Cruzeiro

CRUZEIRO

Sem confirmar time, Paulo Bento espera Cruzeiro organizado e pressionando saída de bola do rival

Técnico dá a entender que estratégia será adiantar marcação no campo do Palmeiras

postado em 24/06/2016 13:27 / atualizado em 24/06/2016 13:41

Euler Junior/EM/D.A Press
“Equipe que ganha, pode-se mexer. Equipe que perde, nem sempre devemos mexer”. Paulo Bento usou essa frase para afirmar que a escalação do Cruzeiro no jogo deste sábado, às 19h, contra o Palmeiras, no Mineirão, não está confirmada. Isso porque o time teve sequência de dois confrontos fora de casa, contra Grêmio e Ponte Preta. Em Porto Alegre, no último sábado, o time não se apresentou bem e perdeu por 2 a 0. Já em Campinas, nessa quarta-feira, a atuação foi diferente: goleada por 4 a 0 sobre a Macaca. Em função do desgaste proporcionado por jogos e viagens, Bento evitou cravar a equipe titular.

“Disse que teríamos semana complicada com relação a gestão de jogadores. Jogamos domingo em Porto Alegre, quarta em Campinas e agora sábado em Belo Horizonte. Futebol há fatores técnicos, táticos e físicos. Por isso não sei se farei ou não de repetir a equipe. Jogar num espaço de 72 horas tem, por muitas vezes, como ponto principal o fator mental. Muitas vezes o fator mental supera o físico. Tudo isso será avaliado”, afirmou o treinador, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, na Toca da Raposa II.

Independentemente de quem atuar, Bento espera que o Cruzeiro apresente diante do líder Palmeiras o mesmo rendimento do jogo contra a Ponte Preta. “Dar continuidade ao bom jogo que efetuamos na última quarta-feira. Sabemos que será um jogo com características diferentes. Vamos jogar com o primeiro colocado do campeonato, time com muita qualidade técnica, jogadores de muita capacidade. O Palmeiras está em primeiro por mérito próprio. Mas queremos competir da melhor maneira possível”, observou. “O Palmeiras gosta de propor o jogo, dominar o jogo. Isso vai nos levar a um trabalho difícil. Vai nos obrigar a uma organização e em alguns momentos aceitar o domínio do adversário. Defensivamente teremos que estar em bom nível”, acrescentou.

Se repetir a escalação do jogo contra a Ponte, o Cruzeiro terá em campo Fábio; Mayke, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Bruno Ramires e De Arrascaeta; Alisson e Riascos. Nesta sexta-feira, Bruno Ramires foi poupado do treino por causa de desgaste muscular.

O pedido de Bento aos titulares é que o time pressione a saída de bola do Palmeiras, que na vitória por 2 a 0 sobre o América, na última terça-feira, teve quase 67% de posse, segundo o Footstats. “Quero uma equipe que queira jogar, dominar, construir o seu jogo desde as suas linhas mais recuadas para chegar à frente de uma forma mais organizada. Ao mesmo tempo espero também uma equipe que pressione mais alto, em alguns momentos com sua linha defensiva mais alta que encurte o espaço. Vamos ver. Vamos transmitir aos jogadores e tentar descobrir ao longo do jogo, pois não é possível prever tudo da partida”.

Na 16ª colocação do Brasileiro, com 11 pontos, o Cruzeiro tentará a primeira vitória como mandante na competição. Até aqui, o time jogou quatro vezes em casa: empatou com Figueirense (2 a 2) e América, e perdeu para São Paulo e Flamengo (ambos por 1 a 0).