Tênis

WIMBLEDON

Brasileiro Marcelo Melo e polonês Kubot conquistam título das duplas em Wimbledon

Jogo contra o o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic durou 4h39min

postado em 15/07/2017 17:22 / atualizado em 15/07/2017 17:35

GLYN KIRK /AFP
O brasileiro Marcelo Melo, junto com o polonês Lukasz Kubot, fez história ao conquistar o título de duplas masculinas em Wimbledon, neste sábado. Em jogo de 4h39min, a dupla do brasileiro bateu o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic pelas parciais de 5/7, 7/5, 7/6 (7/2), 3/6 e 13/11.

As duas duplas mostraram a força do saque no primeiro set. Confirmando o serviço de maneira fácil, tanto Melo e Kubot quanto Marach e Pavic não tiveram dificuldades em executar seu plano de jogo. Foi apenas no sexto saque da dupla do brasileiro que o austríaco e o croata conseguiram a quebra e obtiveram vantagem no set.
 
No game seguinte, Marach e Pavic confirmaram seu serviço e começaram na frente do jogo, por 7/5. Na parcial seguinte, o equilíbrio da partida permaneceu. Atrás no confronto, Melo e Kubot cometeram três erros não forçados e três duplas faltas. Entretanto, a dupla confirmou todos os saques e ainda quebrou o último serviço de Marach e Pavic, empatando a final. No terceiro set, as duplas executaram um plano de jogo perfeito.
As duplas não cometeram erros na rodada, e ambas ganharam todos os games em que sacavam, levando o set para um tie-break, que foi vencido por Melo e Kubot, com um placar de 7/2. Marach e Pavic foram para a quarta parcial precisando repetir a performance do primeiro set, já que estavam atrás na partida.
 
De maneira avassaladora, o austríaco e o croata quebraram dois saques seguidos da dupla do brasileiro e fecharam a rodada com um 6/3, em 42 minutos. A final de Wimbledon foi decidida apenas no quinto e último set, caracterizado pelo principais aspectos da partida: o equilíbrio e o baixo número de erros. Buscando finalizar o jogo, Melo e Kubot executaram muito bem o saque e anotaram impressionantes 13 aces no set.
 
Marach e Pavic responderam à altura, salvando dois match points e permanecendo vivos na partida. Somente no 24º game da parcial que a dupla do brasileiro conseguiu efetuar a quebra de serviço, já que no quinto set não há tie-break.
 
A dupla já havia confirmado o saque anteriormente e garantiu o título de duplas masculinas em Wimbledon. Esta foi a primeira vez que algum brasileiro conquistou o título de duplas masculinas em Wimbledon. Bruno Soares já havia levantado o troféu no Aberto da Austrália e no dos Estados Unidos em 2016, enquanto Marcelo Melo conquistou Roland Garros em 2015.
 
Melo e Kubot já haviam conquistado um título de Grand Slam anteriormente, mas com parceiros diferentes. O brasileiro foi consagrado campeão de Roland Garros em 2015 com o croata Ivan Dodig, enquanto que Kubot venceu o Aberto da Austrália de 2014 em parceria com o suíço Robert Lindstedt.

O torneio de Wimbledon chegará ao fim neste domingo, quando Roger Federer enfrentará o croata Marin Cilic, número 6 do mundo, pela final masculina individual. O tenista suíço está em sua 11ª final da competição e não perdeu um set até agora na disputa.

Tags: maisesportes