Futebol Nacional

FUTEBOL NACIONAL

Dilma Rousseff veta artigo de Medida Provisória sobre refinanciamento das dívidas dos clubes

Pelo texto, os times poderiam parcelar dívidas em até 240 vezes com descontos

postado em 20/01/2015 09:12

Antonio Cruz/Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff vetou o artigo 141 da Medida Provisória 656 no Diário Oficial da União. O texto introduzia a possibilidade de refinanciamento das dívidas dos clubes com a União, valor estimado em R$ 4 bilhões, sem nenhuma contrapartida que os obrigasse a cumprir qualquer medida de responsabilidade financeira e de gestão, como o pagamento de multas em caso de atraso dos salários dos jogadores.

Pelo texto, os clubes poderiam parcelar dívidas em até 240 vezes com descontos de até 50% em juros e 70% nas multas sem precisarem cumprir medidas de responsabilidade financeira e de gestão, que estão previstas na discussão da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte.

Nas razões do veto enviadas ao Congresso, a presidente explica que "o governo vem discutindo há meses com representantes de clubes, atletas, entidades de administração do desporto e com próprio Congresso Nacional a construção de uma proposta conjunta que estimule a modernização do futebol brasileiro".

Segundo Dilma, "o texto aprovado não respeita este processo e prevê apenas refinanciamento de débitos federais, deixando de lado medidas indispensáveis que assegurem a responsabilidade fiscal dos clubes e entidades, a transparência e o aprimoramento de sua gestão, bem como a efetividade dos direitos dos atletas". Ela assegura, no entanto, que o "governo retomará imediatamente o processo de diálogo, com o objetivo de consolidar, no curto prazo, uma alternativa que promova de forma integral a modernização do futebol brasileiro."

A MP 656 foi aprovada na Câmara e no Senado no fim de 2014. Originalmente a redação do texto tratava somente da isenção de imposto para venda e importação de aerogeradores, equipamentos utilizados na agropecuária. O parcelamento das dívidas dos times de futebol foi uma das emendas incluídas, de autoria do deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), conselheiro do Atlético Goianiense e membro da chamada "bancada da bola".

O veto da presidente é uma medida que agrada não só o governo federal, mas também o movimento Bom Senso FC. O grupo, que tem entre as suas bandeiras o Fair Play Financeiro e a responsabilidade fiscal, chegou a chamar a MP de "aberração". Em entrevista à reportagem, o recém-empossado ministro do Esporte George Hilton também criticou o artigo.

"Não se fala de anistia, fala-se da repactuação para que os clubes possam sobreviver. Mas queremos a contrapartida, como o fim do atraso dos salários e a possibilidade da perda de pontos e até de rebaixamento de divisão daqueles que não estiverem com o pagamento de impostos em dia", afirmou.

Entre os clubes a aprovação da MP dividiu opiniões. A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) enviou ofício à Casa Civil, na última sexta-feira, em que pediu a aprovação do texto como estava. O futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, também apoiou a medida. "Queremos parcelar a conta primeiro. Em cima desse parcelamento, aí se coloca o fair-play trabalhista, fiscal, que a CBF pode fazer e está pronta para executar", comentou em entrevista à reportagem.

Tags: atleticomg cruzeiroec americamg seriea serieb dilma dívidas