Vôlei

CAMPEONATO MINEIRO

Em jogo tenso, Cruzeiro bate Monte Claros por 3 a 2 pelo Campeonato Mineiro de Vôlei

Quinto set ficou marcado pelas reclamações das duas equipes

postado em 04/10/2015 14:51 / atualizado em 05/10/2015 10:19

Fredson Souza / MCV
A rivalidade é  um dos elementos que animam  o esporte. E foi ela que motivou o bom e disputado jogo entre o Montes Claros e o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro, no Ginásio  Poliesportivo Tancredo  Neves, nesse sábado à noite,  quando o time da capital  levou a melhor e venceu  por 3 sets a 2, parciais 25 x 21,15 x 25, 16 x 25, 25 x 20 e 10 x 15. A partida foi marcada por muitas reclamações  da equipe  da casa  contra  a arbitragem. 

O Cruzeiro buscava  a vitória, a fim de ficar em primeiro  lugar na fase de classificação. Para o Pequi Atômico, qualquer resultado  não faria diferença, uma vez que a equipe já tinha garantida a vaga entre os semifinalistas e não tinha mais chances  de alcançar o primeiro lugar, a única posição que garante vantagem na fase classificatória - de fazer a final em casa.

Mas, como do outro  lado estava  um forte rival do Montes Claros, a equipe norte-mineira encarou o jogo com espírito aguerrido e deu muito trabalho ao time celeste. O Pequi Atômico foi empurrado pela sua apaixonada torcida, desafiada pela presença  de um grupo barulhento da Máfia Azul, torcida  organizada do time de futebol  do Cruzeiro, que decidiu  apoiar a equipe  também  no vôlei. Nas arquibancadas houve predomínio  do rosa. Pois, o Montes Claros, em apoio à  campanha de prevenção  contra  o câncer  de mama, "Outubro  Rosa", permitiu que pessoas com blusas na cor da campanha não pagassem ingresso.  Assim, mais de 4 mil pessoas foram ao ginásio,onde a maioria estava de rosa - incluindo muitos homens, reforçando  a luta da prevenção do câncer. 

O JOGO

No primeiro set, o Cruzeiro  saiu na frente por 5 a 2. O Pequi Atômico  reagiu e empatou  em 6 a 6. O time celeste fez 8 a 7 no primeiro tempo tecnico, mas o time da casa, empurrado por  sua torcida, virou o placar a seu favor por 14 a 13, marcando 16 x 13 na segunda parada técnica e fechando a parcial por 25 a 21. 

No segundo e terceiro sets, o Montes Claros  cometeu muitos erros. Na segunda parcial, o time celeste abriu vantagens de 8 a 3 na primeiro tempo técnico e 16 a 8 no segundo tempo técnico, e fechou a parcial por 25 a 15.

No terceiro set, com o potencial do seu saque e com a força  do se ataque, noite inspirada  do ponteiro  Leal, o Cruzeiro voltou a vencer com facilidade.  Marcou 8 a 5 primeira parada técnica, 16 a 8 no segundo tempo técnico, e fechou a parcial por 25 a 16.

O Pequi Atômico reagiu no quarto técnico.  Abriu a vantagem de 8 a 4 no primeiro tempo  técnico e continuou  na frente  na segunda  parada técnica. A equipe da casa venceu  a parcial  por 25 a 20, levando sua torcida ao delírio e forçando  o tie -break. 

No quinto e decisivo set, o jogo foi equilibrado  até o placar de 4 a 4. Aí, comecaram a polêmica e as reclamações do time da casa e da sua torcida contra a arbitragem. Após marcar um ponto  de ataque, o ponteiro Juninho, do Montes Claros, que foi improvisado  como oposto, na comemoração, chegou  a entrar na quadra do adversário. Os jogadores  do Cruzeiro protestaram junto ao árbitro, exigindo  que Juninho fosse advertido, mas não  foram ouvidos.

Nesse instante, o ponteiro Leal, do Cruzeiro, fez um gesto com as mãos, provocando o adversário. O técnico  do Montes Claros, Marcelinho Ramos, nervoso, reclamou muito e recebeu cartão vermelho, o que gerou um ponto a mais para o time celeste. Com isso, o Cruzeiro  ficou na frente  (5 a 4). Os jogadores do Pequi  Atômico  protestaram muito  e a torcida, em peso, gritou: "Vergonha! Vergonha!".  Logo em seguida, a torcida voltou a reclamar  da marcação  de toque do bloqueio  do Montes Claros  em bola do ponteiro  Felipe, do Cruzeiro, que caiu fora da quadra.  O Montes Claros  se destabilizou em quadra. Já o Cruzeiro, muito concentrado e com alta qualidade  técnica  do seu elenco, soube aproveitar a situação  e venceu o set de desempate por 15 a 10, saindo  vitorioso na partida  por 3 a 2.

Tags: mineiro claros montes volei cruzeiro