Futebol Nacional

SÉRIE B

Boa supera Oeste e fica perto de acesso inédito

Mineiros dependem exclusivamente das próprias forças para subir para a Série A

postado em 22/11/2014 18:25 / atualizado em 22/11/2014 18:58

Gazeta Press

Nina Abreu/Divulgacao
O Boa Esporte deu um enorme passo para conquistar o inédito acesso para elite do futebol brasileiro. O time de Varginha-MG recebeu o Oeste, neste sábado, no estádio Melão, e fez o dever de casa, vencendo por 1 a 0, se mantendo no G-4 da Série B, restando uma rodada para o fim da competição. Os mineiros dependem exclusivamente das próprias forças.

O gol da vitória em cima do Rubrão de Itápolis-SP foi anotado pelo avante Fernando Karanga, que colocou a Coruja com 59 pontos, deixando a representação paulista estacionada nos 45 pontos. Na última rodada, os mineiros precisam de vitória simples em cima do rebaixado Icasa. O acesso pode chegar até com uma derrota, mas, neste caso, os concorrentes pela vaga ao G-4 também tem que perder.

O Boa Esporte vai encerrar a participação na Série B do Brasileiro, em jogo no próximo sábado, contra o Icasa, em Juazeiro do Norte-CE. Já o Oeste vai cumprir tabela contra o Joinville, que briga pelo título da competição nacional. O duelo será realizado no estádio dos Amaros, em Itápolis-SP.

O jogo

Atuando em casa, o Boa Esporte iniciou a partida de forma agressiva, perseguindo o gol e a vitória no Melão. O time de Varginha, porém, encontrou um Oeste que assim como a equipe mineira estava disposto a brigar pelos três pontos. Sem a bola, os visitantes compactavam a marcação de forma eficiente, e com a posse de bola, exploraram bem os espaços deixados pelo Boa Esporte.

Aos oito minutos, o volante Willian Magrão apareceu bem na entrada da área e acertou ótimo chute, obrigando o goleiro Paes a se esticar todo para mandar para escanteio. Na cobrança do escanteio, o avante Fernando Karanga subiu mais que a defesa paulista e testou para o fundo das redes, enlouquecendo a torcida boveta no Melão.

O gol dos mineiros obrigou o Oeste a mudar a estratégia de jogo. O time de Itápolis foi obrigando a adiantar a marcação, o que deu mais dinamismo ao confronto no Sul de Minas Gerais. Aos 17, Tomas quase ampliou o marcador em cobrança de falta, que obrigou Paes a fazer grande defensa. No ritmo da equipe em campo, a torcida jogou com o time, dando força nas arquibancadas.

Disposto a buscar o empate, o Oeste respondeu ao ataque dos donos da casa com finalização de longa distância, forçando João Carlos a trabalhar na partida. Apesar da chance dos visitantes, a equipe da terra do ET seguiu melhor no jogo e perdeu mais algumas chances de anotar o segundo gol antes do fim da primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo, o time do técnico Roberto Cavalo pressionou o Boa Esporte nos primeiros minutos, obrigando os mineiros a redobrarem os cuidados defensivos. Aos poucos, a Coruja foi retomando a rédeas da partida e correndo riscos somente nos contra-ataques.

Aos sete minutos, o time boveta encaixou ótima trama ofensiva, que depois da troca rápida de passes, terminou com finalização de Tomas pela linha de fundo, com enorme perigo. Jogadas pelas laterais do campo, e bolas levantadas para a área para o avante Fernando Karanga foram as principais armas ofensivas da equipe dirigida por Nedo Xavier.

A qualidade técnica do jogo passou a deixar a desejar após os 20 minutos, com as duas equipes diminuindo bastante o ritmo, com as ações concentradas no meio-campo, sem muita objetividade. O marasmo só foi quebrado quando Wagninho acertou uma bomba da entrada da área, que explodiu no travessão de João Carlos.

O lance acordou os dois times, principalmente, o Oeste, que com o passar do tempo procurou exercer pressão em cima dos donos da casa. No fim da partida, o Boa Esporte estava mais preocupado em se defender e segurar o resultado que em buscar o gol da tranquilidade. A tática deu certo, e a equipe de Varginha fica muito perto da Série A.

FICHA TÉCNICA
BOA ESPORTE 1 x 0 OESTE


Local: Estádio Prefeito Dilzon Luiz de Melo, em Varginha (MG)
Data: 22 de novembro de 2014, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Alexandre Kleiniche (RS)
Cartões amarelos : (Oeste) Daniel Gigante, Pablo, Wagninho, Halisson, Renan, Ezequiel

GOL
BOA ESPORTE:
Fernando Karanga, aos nove minutos do primeiro tempo

BOA ESPORTE: João Carlos; Tinga, Lula, Thiago Carvalho e Marinho Donizete; William Magrão (Wilian Favoni), Vinícius Hess, Wellington, Clébson e Tomas (William Mineiro); Fernando Karanga
Técnico: Nedo Xavier

OESTE: Paes; Ezequiel, Halisson, Daniel Gigante (Ramires) e Dênis Neves; Dionísio, João Denoni e Pablo; Wagninho, Serginho (Jacson Baiano) e Reis (Renan Diniz)
Técnico: Roberto Cavalo

Tags: boa serieb acesso oeste