Futebol Nacional

COPA SUL-AMERICANA

Desgastado, Goiás sucumbe em Guayaquil e sai derrotado no primeiro duelo contra o Emelec

Time alviverde não resistiu à pressão e perde pelo placar mínimo no Equador

postado em 02/10/2014 00:12 / atualizado em 02/10/2014 00:37

Gazeta Press

AFP PHOTO / RODRIGO BUENDIA
O desgaste sofrido pela logística de viagem até Guayaquil-EQU, acentuado por seis horas de atraso durante uma escala em Lima-PER, refletiu diretamente no desempenho do Goiás. Na noite desta quarta-feira, atuando no Estádio George Capwell, o Esmeraldino sucumbiu à pressão do Emelec-EQU e acabou derrotado, pelo placar de 1 a 0. O gol foi anotado por Emanuel Herrera, aos 42 minutos do segundo tempo.

Assim, o clube do Centro-Oeste terá que vencer os equatorianos no próximo encontro, para conseguir a sonhada classificação. O duelo de volta está agendado para o dia 15 de outubro, quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), no Serra Dourada. O vencedor da chave terá pela frente São Paulo ou Huachipato-CHI nas quartas de final. O Tricolor do Morumbi largou na frente, triunfando em seus domínios pelo placar mínimo.

O jogo


Atuando em seus domínios, o Emelec criou a primeira chance da partida, com onze jogados: Bolaños foi acionado na intermediária e finalizou forte, cruzado. A bola passou rente à trave de Renan, que apenas acompanhou. Aos 14 minutos, o goleiro esmeraldino voltou a trabalhar em nova chegada do camisa 18, que se antecipou à marcação e desviou de cabeça, após cruzamento na área.

Quando o relógio apontou a marca dos 20, o zagueiro visitante Jackson protagonizou um firme choque de cabeça e deixou o campo sangrando. Depois do atendimento médico, voltou ao gramado ainda apresentando tontura, mas com uma proteção. Aos 31, já recuperado, o defensor viu seu companheiro Pedro Henrique perder a bola em lance infantil. Porém, Ángel Mena não aproveitou a chance e finalizou para fora.

Aos 38 minutos, o participativo Ángel Mena encarou a marcação do jovem Léo Veloso, chamou para a perna direita e finalizou com firmeza. Porém, a bola passou à esquerda do gol brasileiro. Com 43 jogados, após cobrança curta de escanteio, Bolaños recebeu na área, entretanto, acabou travado no momento da conclusão.

Fratura, disputas duras e gol sofrido no final

Logo aos cinco minutos do período final, um lance chocou os jogadores e todos presentes no Estádio George Capwell: Érik foi acionado na área e acabou travado pelo jovem defensor Jaime no momento da finalização. O jogador de 18 anos, que ganhou a vaga com as ausências de Guagua e Achilier, sofreu uma fratura no pé, na altura do tornozelo, e acabou prontamente substituído pelo meia Charcopa.

Mais ofensivo, Gustavo Quinteros viu o Emelec desperdiçar chances importantes. Com 23 jogados, Bolaños recebeu com liberdade na área, mas adiantou demais a bola e facilitou a intervenção providencial de Renan. Quando o relógio apontou a marca dos 29, o centroavante Mondaini recebeu livre na área. Porém, cara a cara com o arqueiro esmeraldino, foi punido pelo preciosismo e concluiu pela linha de fundo.

Superior em campo, o clube de Guayaquil foi às redes aos 42 minutos da etapa final. Segundos após entrar no lugar do meia Giménez, o atacante Emanuel Herrera concluiu duas vezes antes de balançar a rede esmeraldina: primeiro, testou firme e parou em defesa incrível de Renan. No rebote, também usando a cabeça, o dianteiro superou o bloqueio adversária e a tentativa falha e precipitada de Ramón, que esboçou uma intervenção utilizando as mãos.

EMELEC-EQU 1 x 0 GOIÁS

EMELEC
Dreer; Jaime (Charcopa), Narvaéz, José Quiñónez e Bagui; Pedro Quiñónez (Burbano), Lastra, Giménez (Emanuel Herrera) e Ángel Mena; Bolaños e Mondaini
Técnico: Gustavo Quinteros


GOIÁS
Renan; Felipe Macedo (Rodrigo), Jackson e Pedro Henrique; Thiago Mendes, Amaral, David, Tiago Real e Léo Veloso; Esquerdinha (Ramón) e Érik
Técnico: Ricardo Drubscky

Local: Estádio George Capwell, em Guayaquil-EQU
Data: 1º de outubro de 2014, quarta-feira
Árbitro: Oscar Maldonado-BOL
Assistentes: Arol Valda-BOL e Edwin Paredes-BOL
Cartões amarelos: Lastra e Emanuel Herrera (Emelec-EQU); Thiago Mendes e Amaral (Goiás)
Gol: Emanuel Herrera, aos 42' do 2T

Tags: goiás sulamericana copasulamericana