Cruzeiro

CRUZEIRO

Mano não se ilude com invencibilidade e prepara Cruzeiro para grande momento

No próximo mês, time celeste terá partidas decisivas por torneios distintos

postado em 24/03/2017 17:09 / atualizado em 24/03/2017 17:53

Washington Alves/Cruzeiro

Embora tenha caído de rendimento nos últimos jogos, o Cruzeiro mantém a invencibilidade na temporada 2017. Contando as partidas por competições e um amistoso, o time soma 13 vitórias e três empates, com 87,5% de aproveitamento. No Campeonato Mineiro, pelo qual entrará em campo na segunda-feira, às 20h, contra o Uberlândia, no Parque do Sabiá, são seis triunfos e dois empates – a equipe é vice-líder, com 20 pontos, a quatro do primeiro colocado Atlético. Essa série de bons resultados está dentro do planejado pela comissão técnica.

O Cruzeiro, no entanto, lida de maneira cautelosa com a série invicta e procura não se iludir. O grupo sabe que jogos decisivos ainda estão por vir. Por isso, encara as partidas contra adversários de pouca expressão como “preparação para um momento mais importante”, conforme observou o técnico Mano Menezes.

“Vai ao encontro com o que a gente queria no início. Mas os campeonatos estaduais a gente sabe como são. A fase classificatória é uma espécie de preparação para um momento mais importante. A equipe está vivendo essa fase agora. Buscou a classificação, está perto de alcançá-la matematicamente e vai aproveitar as últimas rodadas para se aprimorar ainda mais e estar preparada para o grande momento, que é a semifinal e a final. Depois disso é que vocês vão dizer se a gente está bem ou não”, disse o treinador, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Depois do jogo contra o Uberlândia, a Raposa voltará a atuar no sábado (1/4), às 16h, contra o Atlético, no Mineirão. E na terça-feira seguinte (4/4) haverá o duelo de ida com o Nacional do Paraguai pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Para o próximo mês ainda estão marcados os confrontos diante do São Paulo, pela quarta fase da Copa do Brasil, e as semifinais do Campeonato Mineiro (leia no fim da matéria).

Com a sequência de partidas, Mano Menezes está ciente de que pode perder algum atleta por lesão, como aconteceu nos casos de Henrique e Robinho, que sofreram contusões musculares e vão ficar fora por mais de um mês. Em compensação, o técnico mostra confiança na força do grupo para suprir eventuais ausências.

“Preocupa na proporção que deve preocupar, pois não gostamos de perder ninguém a essa hora. Mas acreditamos bem na recuperação deles. Daqui a pouco eles estão aí de volta. Também serve para outros jogadores mostrarem suas capacidades. Você sabe que a equipe rodou bastante, dentro da proporção que deveria fazer, o que era importante para a gente começar a temporada bem. Agora é saber administrar as dificuldades. O calendário brasileiro é repleto de jogos, mas ele está definido desde sempre. Nós é que temos de saber como lidar com esse calendário. Não adianta reclamar se jogamos mais ou menos. Faz parte da nossa vida. Temos que ter uma vida regrada fora de campo para suportar e entender isso. É saber equilibrar, saber dosar e entender como é uma temporada longa. Acho que reunimos todas as capacidades para transpor tudo isso, assim como todas as equipes”.

Possível calendário do Cruzeiro em abril

Cruzeiro x Atlético – 1º de abril (Campeonato Mineiro)
Cruzeiro x Nacional – 4 de abril (Sul-Americana)
Cruzeiro x Democrata-GV - 9 de abril (Campeonato Mineiro)
São Paulo x Cruzeiro – 13 de abril (Copa do Brasil)
1ª partida da semifinal do Estadual – 15 ou 16 de abril (Cruzeiro está perto de confirmar vaga)
Cruzeiro x São Paulo – 19 de abril (Copa do Brasil)
2ª partida da semifinal do Estadual – 22 ou 23 de abril (Cruzeiro está perto de confirmar vaga)
1ª partida da final do Estadual - 30 de abril (caso se classifique)

Tags: Cruzeiro Mano Menezes invencibilidade série sequência copadobrasil seriea interiormg futnacional