Vôlei

VÔLEI FEMININO

De volta ao Mineirinho após 22 anos, Seleção Brasileira vence Polônia em amistoso

Brasileiras se preparam para disputar o Grand Prix, a partir de julho

postado em 27/06/2017 22:25 / atualizado em 28/06/2017 09:23

Alexandre Guzanshe/EM/D.A
A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei retornou ao Mineirinho após 22 anos em grande estilo. Orientadas pelo técnico José Roberto Guimarães e diante de 4.508 torcedores, as brasileiras não tiveram dificuldades em vencer a Polônia, na noite desta terça-feira, por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/12 e 25/23. Este foi o primeiro amistoso do Brasil visando ao Grand Prix, que começa no dia 7 de julho, na Turquia.

Antes da estreia na competição, a Seleção Brasileira encara novamente as polonesas, na quinta-feira, desta vez, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O Brasil estreia no Grand Prix no dia 7 de julho, contra a Bélgica. Na primeira etapa da competição, que vai até o dia 9 de julho, o time dirigido por José Roberto Guimarães também encara a Sérvia e a anfitriã Turquia.


 
O jogo

O Brasil começou a partida dominando as ações. O bloqueio polonês não era capaz de impedir os ataques de Rosamaria, ponteira do Minas, que marcou dois pontos no início do duelo. Foi difícil tirar Natália do saque, mas a atleta causou estrago na defesa adversária, fazendo com o que as brasileiras abrissem 6/2 de vantagem no começo do duelo. As meninas da Polônia contribuíram com vários erros de ataque.
 
As comandadas de José Roberto Guimarães seguiam fazendo bonito em quadra. O bloqueio funcionava bem, assim como a defesa. Mas o lance que levantou o Mineirinho no primeiro set foi no rally que terminou no ponto de Carol, que pegou as adversárias no contrapé, abrindo 14/7 para o Brasil. A Polônia até emplacou uma sequência de dois pontos na reta final da parcial, mas as brasileiras venceram o set por 25/16.
 
A segunda parcial começou mais disputada que a anterior, com o Brasil na vantagem, porém, com uma diferença de um ponto: 5/4. A partir de então, as brasileiras exploraram bem os erros das polonesas foram se distanciando no placar. Carol, por exemplo, aproveitou a bobeira no ataque polonês e fez 13/5 após bloqueio. Nesse instante, apenas quatro jogadoras do time jovem da Polônia se destacavam: Kakolewska, Bociek, Grajber e Smarzek.
 
O melhor momento do segundo set foi quando Tandara salvou uma bola praticamente impossível fora da quadra, e Natália foi acionada para marcar 19/6 para o Brasil. O suficiente para o Mineirinho ir à loucura. Então, o que parecia disputado no começo, terminou com tranquilidade para o Brasil, que apenas administrou parcial, fechando a mesma em 25/12.
 
Alexandre Guzanshe/EM/D.A
Logo no início do terceiro set, um susto: Smarzek caiu de mal jeito e preocupou a Seleção Polonesa. No entanto, nada de mais grave aconteceu com a ponteira, que foi aplaudida pela torcida brasileira. As mandantes até encontraram certa resistência, sobretudo, no bloqueio da Polônia, que melhorou. Por causa do fundamento, as polonesas levaram a melhor no melhor rally da parcial, e encostaram no Brasil no placar, em 7/6. Pelo lado brasileiro, Natália continuava se destacando.
 
Os erros do Brasil foram aumentando, assim como o ataque da Polônia melhorou. No melhor momento da partida, Smarzek se destacou pelo lado adversário e não dava moleza para as brasileiras, mantendo sua equipe colada no placar, em 15/14. Mas as mandantes conseguiram abrir vantagem após um ace da ponteira Amanda, que havia acabado de entrar no duelo. No entanto, na reta final da parcial, o bloqueio polonês funcionou e obrigou Zé Roberto Guimarães e pedir tempo técnico, já que as adversárias estavam a um ponto de vantagem novamente (23/22). Mas Rosamaria não quis saber de reação polonesa e fechou a parcial em 25/23

Brasil
Carol, Rosamaria, Roberta, Tandara, Natália, Ana Beatriz. Líbero: Suelen
Entraram: Macris, Edimara, Drussyla, Mara, Fernanda, Gabi e Amanda
Técnico: José Roberto Guimarães

Polônia

Kakolewska, Tomsia, Efimienko, Woloz, Grajber, Smarzek. Líbero: Witkowska
Entraram: Bociek, Polak
Técnico: Piotr Olenderek

Tags: brasil mineirinho natália amistoso polônia seleção