Basquete

NBA

Cavaliers x Warriors: Anderson Varejão será campeão ganhando ou perdendo final da NBA

Atualmente no time de Oakland, brasileiro defendeu Cavs até metade da temporada; ala-pivô é primeiro da história a atuar por dois finalistas numa mesma edição da NBA

postado em 31/05/2016 09:43 / atualizado em 31/05/2016 10:03

Getty Images
Um dos anéis destinado aos campeões da NBA na temporada 2015/16 já tem dono. Será destinado a Anderson Varejão, o primeiro jogador na história da principal liga norte-americana de basquete a chegar a uma decisão contra um time que defendeu naquela mesma temporada.

Agora parte do elenco do Golden State Warriors, Varejão passou a primeira metade da temporada no Cleveland Cavaliers, rival nas finais que começam na próxima quinta-feira. Tradicionalmente, a NBA oferece anéis a todos os jogadores que fizeram parte do elenco de um time campeão, não apenas os 12 que estão no elenco no jogo final.

O capixaba tem jogado pouco pelo Warriors. No jogo 7 da decisão do Oeste, segunda-feira à noite, contra o Oklahoma City Thunder, por exemplo, ficou em quadra menos de dois minutos. Mas foi o suficiente para anotar dois pontos e dar duas assistências. Em 22 jogos pelo Golden State, ele tem média de só 8,5 minutos em quadra.

Varejão vem de 11 temporadas e meia pelo Cleveland, seu primeiro time na NBA. Em fevereiro, ele foi envolvido numa troca com o Portland Trail Blazers e, logo em seguida, dispensado. O Warriors aproveitou que o brasileiro estava livre no mercado e ofereceu a ele um contrato, reforçando seu banco de reservas.

Agora, o ele será o primeiro atleta a enfrentar seu ex-time na final da NBA, para faturar seu primeiro título - perdeu com o Cavaliers em 2007 e em 2015. Ele é também o primeiro jogador do Brasil a disputar três decisões.

Será o terceiro a ganhar um anel, repetindo o feito de Thiago Splitter, campeão em 2014 pelo San Antonio Spurs depois de ser vice em 2013, e Leandrinho, que ganhou com o Warriors no ano passado e vai em busca do bi.