Futebol Nacional

RACISMO

Patrícia Moreira vai a audiência sobre injúria racial envolvendo goleiro Aranha, do Santos

Torcedora do Grêmio chegou de óculos escuros e se recusou a falar com a imprensa

postado em 24/11/2014 12:22 / atualizado em 24/11/2014 12:29

Gazeta Press

YouTube/Reprodução da Internet
Patrícia Moreira ficou conhecida em todo o Brasil por ter sido flagrada xingando o goleiro Aranha de “macaco” na partida entre Grêmio e Santos no dia 28 de agosto, pela Copa do Brasil. Na manhã desta segunda-feira, ela e mais três torcedores se apresentaram ao Foro Central de Porto Alegre para audiência que pode suspender parcialmente o processo instaurado contra eles por injúrias raciais ao arqueiro santista.

Além de Patrícia, foram acusados Eder Braga, Fernando Ascal e Ricardo Rychter. Os torcedores se apresentaram perante o juiz Marco Aurélio Xavier para ouvir a proposta da suspensão condicional do processo. Acompanha por seu advogado, Alexandre Rossato, Patrícia chegou de óculos escuros, ainda abalada com a repercussão, e se recusou a falar com a imprensa.

A pena prevista por lei por injúria racial vai de um a três anos de reclusão e multa. No entanto, a alternativa determina que os torcedores compareçam à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento da capital gaúcha nos dias de jogo durante um ano. Eles precisarão se apresentar uma hora antes e meia hora depois das partidas.

Relembre o caso

 

O episódio ocorreu no fim da etapa complementar do duelo entre Tricolor e Peixe pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no fim de agosto, na Arena do Grêmio, onde os visitantes venceram por 2 a 0. O goleiro Aranha tentou paralisar o jogo e reclamou com o árbitro que estava sendo alvo de xingamentos racistas por parte da torcida, mas o juiz mandou seguir.

Patrícia foi flagrada pelas câmeras do canal ESPNchamando Aranha de “macaco”, e sofreu uma grande exposição. Ela perdeu o emprego e precisou deixar sua residência, que foi apedrejada, pichada e incendiada. Atualmente, vive reclusa e faz tratamento psiquiátrico.

O caso ainda culminou na eliminação do clube gaúcho do torneio pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Tags: grêmio santos racismo copadobrasil aranha patrícia