Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Superliga Nacional de Futebol Americano muda o nome e será gerida pelos clubes

CBFA passou a gestão do torneio à Brasil Futebol Americano, criada este ano

postado em 21/02/2017 18:04 / atualizado em 21/02/2017 18:04

Jayson Braga / Brazil Photo Press

O principal torneio de futebol americano bateu recorde em 2016. A Superliga Nacional do esporte contou com a participação de 30 times e, de acordo com o Blog Touchdown, levou mais de 64 mil torcedores aos estádios de todo o Brasil. Porém, mesmo com o crescimento no país, a competição será totalmente reformulada para esta temporada.

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) promoveu mudanças e realizou o primeiro campeonato unificado da modalidade no país em 2016. No entanto, em 2017 a CBFA passará a gestão do campeonato nacional para a Brasil Futebol Americano (BFA), liga administrada pelas equipes. Chancelado pela CBFA, o torneio continuará sendo oficial e levará o nome da nova liga.

A criação da BFA começou a ser idealizada durante o segundo semestre de 2016 pela empresa mineira DLK Alianças Estratégicas juntamente com os clubes que disputaram a Superliga e a Liga Nacional, equivalentes à primeira e à segunda divisão do esporte, respectivamente.

"Nós fizemos uma análise acerca do crescimento e evolução do Futebol Americano no Brasil e percebemos uma oportunidade ímpar surgindo. Sendo assim, partimos para o diálogo com os representantes dos times e surgiu a BFA, em parceria com a DLK Alianças Estratégicas. Nossa intenção é que, com maior incentivo, o campeonato e os times possam ter continuidade e sucesso", explicou Doris Alcântara, diretora comercial da BFA e CEO da DLK Alianças Estratégicas, em entrevista ao Superesportes.

O campeonato nacional de 2016 teve uma média de público de 656 torcedores em 98 jogos, de acordo com levantamento feito pelo Blog Touchdown. Esse valor já corresponde a 77% da média de público dos jogos do NBB, porém, as transmissões das partidas de futebol americano ainda não são realizadas pela televisão. A intenção da nova liga é que o público tenha acesso ao esporte não somente indo aos estádios.

"Na semana passada estivemos no evento que marcou o lançamento da Brasil Futebol Americano e já aproveitamos para conversar com as empresas de TV aberta para transmitirem os jogos da BFA. Estamos em negociação", confirmou Doris.

A primeira edição da Brasil Futebol Americano será realizada a partir de julho deste ano e contará com a participação de 30 equipes. A BFA informou que ainda está em fase de formalização de contrato com algumas equipes, mas garantiu que os vínculos serão firmados até o início da competição.

Tags: futebol americano maisesportes