Cruzeiro

CRUZEIRO

Sem jogar há mais de dois anos, atacante Judivan volta a treinar com bola no Cruzeiro

Raposa teve boa notícia em atividade da tarde desta quarta, na Toca II

postado em 13/09/2017 16:55 / atualizado em 14/09/2017 16:20

Gladyston Rodrigues/EM D.A Press
O treino do Cruzeiro da tarde desta quarta-feira não deu nenhum indício do time que atuará contra o Bahia no domingo, às 19h, no Mineirão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O grupo foi dividido em três times de oito jogadores na linha, que trabalharam em campo reduzido. Até aí, nada que chamasse a atenção. Porém, a presença de um jogador que está fora dos gramados há mais de dois anos roubou a cena. Depois de muitos meses na fisioterapia e na preparação física em recuperação de lesão grave no joelho esquerdo, o atacante Judivan, de 22 anos, finalmente voltou a treinar com bola e renovou as esperanças de retomar a promissora carreira que lhe rendeu convocações para as seleções de base do Brasil.

Judivan mostrou desenvoltura no treino. Correu, driblou, chutou, combateu. Ao que parece, está bem perto do condicionamento ideal para voltar a disputar um jogo pelo Cruzeiro – o que não acontece desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2015, quando a Raposa perdeu do Corinthians por 1 a 0, na Arena Pantanal (Cuiabá-MT), no dia 10 de maio. Jogador de muita força e com boa capacidade de finalização, o jovem foi goleador enquanto esteve a serviço das divisões de base do clube celeste.

Na atividade desta quarta-feira, o camisa 14 teve como companheiros o lateral-direito Lennon, os zagueiros Leo e Digão, o volante Hudson, os meias Arrascaeta e Alex e o atacante Rafael Sobis. Eles enfrentaram outros dois times. Um contava com Galhardo, Arthur, Henrique, Diogo Barbosa, Robinho, Thiago Neves, Messidoro e Raniel. O outro tinha Ezequiel, Murilo, Nonoca, Bryan, Lucas Silva, Rafinha, Rafael Marques (recuperado de cirurgia para a retirada de uma hérnia) e Careca. No treino, o objetivo da equipe que defendia era conduzir a bola até o meio-campo, ao passo que o oponente deveria buscar o gol. Cada “partida” teve duração aproximada de cinco minutos.

O atacante Sassá, que treinou com o grupo pela manhã, realizou trabalhos internos na academia. O mesmo ocorreu com o volante Lucas Romero, em tratamento de dores no tornozelo direito. No departamento médico estão os zagueiros Dedé e Manoel e os meias Alisson e Elber.

Do drama à esperança

Foi justamente num jogo com a camisa verde-amarela, no dia 11 de junho de 2015, que Judivan viu sua boa sequência ser interrompida. Pelas oitavas de final do Mundial Sub-20, na Nova Zelândia, o cruzeirense sofreu entrada violenta do zagueiro uruguaio Mauricio Lemos e teve ruptura de vários ligamentos do joelho esquerdo. O então camisa 9 da Seleção fazia boa competição, tendo marcado dois gols em quatro partidas. Sem ele, o Brasil seguiu no torneio: superou o próprio Uruguai, Portugal e Senegal. Na final, contudo, acabou derrotado pela Sérvia por 2 a 1, na prorrogação.

Os caminhos do futebol reservaram destinos diferentes a Judivan e o algoz Mauricio Lemos. O uruguaio, que pertencia ao Defensor, transferiu-se para o Rubin Kazan, da Rússia, e posteriormente acertou com o Las Palmas, da Espanha. Na temporada 2016/2017, marcou cinco gols em 23 jogos pelo Campeonato Espanhol e teve o nome especulado para reforçar o Barcelona. Por sua vez, o cruzeirense foi submetido a seis cirurgias, sendo que em uma delas lidou com um quadro de trombose pulmonar.

Depois de inúmeras sessões de fisioterapia, persistência e dedicação, Judivan dá indício de que voltará a jogar ainda nesta temporada. O médico Sérgio Freire Júnior, em entrevista recente publicada no site oficial do Cruzeiro, deu prognósticos positivos ao atleta. “O Judivan já vem realizando trabalhos integrais com o grupo, com atividades à parte, de fortalecimento e de condicionamento, e atividades com o grupo, de treinamento. Consideramos em breve, que ele terá condições de já ser totalmente liberado".

Como profissional, Judivan marcou dois gols em 20 jogos pelo Cruzeiro. O primeiro foi no amistoso contra o Shakthar Donestk, em Brasília, no dia 25 de janeiro de 2015. Os times empataram por 1 a 1. Em 11 de fevereiro do mesmo ano, o atacante deixou sua marca na vitória por 3 a 1 sobre o Guarani de Divinópolis, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, na Arena do Calçado, em Nova Serrana-MG. Nesse jogo, o uruguaio Arrascaeta fez a primeira partida a serviço da Raposa.

Abaixo, algumas notícias sobre a lesão de Judivan

1ª - Judivan sofre entrada violenta, tem suspeita de grave lesão no joelho e está fora do Mundial (11/06/2015)

2ª - Judivan passa por cirurgia e deve receber alta em dois dias (13/07/2016) 

3ª - Depois de 22 dias, Judivan é operado novamente em São Paulo (04/08/2016)

4ª - Com quadro de trombose pulmonar, Judivan é internado (13/08/2016)

5ª - Cruzeiro antecipa renovação de contrato de Judivan, que passará por nova cirurgia  (12/03/2017)

 

6ª - Médico faz balanço sobre situação de Judivan (11/09/2017)

Tags: interiormg seriea copadobrasil futnacional bahiaba judivan cruzeiro raposa