Vôlei

SUL-AMERICANO DE VÔLEI

Sul-Americano Masculino de Clubes começa nesta terça-feira em Montes Claros

Tricampeão do torneio, Cruzeiro é favorito em mais uma edição

postado em 20/02/2017 19:50 / atualizado em 20/02/2017 20:03

Divulgação

Começa nesta terça-feira, em Montes Claros, Norte de Minas, o Campeonato Sul-Americano Masculino de Vôlei, que conta com sete equipes de cinco países e vai até próximo sábado.  A paixão da torcida local pelo esporte contribuiu para a escolha da cidade para sediar a competição internacional.

Essa é a terceira vez que Minas Gerais será sede do torneio. Belo Horizonte foi a casa do vôlei sul-americano em 2013 e 2014.

O Brasil é representado no Campeonato Sul-Americano pelo Cruzeiro (bicampeão do torneio e atual campeão mundial) e pelo anfitrião Montes Claros. As outras equipes participantes são UPCN e Bolívar (da Argentina); Bohemios (Uruguai), Unilever (Peru) e San Martín (Bolivia). A disputa ainda teria o USL Montjoly, da Guiana Francesa, mas o clube anunciou a sua desistência há 15 dias alegando falta de recursos financeiros.

O campeão do torneio ganhará a vaga para o Mundial de Vôlei, que será realizado na Polônia de 11 a 17 de dezembro de 2017.  

As seis equipes do torneio estão divididas em dois grupos. Os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, que tem capacidade para sete mil pessoas. Serão três partidas por dia na primeira fase (de terça-feira a quinta-feira). As semifinais serão disputadas na sexta-feira. A decisão está marcada para sábado, às 17 horas (de Brasília).

O Montes Claros faz sua estreia na competição nesta terça-feira, às 20h15, contra o uruguaio Bohemios. Antes, se enfrentam Bolivar e Unilever (16h45) e UPCN x San Martín (18h15). O Cruzeiro fará o primeiro jogo no torneio na quarta-feira, às 20h15, contra o Montes Claros, depois das partidas Boliva x San Martin (16h45) e UPCN x Unilever (18h15).

Líder isolado da Superliga 2016/2017 e atual campeão mundial, o Cruzeiro é apontado como o grande favorito para a conquista do Campeonato Sul-Americano de Vôlei. O clube celeste levantou a taça em 2012, 2014 e 2016. Ainda assim, o Montes Claros quer ser a surpresa do torneio. “A gente tem trabalhado para fazer o melhor possível. Temos um grupo jovem, mesclado com atletas experimentes. Além disso, esperamos contar com o apoio da nossa torcida”, afirma o técnico do Montes Claros, Marcelinho Ramos.

O técnico do UPCN da Argentina, Fabián Armoa, apontou o Cruzeiro como favorito para chegar à final. Mas vê seus comandados com potencial para sonhar alto. “Acreditamos que temos uma equipe com potencial para fazer  uma grande  final contra o Cruzeiro”, disse.

Javier Weber, treinador do Bolívar, outro representante argentino, também mostrou otimismo para a disputa em função do seu elenco repleto de estrangeiros. O brasileiro Piá, que já atuou no Montes Claros, é uma das apostas do clube.
 
Das seis equipes que disputam o Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino, o San Martín é o único treinado por uma mulher, a ex-jogadora Marylan Triantáfilo. Segundo ela, as dificuldades para participação no torneio vão além do lado técnico. “Cada um de nós pagou as despesas da viagem. Pois não temos patrocínio e não conseguimos nenhuma ajuda oficial do governo”, revelou.

Tabela do Sul-Americano 2017

21/02 – Terça-feira

17h – Bolivar (ARG) x Unilever (PER)

18h30 – UPCN (ARG) x San Martin (BOL)

20h – Montes Claros x Bohemios (URU)

22/02 – Quarta-feira

17h – Bolivar (ARG) x San Martin (BOL)

18h30 – UPCN (ARG) x Unilever (PER)

20h – Cruzeiro x Montes Claros

23/02 – Quinta-feira

17h – Unilever (PER) x San Martin (BOL)

18h30 – Cruzeiro x Bohemios (Uruguai)

20h – UPCN (ARG) x Bolivar (ARG)

24/02 – Semifinais

25/02 – Final

Tags: montes claros sul-americano volei cruzeiroec