Futebol Nacional

COPA LIBERTADORES

Panorama da Copa Libertadores 2015: com Cruzeiro e Atlético, já são 26 clubes confirmados

Dos 38 participantes, 26 já estão garantidos na próxima edição da Libertadores

postado em 28/11/2014 08:00 / atualizado em 28/11/2014 08:39

Thiago Madureira /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Dos 38 participantes, 26 já estão confirmados na próxima edição da Copa Libertadores. Com a conquista da Copa do Brasil, o Atlético garantiu sua vaga. O Galo passa a ser o Brasil 2 no sorteio, ao passo que o Cruzeiro será o Brasil 1. Ambos os clubes mineiros serão cabeças de chave. Os outros brasileiros estarão no Pote 2 e na fase preliminar.

As novidades nesses últimos dias foram as confirmações dos últimos dois representantes do futebol mexicano: Tigres e Atlas, melhores colocados do Campeonato Mexicano que não disputarão a Liga dos Campeões da CONCACAF.

Na Argentina, um time da Segunda Divisão também confirmou sua participação na próxima edição. O Huracán, que vive uma das piores crises da história, conquistou a Copa Argentina ao bater o Rosário Central, nos pênaltis, por 5 a 4, nessa quarta-feira, e se juntou a River, Boca e San Lorenzo na Libertadores. A situação do Vélez, melhor na soma dos últimos dois campeonatos ao lado do Boca, ainda não é clara. Em tese, ocuparia uma vaga. Com uma interpretação confusa do regulamento, a AFA não esclareceu a situação do Fortín.

Entre os paraguaios, o Guarani carimbou sua classificação por maior pontuação da temporada. Os aborígenes ainda têm pequenas chances de conquistar o Torneio Clausura. Com o Libertad também confirmado, resta uma vaga ao Paraguai.

No Chile, o único garantido é o Colo-Colo. O Cacique participou da competição pela última vez em 2011. Já carimbaram vaga na Bolívia Universitario, San José e The Strongest.

Zamora, Mineros e Deportivo Táchira são os clubes classificados pela Venezuela. No Peru, dois assegurados: Juan Aurich e Alianza Lima. No Uruguai, Danubio, Montevideo Wanderers e Nacional. Completam a lista de classificados: Atlético Nacional (Colômbia) e Emelec (Equador).

A competição de 2015 terá início em fevereiro. Assim como em 2014, haverá uma pausa, desta vez por causa da disputa da Copa América do Chile. O sorteio dos jogos preliminares e da fase de grupos será realizado no dia 2 dezembro. As finais estão agendadas para os dias 29 de junho e 5 de agosto.

SORAIA PIVA / EM DA PRESS

Tags: galot crut atlético cruzeiro atleticomg cruzeiroec libertadores classificados Copa Libertadores