Cruzeiro

CRUZEIRO

Morre aos 90 anos Abelardo, o "Flecha Azul", ex-jogador do Cruzeiro entre 1946 e 1960

Ex-atacante, Abelardo Dutra Meireles marcou 82 gols com a camisa da Raposa

postado em 08/12/2016 12:21 / atualizado em 08/12/2016 17:58

Arquivo / Cruzeiro
Morreu aos 90 anos o ex-jogador do Cruzeiro Abelardo Dutra Meireles, o "Flecha Azul", na madrugada desta quinta-feira. Ele atuou na Raposa entre 1946 e 1949 e de 1959 a 1960. Posteriormente, defendeu Palmeiras, Santos, América, Sete de Setembro e Renascença. Ao todo, o atacante marcou 82 gols com a camisa celeste, de acordo com o Almanaque do Cruzeiro. Seu sepultamento ocorrerá no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte, às 17h30.

O Cruzeiro publicou uma nota no site oficial lamentando a morte de Abelardo. “O clube, em nome do presidente Gilvan de Pinho Tavares, presta solidariedade e compartilha da mesma dor da família e amigos neste momento difícil”, diz o comunicado.

No livro “Páginas heróicas – onde a imagem do Cruzeiro resplandece” (Dorea Books), o pesquisador Jorge Santana traça um pequeno perfil do “Flecha Azul”.

“Abelardo Dutra Meireles foi o destaque do time do Barro Preto no torneio (Campeoanto Mineiro de 1948). Veloz, oportunista, ótimo cabeceador e exímio chutador, não acreditava em bola perdida. Nem deixava zagueiro adversário dormir bem na véspera do jogo. (...) Abelardo era comparado a Heleno de Freitas pelos gols, pelo capricho no visual e, sobretudo, pela personalidade forte. Rapaz de “boa família”, como se dizia na época, estudava, frequentava o Minas Tênis Clube e não tinha vida boêmia como a maior parte de seus companheiros de time. E gostava de falar o que “lhe dava na telha“. Exigia o respeito de treinadores, dirigentes e jornalistas, algo incomum em seu tempo. Em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, Abelardo jogou entre setembro de 1946 e fevereiro de 1949. Foi reserva de todas as posições do ataque até  Niginho se aposentar. Em 1948, foi o grande nome do Campeonato Mineiro. Em suas três passagens pelo Barro Preto, vestiu a azul-estrelada 157 vezes e marcou 86 gols”, diz trecho do livro.

Os 82 gols marcados por Abelardo lhe colocam como o 20º maior artilheiro da história do Cruzeiro. Ele se sagrou campeão mineiro pela equipe estrelada em 1959 e 1960.

Tags: cruzeiro atacante morte Flecha Azul Abelardo Dutra Meireles