Futebol Nacional

BRASILEIRÃO

Com objetivos distintos, Cruzeiro e Atlético disputam 'campeonato à parte' no Mineirão

Equipe celeste foca na liderança do Brasileiro; sonho do Galo é entrar no G-4

postado em 21/09/2014 07:00 / atualizado em 21/09/2014 09:41

Luiz Martini /Superesportes , Rodrigo Fonseca /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e Bruno Cantini/ Atlético

Quando Marcelo de Lima Henrique apitar o início de jogo entre Cruzeiro e Atlético neste domingo, a diferença de pontos entre os clubes no Brasileiro e os objetivos traçados na competição serão momentaneamente esquecidos. A rivalidade entre celestes e alvinegros faz com que o encontro se torne “um campeonato à parte”, independentemente das posições na tabela e sonhos para a temporada.

Retrospectos, estatísticas e superstições também entram em cena na hora do duelo dos arquirrivais. O Cruzeiro carrega o histórico de 100% de aproveitamento no Mineirão e ligeiro favoritismo pelo alto rendimento técnico do time que lidera o Brasileiro com sobras. O Galo busca igualar as forças com o rival e tem a seu favor o fato de não ter perdido para o adversário neste ano, com três empates e uma vitória.

Depois do compromisso deste domingo, o Cruzeiro visitará o Coritiba, na quarta-feira, no Estádio Couto Pereira. O Alvinegro recebe o Santos, na quinta, na Arena Independência.

Além da partida pelo Brasileiro, os dois clubes podem protagonizar encontros ainda mais emocionantes em 2014. Ambos estão nas quartas de final da Copa do Brasil e, se avançarem à decisão, se enfrentarão em combates históricos na competição.

Líder isolado

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Motivações não faltam ao Cruzeiro para enfrentar o arquirrival. A Raposa lidera o Campeonato Brasileiro com sete pontos de vantagem sobre o São Paulo, segundo colocado, e ainda ostenta 100% de aproveitamento dentro do Mineirão. Caso conquiste a taça no fim do ano, o clube celeste levará o segundo título consecutivo na competição, o quarto de sua galeria.

O técnico Marcelo Oliveira relacionou força máxima para encarar o Atlético. Apenas para compor os reservas que o treinador não terá as peças habituais. Júlio Baptista se lesionou contra o Furacão e ficará um tempo fora. Samudio é outro que segue lesionado e não tem previsão de retorno.

Apesar do histórico positivo celeste no Nacional, a rivalidade mineira torna o jogo “um campeonato à parte”. “De fora para dentro vem uma motivação diferente, isso é da tradição, da rivalidade, ambos pelas duas frentes. É tentar ganhar para acrescentar prontos na tabela, mas seria importante ganhar o clássico no nosso campo”, destacou o treinador.

A tarde será especial para Everton Ribeiro. O armador celeste chegará a 100 jogos pelo Cruzeiro num clássico contra o Atlético. “Só de ser um clássico a motivação já é essa, é uma marca importante para mim, num grande clube estar fazendo 100 jogos num ano e meio, vou dar ainda mais a vida para trazer esta vitória e fazer um dia ainda mais feliz para mim”, disse o camisa 17.

Quem descansou na última rodada e volta a ser opção é Ricardo Goulart. Ele estava suspenso contra os paranaenses e, ao lado de Marcelo Moreno, artilheiro do Brasileiro com 11 tentos, é esperança de gols pelo Cruzeiro.

Rumo ao G-4

Rodrigo Clemente/EM/D.A Pre
O Atlético chega ao clássico de alto astral. Na rodada passada, o time encerou um jejum de quatro meses sem vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro. A vitória por 3 a 2 sobre o Goiás recolocou o Alvinegro próximo da zona de classificação à Copa do Libertadores.

Com 34 pontos, o Galo pode inclusive alcançar o G-4 neste domingo, desde que derrote o arquirrival e torça contra Corinthians, Grêmio e Fluminense, que encaram neste domingo, respectivamente, São Paulo, Chapecoense e Flamengo.

Uma motivação especial no confronto é atrapalhar a campanha do arquirrival, já derrotado no primeiro turno, por 2 a 1. “Não tem a menor dúvida sobre isso. O futebol é bom porque tem torcida, paixão. O torcedor do Atlético não quer o sucesso do Cruzeiro. Você poder fazer isso com os próprios pés é legal, seria interessante uma vitória em cima do Cruzeiro”, diz o técnico Levir Culpi.

Ídolo da torcida, o atacante Diego Tardelli, que vinha de maratona de jogos pelo Atlético e pela Seleção Brasileira, foi poupado da partida passada e “guardado” para o clássico. “Eu estava precisando. Vinha sentindo um cansaço absurdo, dores no corpo devido ao jogo pela Seleção. Então foi bom esse descanso, estou recuperado e 100% para domingo.”

Além de Tardelli, o Galo terá os retornos do lateral-direito Marcos Rocha, que estava suspenso, do zagueiro Leonardo Silva e do atacante Luan, também preservados contra o Goiás, e dos volantes Josué e Pierre, livres de contusão. O atacante Jô, que levou uma pancada no joelho direito durante a partida passada, é dúvida para o clássico.

Cruzeiro x Atlético


Cruzeiro

Fábio; Mayke, Leo, Dedé e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Alisson; Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira

Atlético

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Emerson Conceição; Josué, Leandro Donizete, Dátolo e Guilherme (Jô); Diego Tardelli e Carlos. Técnico: Levir Culpi

Motivo:
23ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Mineirão, às 16h

Data: 21 de setembro

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)

Auxiliares: Rodrigo F. Henrique Correa – (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ)

Tags: mineirao brasileiro atleticomg cruzeiroec