Cruzeiro

CRUZEIRO

Mano Menezes analisa duelo do Cruzeiro com o Grêmio e minimiza ordem de mandos: 'Subjetivo'

Clube celeste avançou às semifinais da Copa do Brasil depois de bater Corinthians

postado em 20/10/2016 15:57

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Classificado às semifinais da Copa do Brasil depois da vitória por 4 a 2 sobre o Corinthians, o Cruzeiro terá pela frente o Grêmio a partir da próxima quarta-feira. Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que o primeiro jogo será no Mineirão. Em entrevista ao Sportv, Mano Menezes avaliou o encontro decisivo com o rival gaúcho e diminuiu a importância da ordem de mandos, embora tenha admitido diferença nas estratégias.  

“Grêmio é um adversário duríssimo. Vão estar reunidos nesta semifinal os dois maiores ganhadores de Copa do Brasil até agora (cada clube tem quatro troféus). Isso traz junto a crença do torcedor, a força que ele vê nesse tipo de competição. Ele leva tudo para dentro do estádio”, disse. “O fato de jogar o primeiro em casa, o primeiro fora, é subjetivo. É diferente, mas é subjetivo. É diferente porque você tem que tentar abrir uma vantagem na sua casa para tentar, estrategicamente, ter uma postura de manter a vantagem no segundo jogo. O regulamento de Copa do Brasil do gol diferenciado fora de casa cria uma situação muito justa, qualquer gol aqui ou lá muda muito”, analisou.

Em posição incômoda no Campeonato Brasileiro, a três pontos da zona de rebaixamento, o Cruzeiro precisa equilibrar as forças entre duas competições. O Grêmio, por sua vez, tem situação praticamente definida na Série A: na 8ª colocação, não briga por título, mas também não tem mais perigo de ser rebaixado. O técnico cruzeirense alertou que existe uma vantagem, a possibilidade de poupar jogadores em uma das competições, mas destacou que ela não é tão grande assim.

“Não tenha dúvida que é uma vantagem poder poupar alguns jogadores em determinados jogos, como o Grêmio fez diante do Santos (pelo Brasileiro) para enfrentar o Palmeiras (pela Copa do Braisl). O desgaste neste momento é muito grande. Uma temporada muito grande já jogada, quase a maior parte dela e aqui no Brasil nós jogamos muito, nos desgastamos muito. Não tenha dúvida que é uma vantagem. Mas é uma pequena vantagem”, admitiu o comandante celeste.

Antes de pensar no Grêmio, o Cruzeiro vira a chave para o Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 17h, o clube celeste visita o Vitória, no Barradão. Na 13ª colocação do torneio, a Raposa poderá ganhar a posição do São Paulo e garantir mais uma rodada longe da zona de rebaixamento. O primeiro jogo contra o Tricolor será na quarta-feira, no Mineirão. A volta está marcada para 2 de novembro, na Arena do Grêmio.

Tags: cruzeiro gremiors copadobrasil