Mais Esportes

HANDEBOL

Talento forjado em Minas

Equipe brasileira, que hoje encara a Croácia pelas oitavas de final do Mundial, conta com dois jogadores que iniciaram a carreira no estado

postado em 25/01/2015 11:26

Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
Com dois jogadores que tiveram a sua história iniciada em Minas Gerais – o armador-direito José Guilherme Toledo, de 21 anos, e o beque Thiagus Santos, de 26 –, a Seleção Brasileira Masculina de Handebol enfrenta a Croácia, às 16h, em Doha, no Catar, pelas oitavas de final do Mundial, às 16h (de Brasília). O adversário é um dos favoritos ao título.

Toledo, como é chamado, é considerado o melhor jogador do time verde-amarelo. Nascido em São Paulo, ele se mudou para BH com a família ainda criança e iniciou a trajetória de jogador de handebol no Colégio Dom Silvério. O mentor foi o treinador José Ataíde Lacerda, considerado, ao lado do já falecido Lincoln Raso, um dos pais do esporte em Minas.

Ataíde fala com entusiasmo do pupilo, enquanto segura a camisa da primeira convocação de Toledo para a Seleção – era número 17, hoje ele veste a 10. “Ele foi convocado e, quando voltou da Seleção, me procurou para me agradecer e me dar essa camisa e o calção que usou num dos jogos. Guardo com carinho.”

O primeiro treinador não se esquece do início da carreira de Toledo: “Ele tinha só 11 anos, mas já era grande, forte e levava jeito para jogar. Eu disse a amigos que podiam escrever, que ele seria um jogador da Seleção. E um detalhe que chamou a atenção foi o apoio que recebia da família, os pais e a irmã. Eles iam a jogos e treinos. Isso era sensacional”.

Do Dom Silvério, Toledo foi jogar no Betim, depois na Associação Buritis de Esporte e Cultura (Abesc). Ataíde lembra que, já na Seleção Mineira de Cadetes, o armador chamava a atenção: “O técnico da Seleção Brasileira na época, o espanhol Javier Cuerta, observava as competições da base e o chamou pela primeira vez”. Cuerta saiu da Seleção, sendo substituído pelo atual técnico, também espanhol, Jordi Rivera, mas indicou Toledo para equipes espanholas. Há dois anos, o paulista defende o Granollers, na Região da Catalunha.

ANIVERSÁRIO Toledo não é o único jogador saído do handebol mineiro a integrar a Seleção neste Mundial. Além dele, o beque Thiagus, que completa 26 anos hoje, é nascido em Juiz de Fora. Ele vem chamando a atenção principalmente pela raça, pela capacidade de interceptar passes e de partir para o ataque e marcar gols. Thiagus começou a jogar na Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza. Destacou-se nas competições escolares e logo foi para o ADJF, time de handebol adulto, e dali para o Pinheiros-SP (2007 a 2012). Hoje, também está na Espanha, no La Rioja.

As outras partidas das oitavas do Mundial são: Áustria x Catar, Eslovênia x Macedônia, Espanha x Tunísia, França x Argentina, Alemanha x Egito, Islândia x Dinamarca e Polônia x Suécia.