Tênis

ATP 500 HALLE

Arrasador, Federer despacha Zverev e fatura nono título em Halle

Número cinco do ranking mundial segue invito em finais

postado em 25/06/2017 12:00 / atualizado em 25/06/2017 12:02

CARMEN JASPERSEN/AFP
Roger Federer segue invicto em finais em 2017. Na manhã deste domingo, o suíço, número cinco do ranking mundial, conquistou o nono título do ATP 500 de Halle ao superar o alemão Alexander Zverev (12º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, em menos de uma hora de confronto.

 

Apesar de não perder nenhum set durante o torneio, Federer ainda não tinha demonstrado uma atuação tão dominante e arrasadora quando a da final deste domingo. O Maestro conseguiu controlar totalmente a partida e não chances ao alemão, que pouco conseguiu fazer durante o duelo.

 

Federer começou com tudo, vencendo os sete primeiros pontos de jogo. Aliás, o suíço quebrou os dois primeiros serviços de Zverev, e o alemão só confirmou seu saque quando o ex-número um do mundo já liderava por 4 a 0. Assim, Roger administrou a vantagem e ainda conseguiu outro break, fechando com facilidade o primeiro set.

 

Aliás, o saque, mais uma vez, foi um forte aliado de Federer. Apesar de acertar apenas 47% do primeiro serviço, o suíço venceu todos os pontos quando colocou seu primeiro saque em quadra na parcial inicial.

 

Logo no início do segundo set, Zverev tentou complicar a vida do maior campeão de Slams, mas Federer salvou o break e se manteve firme. A decisão da parcial aconteceu no sexto game, quando o suíço quebrou o saque do alemão e abriu a vantagem necessária para garantir a vitória.

 

Com o título, Federer, maior campeão de Halle, soma nove troféus no torneio. Aliás, o tenista está invicto em finais em 2017, após triunfar nas finais do Aberto da Austrália e dos Masters 1000 de Indian Wells e Miami.

 

A vitória em Halle também serve para dar confiança para Roger, que está perto de encarar seu principal objetivo da temporada: Wimbledon, único Grand Slam disputado na grama. Além disso, apaga a atuação ruim no ATP 250 de Stuttgart da última semana, quando foi eliminado na estreia.

 

Quanto a Zverev, o alemão soma o segundo vice-campeonato em Halle, após também ter sido superado em 2016, desta vez pelo compatriota Florian Mayer. Aliás, Federer conseguiu vingar a derrota do ano passado, quando foi eliminado foi Alexander na semifinal.