Basquete

SELEÇÃO BRASILEIRA

Rubén Magnano celebra estrelas no Brasil: "No hotel tive certeza que viriam"

O Brasil está no Grupo A do Mundial, ao lado de Espanha, França, Sérvia, Irã e Egito

postado em 21/07/2014 15:54

Agência Estado

AFP PHOTO /MARK RALSTON
A Seleção Brasileira Masculina de Basquete se apresentou à comissão técnica na noite do último domingo para iniciar sua preparação para o Campeonato Mundial da modalidade. Diferentemente da Copa América, em que os principais jogadores nacionais recusaram o chamado, desta vez todos atenderam à convocação, o que gerou brincadeiras até do técnico Rubén Magnano.

O treinador argentino divulgou, por enquanto, apenas dez escolhidos confiando que Leandrinho, Anderson Varejão, Tiago Splitter e Nenê Hilário se apresentariam ao time. Antes de elaborar a lista, ele viajou aos Estados Unidos para conversar pessoalmente com cada atleta sobre seu comprometimento com a Seleção.

Sem suas estrelas na Copa América, torneio que serviu de classificatório para o Mundial, a Seleção foi eliminada na primeira fase, com derrotas para Jamaica, Uruguai, Porto Rico e Canadá. A vaga na Copa do Mundo só foi garantida com um convite da Federação Internacional de Basquete (Fiba).

“Quando me perguntavam se tinha certeza que eles viriam, falava que sim, mas quando os vi entrando no hotel tive mais certeza ainda”, disse Magnano, nesta segunda-feira. “Há um alto grau de comprometimento deles. Ainda não começamos o trabalho, mas dá para analisar a felicidade que eles têm de treinar e jogar juntos. Isso é um algo a mais muito grande”, completou.

O Mundial da Espanha, disputado entre 30 de agosto e 14 de setembro, será o segundo com Rubén Magnano, à frente da Seleção. Há quatro anos, na Turquia, o Brasil foi eliminado nas oitavas de final pela Argentina e ficou com a nona posição. Nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o time acabou na quinta posição, perdendo novamente para os rivais sul-americanos.

O Brasil integra o Grupo A do Mundial, ao lado de Espanha, França, Sérvia, Irã e Egito. No chamado grupo da morte, o time briga para ficar entre os quatro primeiros colocados e assim avançar às oitavas de final para enfrentar um dos classificados do Grupo B, composto por Argentina, Grécia, Porto Rico, Croácia, Senegal e Filipinas, em sistema de cruzamento olímpico.

“Falei ontem para eles que tive uma sensação muito boa nas conversas que fizemos quando viajei . O basquete do Brasil precisa deles. Essa sensação tem um pouco a ver com meu sonho de que o time vá repetir o grau de competitividade das Olimpíadas. E acredito muito nas minhas sensações”, afirmou o técnico.

A Seleção Brasileira começa a treinar para o Mundial da Espanha nesta segunda-feira em São Paulo, onde fará quase toda sua preparação. Na programação do time nacional há torneios amistosos com Argentina, Angola, México, Lituânia, Eslovênia e Irã, além de uma partida contra os Estados Unidos, em Chicago.

O primeiro compromisso da equipe nesta fase de preparação é um triangular contra Argentina e Angola, entre 31 de julho e 2 de agosto no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Tags: Seleção Brasileira varejão splitter leandrinho nenê magnano basquete