Cruzeiro

CRUZEIRO

Libertadores'76 afirmou Cruzeiro fora do Brasil, mas ex-atletas admitem: 'Não tínhamos noção'

Título sobre o River Plate foi o primeiro conquistado fora do Brasil pelo clube

postado em 30/07/2016 08:03 / atualizado em 29/07/2016 21:32

(Foto: Arquivo EM)



A memorável vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o River Plate no terceiro e decisivo jogo da final da Copa Libertadores de 1976 devolveu o troféu da competição ao Brasil após treze anos e colocou de vez o clube celeste como protagonista em torneios sul-americanos. A taça, conquistada no dia 30 de julho, foi a primeira recebida pela Raposa fora das fronteiras nacionais.

Exatamente 40 anos depois da decisão, os próprios jogadores do Cruzeiro admitem que, à época, não sabiam da relevância da conquista para a história do clube.

"A noção do título? Não tínhamos nenhuma naquele momento. A noção que nós tínhamos, quando terminou o jogo, era a de que conquistamos um título importante, e era felicidade total. Mas, naquele momento, não tínhamos como ter noção exata do que seria isso para a nossa vida, que repercutiria para o resto das nossas vidas, mesmo quando nós parássemos de jogar futebol. É o que está acontecendo até hoje, esse título é lembrado, a jogada do Joãozinho é lembrada e isso, para quem participou como eu, é muito bom", celebra Nelinho ao lembrar o gol que garantiu o título para o Cruzeiro, comemorado no Estádio Nacional, no Chile.

Para Raul, goleiro titular nas treze partidas da campanha, a conquista da Libertadores confirmou a era vitoriosa do clube que se iniciou nos anos 1960, com o título da Taça Brasil.

"Outro dia me perguntaram qual foi o momento em que o Cruzeiro despontou para o mundo. Eu falei: ‘não teve um momento específico’. Em 1966, vencemos o Santos duas vezes e colocamos Minas Gerais no topo. Aí, depois de algumas tentativas, conseguimos vencer a Libertadores de 1976. Foi uma conquista importante até mesmo para o Brasil, que só tinha o Santos de campeão. Foi bacana, contra argentinos, o que valoriza muito mais", lembra o ex-goleiro, que atualmente integra o departamento de marketing do Cruzeiro.

Antes da Raposa, apenas o Santos de Pelé havia conquistado a Copa Libertadores, em 1962 e 1963. Após título de 1976, o Cruzeiro conquistou outras seis taças internacionais: a Libertadores de 1997, a Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1991 e 1992, a Recopa Sul-Americana de 1998, a Copa Ouro de 1995 e a Copa Master da Supercopa, também em 1995.


Tags: cruzeiro libertadores raposa 1976 cruzeiroec interiormg futnacional