Cruzeiro

CRUZEIRO

Assistências, dribles e gols: Arrascaeta sai do banco para colocar Cruzeiro nas semifinais

Camisa 10 foi fundamental na vitória celeste sobre o Corinthians por 4 a 2

postado em 20/10/2016 00:28 / atualizado em 20/10/2016 16:03

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Por decisão do técnico Mano Menezes, Arrascaeta sentou no banco de reservas do Cruzeiro em suas últimas cinco partidas entre os relacionados. Nesta quarta-feira, no Mineirão, o comandante teve de escolher entre o gringo e Alisson para substituir o lesionado Rafinha no quarto minuto do jogo contra o Corinthians. Talvez a opção por Arrascaeta tenha sido uma das mais felizes de Mano à frente do clube. Inspirado, o uruguaio deu assistência para o primeiro gol de Ramón Ábila, sofreu a penalidade máxima convertida pelo centroavante argentino e anotou o quarto gol cruzeirense no triunfo por 4 a 2 que garantiu a classificação às semifinais da Copa do Brasil.

Com a atuação de gala, Arrascaeta chegou ao 11º gol e à 16ª assistência em 44 partidas pelo Cruzeiro na temporada 2016. “Falava com o Gino, meu melhor amigo, que estava confiante e muito bem. Sabia que ia entrar bem. Essa confiança é muito importante para mim”, comemorou o jogador.

Nesta quarta, o camisa 10 infernizou a defesa corintiana com muitos dribles e jogadas de velocidade. Uma das “vítimas” foi o zagueiro Pedro Henrique, que, ao ser ultrapassado pelo gringo, cometeu pênalti aos 11min do segundo tempo. Na etapa inicial, Arrascaeta já havia mostrado esperteza ao roubar bola do volante Camacho. Contudo, acabou se equivocando no toque para Ábila.

O grande lance do meia-atacante ocorreu aos 37min da etapa final. Numa jogada ensaiada, Robinho cobrou falta por cima da barreira e encontrou Arrascaeta livre de marcação. O chute cruzado ganhou o canto direito de Walter e encaminhou a classificação cruzeirense.

Por que, então, Arrascaeta foi reserva? Questionado, Mano Menezes se justificou. “Para o torcedor entender, nós vinhamos jogando com Arrascaeta, o time não vinha jogando mal e até fez bons resultados. Mas depois, em 12 pontos, fizemos um. E precisava fazer algo para reconquistar a competitividade. A coisa não estava boa. E mesmo gostando de uma vitória por 4 a 2, a gente não pode ver o jogo apenas com nossas referências. O treinador tem que encontrar soluções: trouxe Robinho para o meio-campo, coloquei dois homens de lado. O Ábila é homem de área, que joga entre os zagueiros. Na entrada do Arrascaeta, ele entrou pela esquerda, competindo, mas sofrendo para marcar. Sei que se pedir, ele vai fazer isso, mas vou perder o que tenho de melhor dele, que é ir para o ataque. No segundo tempo eu coloquei ele no meio de campo, depois mudei o time, com mais um homem de meio de campo. Aí ele ficou livre. Mas é assim, eu estou aqui para isso, sou pago para isso e preciso encontrar soluções para o Cruzeiro vencer ”, explicou.

Como Rafinha sofreu incômodo muscular na parte posterior da coxa esquerda, é possível que Arrascaeta ganhe outra oportunidade de jogo diante do Vitória, domingo, às 17h, no Barradão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Semifinalista da Copa do Brasil – enfrentará o Grêmio na próxima fase –, o Cruzeiro ainda corre risco de cair para a Série B e por isso precisa vencer o Leão, adversário direto na luta contra o Z4. O time celeste ocupa o 13º lugar, com 38 pontos, três a mais que os baianos, em 17º.


Tags: classificação copadobrasil futnacional interiormg corinthianssp arrascaeta cruzeiro