Mais Esportes

SURFE

Francesa supera tricampeã e vence etapa de Fiji no Circuito Mundial de Surfe

Johanne Defay reage na terceira rodada, é campeã em Fiji e sobe no ranking da WSL

postado em 31/05/2016 10:44

Reprodução
Após ficar na última colocação em sua bateria na terceira rodada, a francesa Johanne Defay deu a volta por cima e se sagrou campeã da etapa de Fiji Pro no Circuito Mundial de Surfe. Com o título, a surfista subiu três posições no ranking da World Surf League (WSL) e assumiu a quarta colocação.

Na repescagem, Defay venceu a estadunidense Sage Erickson por apenas 0,06 pontos. Com um total de 14.70, a surfista bateu os 14.64 da rival para avançar na competição. Nas quartas de final, foi a vez de Defay eliminar outra estadunidense: Courtney Conlogue, que não havia ficado fora do top 3 nas outras quatro etapas do circuito.

A francesa voltou a se encontrar com Bethany Hamilton, surpresa da competição que eliminou Defay e a então líder da WSL, Tyler Wright, na semifinal. Neste embate, não houve chances para a convidada: com 17.47, a francesa bateu os 11 pontos da havaiana e foi à final contra Carissa Moore, jovem campeã que anotou a nota mais alta da etapa, um 9.77.

Contra Carissa, que dominou a competição durante todo o fim de semana, mais uma grande atuação. Johanne fez duas boas apresentações e somou 17.10 pontos nas grandes ondas da ilha contra um fraco 10.70 da rival havaiana tricampeã mundial. Foi o maior feito da carreira da surfista de 23 anos, presente na elite do esporte desde 2014.

O ranking mundial agora conta com Courtney Conlogue na primeira colocação, com 37.700 pontos. Tyler Wright caiu para a segunda posição, com 36.950 e Carissa Moore se manteve na terceira colocação, subindo para 34.000. A vitória na etapa levou Defay ao top 4, com pontuação 28.650 pontos.