Cruzeiro

CRUZEIRO

Nova chance para reservas; veja o balanço na temporada sobre quem estará em campo pelo Cruzeiro contra o Atlético-GO

Mano Menezes usará um time reserva, priorizando a final da Copa do Brasil

postado em 22/09/2017 10:39 / atualizado em 22/09/2017 19:35

Jair Amaral/EM/D.A Press
Em função da partida de volta da final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no Mineirão, o técnico Mano Menezes mandará a campo um time reserva para enfrentar o Atlético-GO, neste domingo, às 16h, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo em Goiânia representará uma oportunidade para jogadores que já viveram diferentes momentos durante esta temporada.

Durante os treinamentos desta semana, o treinador celeste indicou que mandará a campo um time formado por Rafael, Lennon, Athur, Digão e Bryan; Nonoca, Lucas Romero, Rafinha e Arrascaeta (Messidoro); Rafael Marques e Rafael Sobis. A única dúvida está na armação de jogadas. Arrascaeta treinou entre os titulares na última quarta-feira. No entanto, nessa quinta, o uruguaio ficou na academia e foi substituído por Messidoro.

Entre os jogadores que atuarão contra o lanterna do Campeonato Brasileiro estão atletas que já foram titulares nesta temporada, outros que não tiveram tantas oportunidades e alguns que não vivem boa fase na equipe celeste. Veja, abaixo, a situação de cada um.

Quem atuou pouco:

Lennon (lateral-direito)

Contratado ao Cruzeiro-RS por indicação particular de Mano Menezes, o lateral-direito Lennon não rendeu de maneira satisfatória nos treinamentos e ficou sem espaço no grupo. Prova disso é que o treinador optou por improvisar Lucas Romero na posição quando Ezequiel tratava dores no púbis. Apesar das dificuldades de evolução na parte técnica, Lennon permaneceu no Cruzeiro e foi relacionado mais vezes nos últimos jogos. Contra o Atlético-GO, clube que defendeu em 2013 (marcou cinco gols em 44 partidas), o camisa 21 fará o sétimo jogo pela Raposa.

Arthur (zagueiro)

Revelado na base do Cruzeiro, Arthur chegou ao profissional neste ano, após as lesões de Dedé e Manoel. O zagueiro de 18 anos entrou em campo contra Grêmio e Londrina, pelas quartas de final e pelas semifinais da Primeira Liga, respectivamente. Ele foi titular nas duas oportunidades, sendo que contra os gaúchos foi substituído aos 35 minutos do segundo tempo, depois de sentir câimbras.

Digão (zagueiro)

Em 18 de julho, o Cruzeiro anunciou a contratação do zagueiro Digão. Ele estava no Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, e chegou a Belo Horizonte para brigar por uma posição na equipe titular de Mano Menezes, principalmente em função das lesões de Dedé e Manoel e da saída de Caicedo para o Barcelona, do Equador. No entanto, com a afirmação de Murilo entre os titulares e o crescimento de Leo, Digão não recebeu muitas oportunidades. Até aqui, disputou quatro partidas, todas como titular. Sua última atuação foi diante do Londrina, na semifinal da Primeira Liga, em 3 de setembro.

Bryan (lateral-esquerdo)

Por causa da ótima fase de Diogo Barbosa, Bryan jogou pouco pelo Cruzeiro em 2017. Enquanto o titular contabiliza 49 partidas, o camisa 17 entrou em campo apenas 12 vezes. Mesmo com oportunidades escassas, Bryan não comprometeu e até fez boas jogadas, sobretudo nos avanços à linha de fundo para cruzamentos e em alguns chutes de longa distância.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Nonoca (volante)
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Nonoca foi promovido ao elenco profissional no início deste ano. Ganhou sua primeira oportunidade diante do Democrata-GV, na 11ª rodada do Campeonato Mineiro, quando atuou por cerca de 15 minutos. Durante o Campeonato Brasileiro, no entanto, é que recebeu mais chances, mostrando bom futebol ao técnico Mano Menezes. Até aqui, ele entrou em campo oito vezes, cinco delas como titular.

Messidoro (meia) - possível substituto de Arrascaeta

Alexis Messidoro chegou ao Cruzeiro envolvido na negociação de Ramón Ábila com o Boca Juniors, em julho deste ano. Em função das várias opções que Mano tem no elenco celeste, o argentino entrou em campo somente diante do Londrina, pelas semifinais da Primeira Liga, em 3 de setembro. Titular naquela ocasião, teve atuação discreta e foi substituído aos oito minutos da segunda etapa.

Rafael Marques (atacante)

Em maio deste ano, o Cruzeiro acertou com o Palmeiras a troca do lateral-direito Mayke por Rafael Marques. Desde então, o atacante disputou 11 partidas com a camisa celeste, sendo quatro como titular. O único gol foi marcado na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os números são modestos se levado em consideração o histórico recente de Marques, que marcou 19 gols pelo Botafogo em 2013 (56 jogos) e 15 (56 jogos) com o Verdão em 2015.

Quem jogou mais vezes

Rafael (goleiro)

Rafael iniciou a temporada no gol do Cruzeiro, em função de uma lesão de Fábio. Titular em 14 das 15 partidas do Campeonato Mineiro, ele atuou também em sete jogos da Copa do Brasil e esteve em campo nos dois confrontos contra o Nacional-PAR pela Sul-Americana. Mesmo com ótimas atuações, o goleiro de 28 anos perdeu a posição quando começou o Brasileiro. A partir daí, Rafael disputou apenas quatro partidas e, em todas elas, Mano Menezes mandou a campo uma equipe considerada mista ou reserva.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Lucas Romero (volante)

Volante de ofício, Lucas Romero atuou a maior parte das vezes como lateral-direito nesta temporada. No início do ano, ele não estava sendo muito aproveitado por Mano Menezes. Mas em função de um problema crônico no púbis de Ezequiel e da saída de Mayke para o Palmeiras, se firmou na equipe no início do Brasileirão. O argentino era titular até sofrer uma lesão no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em 16 de agosto. Em 2017, Romero esteve em campo em 28 oportunidades.

Arrascaeta (meia)

Titular absoluto no início da temporada, Arrascaeta só deixou a equipe quando sofreu uma lesão no joelho, no jogo contra o Santos, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, ficou afastado por quase dois meses e foi desfalque em 15 partidas. Quando retornou aos gramados, atuou em três ocasiões e se machucou novamente. Dessa vez, ficou fora por cerca de um mês, retornando ao time diante do Grêmio, no jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, em 30 de agosto. Desde então, esteve em campo em quatro oportunidades, apenas uma vez como titular. Em 2017, Arrascaeta disputou 34 partidas e marcou nove gols.

Rafinha (meia)

Rafinha é um dos homens de confiança do técnico Mano Menezes. Mesmo sem ter conseguido se firmar como titular durante a temporada - a maior sequência foi de cinco jogos, ainda no Campeonato Mineiro -, o meia disputou 41 partidas e marcou dois gols. O último tento foi anotado no triunfo por 2 a 1 sobre a Chapecoense, na 23ª rodada do Brasileirão.

Rafael Sobis (atacante)

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Apesar de ser o artilheiro do time na temporada, com 14 gols, Rafael Sobis não vive boa fase e tem perdido espaço para Raniel na equipe. O jejum do camisa 7 já dura quase três meses. O último gol foi marcado no dia 25 de junho, na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, pela 10ª rodada do Brasileiro. Desde então, o jogador disputou 17 partidas e não balançou a rede uma vez sequer. Ele tomou o terceiro cartão amarelo no jogo de ida da final da Copa do Brasil e não poderá entrar em campo no duelo decisivo do Mineirão.

Tags: copadobrasil interiormg nacional seriea cruzeiroec