Grêmio

SÉRIE A

Em Porto Alegre, Grêmio e Coritiba revivem duelo da Copa do Brasil na manhã de domingo

Na outra competição, o tricolor eliminou o Coxa, que espera dar o troco

postado em 30/08/2015 08:53 / atualizado em 30/08/2015 09:19

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Sessenta horas depois de se enfrentarem pela Copa do Brasil, Grêmio e Coritiba voltarão a ficar frente a frente, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo, às 11h, a Arena gremista receberá o segundo duelo entre os clubes em menos de três dias. Com previsão de sol e temperatura próxima dos 30ºC, a expectativa de público é grande, uma vez que a partida reunirá um candidato ao título contra uma equipe que luta para fugir da zona de rebaixamento.

O Grêmio sabe que o jogo da última quinta nada tem a ver com o deste domingo. Se no meio de semana o Coxa utilizou reservas, agora a equipe será a principal. O Tricolor Gaúcho optou por utilizar os titulares nos dois jogos, mesmo que isso acarrete um desgaste físico acentuado. Na Arena, é proibido falar em preservação e priorização de competições.

“O desgaste vai ocorrer numa situação como essa. Nenhum atleta no mundo consegue se recuperar plenamente assim. Mas teremos força máxima, sim. A sequência e o desgaste é para todos os que jogam Copa do Brasil e Brasileirão”, lembrou o técnico Roger Machado, que convocou a torcida para comparecer em peso neste domingo. “O que faltar de energia no campo virá da arquibancada. A presença do torcedor é obrigatória para nos empurrar, vai ser um dia bonito para ele vir”, completou.

O Grêmio não despreza o fato de que a vaga na Libertadores está bem encaminhada no Brasileirão. Mas a Copa do Brasil é vista como a principal possibilidade de título neste restante temporada – e grandes taças são a obsessão do clube, que não ganha nada em nível nacional desde 2001. Assim, a ideia é usar força máxima sempre até o dia 4 de outubro, quando a maratona de jogos terá fim e uma pausa de dez dias para as eliminatórias paralisará o Brasileirão.

A escalação gremista deve ser a mesma que bateu os suplentes do Coxa por 3 a 1, na última quinta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Não há nenhum jogador suspenso e apenas um está lesionado: o volante Maicon, que segue dando lugar a Edinho na equipe principal. Pela ponta esquerda, a tendência é que Fernandinho siga como titular, embora a volta de Pedro Rocha ao ataque não possa ser descartada.

Clima quente fora de campo e mais ainda dentro dele pelo lado do Coritiba, que pode incendiar de vez sua campanha de recuperação dentro do Brasileirão ou ver a batata assar mais uma vez em caso de tropeço, já que a caminhada para ficar mais próximo da porta de saída da zona de rebaixamento não foi nada fácil. Três vitórias consecutivas e o time ainda depende, além de si mesmo, de outros resultados para fugir da degola.

Por isso, o técnico Ney Franco armou uma estratégia diferente nesta semana especial, com dois confrontos seguidos entre as mesmas equipes, mas por competições diferentes. Pela Copa Sul-americana, deixada em segundo plano – e agora de vez após a eliminação – um time misto, com muitos garotos, poupando titulares e aproveitando para desgastar o adversário.

“A gente não queria correr o risco de perder os jogadores para domingo. Mas como a nossa prioridade é o Brasileiro, acredito que fiz a escolha certa. Em termos de Brasileiro, cumprimos nosso objetivo. Realizamos um desgaste no adversário e agora é voltar forte e descansado no domingo”, projetou o comandante coxa-branca.

Agora, o treinador conta com o retorno de jogadores importantes como o goleiro Wilson, o atacante Henrique Almeida e os meias Lucio Flavio e Esquerdinha, mas, ainda assim, não terá força máxima. O zagueiro Rafael Marques e o atacante Marcos Aurélio, vetados pelo departamento médico, sequer viajaram para Porto Alegre.

GRÊMIO X CORITIBA

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Giuliano e Douglas; Luan e Fernandinho
Técnico: Roger Machado

CORITIBA
Wilson, Leandro Silva, Walisson, Luccas Claro e Carlinhos; João Paulo, Cáceres, Lúcio Flávio e Ruy; Negueba e Henrique Almeida
Técnico: Ney Franco


Local: Arena do Grêmio
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Anderson Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

Tags: coritiba grêmio seriea gremiors coritibapr