Vôlei

SUPERLIGA

Largada com duelo mineiro

Superliga Masculina de Vôlei começa amanhã, com o clássico entre Minas e UFJF, em BH. Atual campeão, o Cruzeiro entra na disputa como favorito e aposta na base para buscar mais um troféu

postado em 24/10/2014 09:22

Ivan Drummond /Estado de Minas

Marcos Michelin/EM/D.A. Press
Começa neste sábado a Superliga Nacional Masculina de Vôlei, mesmo com um protesto de jogadores, técnicos e dirigentes – que queriam a decisão do título em melhor de três, mas viram a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) acertar com a rede de TV que transmite a competição, à revelia de todos, a final em apenas uma partida. O jogo inaugural será o clássico mineiro, Minas x UFJF, às 17h, na Arena JK. O grande favorito ao título é de Minas Gerais: o Cruzeiro. Atual campeão (com a vitória por 3 a 0, no Mineirinho, na grande final contra o Sesi), o time celeste ainda tem em sua galeria o troféu de 2012. Os principais concorrentes são o Sesi e o Taubaté.

Os velhos conhecidos

O segredo do Cruzeiro, atual campeão brasileiro e que acaba de conquistar o pentacampeonato mineiro, tem sido, há cinco anos, a manutenção do grupo de jogadores. E novamente esse é o grande trunfo do técnico Marcelo Méndez, já que os titulares são os mesmos: William (foto), Wallace, Éder Carbonera, Isac, Leal, Filipe e Serginho (líbero). Na reserva, permanecem PV, Douglas Cordeiro e Kachel (líbero). As novidades são o ponteiro canadense Winters e os juvenis Kadu (ponteiro), Salim (levantador) e Levi (meio de rede).

Em busca da hegemonia perdida

Maior campeão do vôlei nacional (com sete títulos da Superliga), o Minas não levanta um troféu desde 2007. Sem patrocinador nesta temporada, com a saída da Vivo, o time foi bem reformulado, a começar pelo comando, com a chegada do ainda pouco conhecido Nery Tambeiro. Do antigo grupo permaneceram apenas os opostos Franco e João, o meio de rede Otávio (foto) e o líbero Victor. Foram contratados o levantador Everaldo e o ponteiro Canuto e dois jogadores subiram do juvenil: o ponteiro William e o oposto Madaloz.

Pequi tenta voltar a ser atômico

O Pequi Atômico, como é carinhosamente chamado em Montes Claros, caiu no gosto da população local quando foi campeão mineiro em 2010 e vice da Superliga em 2011. Depois disso, no entanto, sem patrocínio, caiu no ostracismo. Um novo projeto tenta resgatar o prestígio, repatriando alguns ídolos da torcida, como o levantador Rodriguinho (foto), o meio de rede Salsa e o ponteiro Ezinho. O técnico Marcelo Ramos chegou com o Estadual já em andamento e lamenta o fato de o time não ter feito pré-temporada adequada.

Experiência e juventude

Equipe proveniente de um projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora, o UFJF está totalmente reformulado em relação à temporada passada. O técnico Chiquita mescla veteranos, como o ponteiro Manius (foto), o meio de rede Ialisson, o líbero Fábio Paes, além dos opostos Bérgamo e Alemão, com jovens que não tiveram oportunidades em equipes tradicionais, como o ponteiro Sérgio, revelado pelo Minas. Para o treinador, o time se ressente de experiência, o que resulta em muitos erros nas partidas.

Promessa de mais equilíbrio

A temporada 2014/2015 traz de volta às quadras brasileiras alguns jogadores que estavam no exterior, como o levantador Raphael (atuava na Itália e foi para o Taubaté). O novo ranking da CBV parece ter provocado também uma distribuição melhor de jogadores pelas equipes, o que deve resultar em mais equilíbrio na competição.

Mesmo assim, Taubaté e Sesi aparecem como equipes mais fortes, além do Cruzeiro. No primeiro, dirigido por César Douglas, estão os ponteiros Dante e Luiz Felipe, os meios de rede Sidão e Maurício Souza. No segundo, o levantador Marcelinho, que terá a companhia dos ponteiros Murilo e Lucarelli, do meio de rede Lucão, do oposto Théo e do líbero escadinha.

O São Bernardo terá como treinador o ex-meio de rede campeão olímpico Douglas Chiarotti. No São José-SP, as novidades são o levantador Gelinski (ex-Cruzeiro) e o ponteiro Bob. O meio de rede Gustavão e os ponteiros João Paulo Bravo e João Paulo Tavares reforçam o Campinas. O Canoas-RS buscou o cubano Dennis e o argentino Quiroga. No Maringá, os ponteiros Renato Russomano e Diogo chegaram com o levantador Ricardinho. No gaúcho Paquetá, a estrela maior estará no banco: o ex-jogador e hoje técnico e dirigente Gilson, o “Mão de Pilão”, que é mineiro.

Tags: cruzeiro minas vôlei cruzeiroec