 08:48

Com as recusas de Abel Braga, Jorginho e Marcelo Oliveira, o Cruzeiro segue em busca de um substituto para o técnico Deivid. Após uma semana de estudo e de negociações, o clube coloca novos nomes na lista de pretendidos. Segundo Bruno Vicintin, vice-presidente de futebol do Cruzeiro, o novo comandante pode vir tanto do Brasil, quanto de fora.

A diretoria do clube age silenciosamente para fechar com o treinador o mais rápido possível, para dar mais tempo para a preparação para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Mas, no cenário atual, quais opções o Cruzeiro tem? A partir do perfil definido pelo clube - vencedor e com bons resultados recentes -, o Superesportes listou nomes de alguns treinadores brasileiros e estrangeiros que vivem - ou viveram recentemente - bom momento em seus respectivos clubes e a situação deles no mercado. Há ainda nomes com forte identificação com o clube.


SERGIO MORAES
Adílson Batista, 48 anos
Sem clube

O ex-zagueiro Adílson Batista começou a carreira de treinador em 2001, logo após anunciar aposentadoria como jogador. Passou por grandes clubes do futebol brasileiro, como Grêmio, Sport, Corinthians, Santos, São Paulo, Atlético-PR, Vasco e o próprio Cruzeiro, time com o qual tem grande identificação desde os tempos de atleta. Pela Raposa, ganhou o Campeonato Mineiro duas vezes e dirigiu a equipe no vice-campeonato da Copa Libertadores de 2009. Seu último trabalho foi no Joinville, em 2015. Permaneceu pouco tempo em Santa Catarina e foi demitido após 50 dias, devido aos maus resultados. Apesar de à margem no mercado, é bem visto por grande parte da torcida.


Divulgação
Arce (PAR), 45 anos
Guaraní-PAR

Logo depois de se aposentar, o ex-lateral-direito de Grêmio, Palmeiras e Seleção Paraguaia assumiu o Rubio Ñu. Conquistou dois acessos seguidos e levou a equipe à primeira divisão nacional. O bom trabalho chamou atenção, e Arce se tornou técnico da seleção do Paraguai em 2011. Os maus resultados nas Eliminatórias para a Copa de 2014, no entanto, derrubaram o treinador, que assumiu o tradicional Cerro Porteño. Foi campeão do Torneio Clausura, em 2013. No ano seguinte, bateu recorde de invencibilidade no Campeonato Paraguaio e foi eliminado pelo Cruzeiro nas oitavas de final da Libertadores. Em seguida, assumiu o rival Olímpia, conquistou o Clausura de 2015 e se tornou o primeiro treinador a ganhar títulos com os dois maiores times do Paraguai. Atualmente, dirige o Guaraní, que ocupa a quarta posição do campeonato nacional.


Divulgação
Eduardo Dominguez (ARG), 37 anos
Huracán (ARG)

Ídolo do Huracán, o ex-defensor encerrou a carreira abruptamente em 2015 para se tornar treinador da equipe argentina. Em sua curta trajetória como técnico, foi mal no Campeonato Argentino de 2015, mas conquistou vaga na Libertadores desta temporada após boa campanha que resultou no vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Nesta temporada, o Huracán é o quarto de seu grupo no campeonato nacional e disputa com o Atlético Nacional, nesta terça-feira, a classificação para as quartas de final da Libertadores.


ALEJANDRO PAGNI
Facundo Sava (ARG), 42 anos
Racing (ARG)

O ex-atacante de Racing, Gimnasia, Fulham (ING) e Celta de Vigo (ESP) começou a carreira de treinador no San Martín, em 2012. Passou por Unión de Santa Fe (Chile) e Quilmes antes de assumir o Racing, clube que dirige atualmente. Em cinco meses desde que Sava chegou, a Academia vive uma temporada irregular: é quinta colocada de seu grupo no Campeonato Argentino e briga por uma vaga nas quartas de final da Libertadores com o Atlético. Tem o melhor ataque da competição nacional, mas amarga a terceira pior defesa.


Gladyston Rodrigues/EM
Falcão, 62 anos
Sem clube

Craque do Internacional, da Roma, do São Paulo e da Seleção Brasileira, Falcão iniciou sua carreira de treinador justamente na Seleção, em 1991. Passou por América (México), Inter e Seleção Japonesa antes de ficar 17 anos sem trabalhar. Voltou à função em 2011, quando conquistou o Gauchão. Irregular, deixou o comando colorado e, no ano seguinte, assumiu o Bahia. Foi novamente campeão estadual, mas ficou sem clube em seguida. Em 2015, assumiu o Sport para dar sequência ao bom trabalho de Eduardo Baptista. Encerrou a temporada na sexta posição do Brasileirão. Em 2016, após maus resultados, foi demitido do clube pernambucano.


Divulgação
Fernando Diniz, 42 anos
Audax-SP

Diniz começou sua carreira de treinador em 2009, passou por clubes pequenos e médios, e está em evidência por conta da campanha do Audax-SP no Campeonato Paulista. Finalista do Estadual, a equipe dirigida por Diniz aposta num jogo de posse de bola, ataque em bloco e compactação. Eliminou São Paulo e Corinthians no Paulistão e despertou a atenção de outros clubes da Série A. Formado em psicologia, está no Audax desde 2013 e disputa com o Santos o título estadual. Como jogador, atuou no Cruzeiro em 2004, sem sucesso.

 

JUAN MABROMATA
Fernando Jubero (ESP), 42 anos
Olimpia (PAR)

Ex-espião do Barcelona B, o espanhol Fernando Jubero fez o Guaraní - primeiro clube que dirigiu em sua carreira - subir de patamar no Paraguai. Entre 2013 e 2015 foi vice-campeão nacional duas vezes, chegou à semifinal da Libertadores após eliminar o Corinthians nas oitavas e, principalmente, implantou um estilo de jogo marcadamente ofensivo e que valoriza a posse de bola - muitas vezes comparado ao tiki-taka do Barcelona. O bom trabalho fez com que despertasse o interesse do Olímpia, clube que dirige atualmente. É líder do Campeonato Paraguaio, mas caiu na fase de grupos desta edição da Libertadores.


GUILLERMO LEGARIA
Gerardo Pelusso (URU), 62 anos
Sem clube

Ex-jogador de futebol, Pelusso tem longo período de estrada e já dirigiu diversos times sul-americanos ao longo dos 22 anos de carreira como treinador. Tem passagem pela Seleção Paraguaia e conquistou duas vezes o Campeonato Uruguaio (com Danúbio e Nacional), uma vez o Peruano (com o Alianza Lima) e uma vez o Paraguaio (com o Olímpia). Em 2015, fez história e tornou o Independiente Santa Fe o primeiro time colombiano a conquistar a Copa Sul-Americana. Atualmente, está desempregado.

 

JUAN MABROMATA
Gustavo Morínigo (PAR), 39 anos
Cerro Porteño (PAR)

Um dos principais treinadores paraguaios dos últimos anos, Morínigo iniciou sua trajetória como treinador em 2012, no Nacional. Foi vice-campeão do Clausura na temporada de estreia e conquistou o Apertura do ano seguinte com uma campanha arrasadora: 15 vitórias, um empate e seis derrotas. Foi eleito técnico do ano e fez história ao levar o Nacional paraguaio à final da Copa Libertadores de 2014. Dirigiu a seleção sub-20 do Paraguai em 2015 e assumiu o Cerro Porteño em 2016. É o décimo colocado do campeonato nacional e briga com o Boca Jrs. por uma vaga nas quartas da Libertadores.


BERTRAND LANGLOIS
Marcelo Bielsa (ARG), 60 anos
Sem clube

'El loco Bielsa' ganhou o apelido por sua personalidade e agitação. Seu último grande trabalho foi na Seleção Chilena, ao implantar uma filosofia de futebol ofensivo que persiste até hoje. O ex-zagueiro argentino tem passagens pela seleção de seu país, além de trabalhos no futebol da Argentina, do México, do Chile, da Espanha e da França. Atualmente sem emprego, é um dos grandes desejos dos clubes sul-americanos que pretendem implantar estilos de jogo ofensivos. Seu último clube foi o Olympique de Marseille (França), de qual se demitiu em 2015.

 

ALEJANDRO PAGNI
Marcelo Gallardo (ARG), 40 anos
River Plate (ARG)

Apesar de jovem, Marcelo Gallardo tem um currículo de dar inveja. Campeão uruguaio com o Nacional em 2012 - um ano depois de iniciar a carreira de treinador -, o ex-meio-campista conquistou a América com o River Plate. Foi campeão da Sul-Americana em 2014, da Recopa e da Libertadores em 2015, recolocando a equipe no patamar mais alto do futebol continental após um período sombrio de rebaixamento. Dificilmente cairá no River Plate - que luta pelas quartas de final da Libertadores desta temporada -, mas é um dos principais técnicos sul-americanos da atualidade e se encaixa no perfil definido pelo Cruzeiro: vencedor e com bons resultados recentes.


LUIS ROBAYO
Reinaldo Rueda (COL), 59 anos
Atlético Nacional de Medellín (COL) 

O experiente Reinaldo Rueda é referência entre os técnicos da América Latina. Levou as seleções de Honduras e Equador a Copas do Mundo e, em 2015, assumiu o Atlético Nacional, para tentar devolver o futebol vistoso à equipe colombiana. Com ele, o clube se transformou na sensação da Libertadores deste ano: são oito jogos, seis vitórias, dois empates, 12 gols marcados e nenhum sofrido. Alvo do Cruzeiro, ele deu entrevista exclusiva ao Superesportes para falar sobre o possível interesse do clube celeste.


PABLO PORCIUNCULA
Ricardo Gareca (ARG), 58 anos
Seleção do Peru

O experientíssimo Ricardo Gareca rodou por clubes de Argentina, Colômbia, Peru e do Brasil. Atualmente, o ex-jogador dirige a Seleção Peruana e segue apostando no futebol ofensivo. Em sua curta passagem pelo Palmeiras, não agradou e foi demitido quando o clube lutava contra o rebaixamento. Foi campeão argentino, peruano e da antiga Copa Conmebol, a atual Sul-Americana. Dificilmente deixará a Seleção Peruana, mas é um nome que vem tendo trabalhos consistentes nos últimos anos.

 

ALEJANDRO PAGNI
Rodolfo Arruabarrena (ARG), 40 anos
Ex-Boca e sem clube

O ex-lateral de Boca Jrs, Villarreal e Universidad Católica Arruabarrena iniciou sua carreira como treinador em 2011, no Tigre, da Argentina. Passou pelo Nacional do Uruguai, em 2013, e foi convidado a assumir o comando do Boca em 2014. E foi justamente em Buenos Aires que Arruabarrena se firmou como treinador. Foi campeão da Copa da Argentina e do Campeonato Argentino em dois anos de trabalho. Demitido no início deste ano após derrota para o Racing, ele segue sem emprego e é um dos principais nomes estrangeiros no mercado.


JUAN MABROMATA
Roger Machado, 41 anos
Grêmio

Uma das sensações entre os treinadores brasileiros, o ex-lateral-esquerdo dirigiu o Juventude em 2014 e fez ótima campanha no Gauchão com o Novo Hamburgo, em 2015. Despertou o interesse do Grêmio. No Tricolor gaúcho, fez o time render mais do que o esperado e terminou o Brasileirão em terceiro. Estudioso, aposta no futebol com transições rápidas e passes curtos, em infiltração. Tem prestígio com a diretoria gremista e, apesar da fase complicada - eliminação precoce no Gaúcho e derrota em casa na ida das oitavas de final da Libertadores -, tem respaldo para continuar no Gremio para o restante da temporada.

JUAN MABROMATA
Maurício Pellegrino (ARG), 44 anos
Independiente (ARG)

Pellegrino é ex-jogador de Vélez, Barcelona, Valencia e Liverpool e, atualmente, comanda o Independiente, um dos cinco principais times argentinos. Foi assistente do Liverpool e da Inter de Milão e já dirigiu o Estudiantes. Como treinador principal, teve rápida passagem pelo Valencia em 2012, mas foi demitido após maus resultados. No Independiente desde 2015, Pellegrino comanda uma campanha irregular no Campeonato Argentino. A equipe ocupa a quarta posição de seu grupo, com 20 pontos - sete a menos que o líder Godoy Cruz.



Tags: cruzeiro cruzeiroec interiormg futnacional futinternacional mercadobola