Vôlei

VÔLEI

Com mais equipes, nona edição da Copa Brasil começa nesta segunda-feira com duas partidas

Dois jogos nesta primeira rodada, com o mando dos mais bem colocados da Superliga

postado em 22/12/2014 11:35 / atualizado em 22/12/2014 11:47

Gazeta Press

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Começa nesta segunda-feira a nova edição da Copa Brasil de Voleibol. A competição foi criada em 2007 pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), e tinha apenas quatro equipes brigando pelo título. Desta vez, porém, o número de times foi dobrado, sendo os oito melhores colocados do primeiro turno da Superliga os participantes. Dois jogos serão realizados nesta primeira rodada de classificação, com o mando dos mais bem colocados. O terceiro embate válido pela primeira etapa será apenas no dia quatro de janeiro.

Nesta segunda, às 18h, Sesi-SP e Vôlei Canoas (RS) abrem o campeonato e, às 19h45, será a vez de Ziober Maringá (PR) e Voleisul/Paquetá Esportes (RS) entrarem em quadra.

O Sesi tem a vantagem de jogar com o apoio de sua torcida, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo, por ter terminado o primeiro turno da Superliga em quinto lugar, enquanto o Vôlei Canoas foi o décimo colocado. Para essa partida, o técnico do time paulista, Marcos Pacheco, pede uma atuação sem falhas para não ser surpreendido em casa.

“O jogo não pode ter erro, pois não há plano B, perdeu está fora. É uma partida onde o time tem que ser agressivo para garantir a classificação para a próxima rodada. Será um jogo difícil. O Canoas é um time que mescla jogadores experientes com jogadores novos”, avisou o treinador.

Do outro lado da quadra estará o experiente Gustavo. O central afirmou que o Canoas está motivado para a disputa da Copa Brasil, ainda mais após duas vitórias consecutivas na Superliga – sobre UFJF e Ziober Maringá.

“Nosso time está motivado depois das duas vitórias no returno, onde não tínhamos começado bem. Agora, vamos para uma competição diferente, que todos estão aprendendo a gostar cada vez mais, e onde os atletas conseguem se desligar um pouco da Superliga e direcionar o foco em uma nova direção. Essa é uma competição que tenho certeza que ainda será de muito sucesso”, comentou o campeão olímpico em Atenas 2004.

A segunda partida da primeira rodada, entre Maringá, sexto colocado, e Voleisul, nono, ocorrerá no ginásio Chico Neto, no Paraná. Montes Claros, que ficou em sétimo, e UFJF, oitavo, medirão forças só no dia quatro de janeiro, às 18h, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros.

Já a segunda rodada da fase de classificação acontecerá no dia 14, com os primeiros colocados do primeiro turno da Superliga. Cruzeiro, líder, duelará com o vencedor do embate entre Montes Claros e UFJF, às 20horas, no ginásio do Riacho, em Contagem.

Vice-líder da Superliga, o Taubaté/Funvic (SP) também terá a vantagem de jogar em casa, no Abaeté, às 20h, contra o time que levar a melhor na partida entre Maringá e Voleisul. Por fim, às 19h30, o Minas, quarto colocado, receberá o vencedor de Sesi-SP e Vôlei Canoas para o jogo que será realizado na Arena JK.

O Brasil Kirin (SP), terceiro melhor no primeiro turno da Superliga, entrará em ação apenas na semifinal por ser sede da fase final da Copa Brasil. Os outros três semifinalistas se reunirão aos donos da casa no ginásio do Taquaral, em Campinas, em 22 de janeiro. A decisão do torneio será no dia 24, às 21h30.

Tabela da Copa Brasil 2014:

PRIMEIRA RODADA - Fase Classificatória

22/12 (SEGUNDA-FEIRA) - Sesi x Vôlei Canoas
LOCAL/HORÁRIO: Vila Leopoldina, em São Paulo (SP), às 18h

22.12 (SEGUNDA-FEIRA) - Ziober Maringá x Voleisul/Paquetá Esportes
LOCAL/HORÁRIO: Chico Neto, em Maringá, às 19h45

04.01 (DOMINGO) - Montes Claros x UFJF
LOCAL/HORÁRIO: Tancredo Neves, em Montes Claros, às 18h

SEGUNDA RODADA - Fase Classificatória

14.01 (QUARTA-FEIRA) - Cruzeiro x Montes Claros ou UFJF
LOCAL/HORÁRIO: Riacho, em Contagem, às 20h

14.01 (QUARTA-FEIRA) - Taubaté/Funvic x Ziober Maringá ou Voleisul/Paquetá Esportes
LOCAL/HORÁRIO: Abaeté, em Taubaté (SP), às 20h

14.01 (QUARTA-FEIRA) - Minas x Sesi ou Vôlei Canoas
LOCAL/HORÁRIO: Arena JK, em Belo Horizonte, às 19h30

TERCEIRA RODADA – Semifinal

22.01 (QUINTA-FEIRA) - Brasil Kirin x 4º colocado
LOCAL/HORÁRIO: Taquaral, em Campinas, às 19h30

22.01 (QUINTA-FEIRA) - 2º colocado x 3º colocado
LOCAL/HORÁRIO: Taquaral, em Campinas, às 19h30

QUARTA RODADA – Final

24.01 (SÁBADO) - Vencedor do jogo 7 x Vencedor do jogo 8
LOCAL/HORÁRIO: Taquaral, em Campinas, às 21h30

Tags: volei copabrasil cruzeiroec minastenisclube juizdefora montesclaros