Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Na estreia de PC Gusmão, Joinville vence mais um clássico e deixa a lanterna do Brasileirão

JEC derrotou o Avaí em novo duelo entre catarinenses no campeonato nacional

postado em 02/08/2015 17:58

JEC/Divulgação

Se a fase do Joinville na Série A do Campeonato Brasileiro não é das melhores, o torcedor tricolor pode ao menos se gabar do bom desempenho contra os rivais de Santa Catarina. Neste domingo, o JEC recebeu o Avaí na Arena Joinville e venceu por 2 a 0, saindo da lanterna e respirando um pouco mais aliviado na classificação do Brasileirão na estreia do técnico PC Gusmão. Foi o segundo triunfo do Tricolor contra um time de Florianópolis no campeonato – a equipe havia vencido o Figueirense no Orlando Scarpelli na 12ª rodada.

Jéci, contra, e o zagueiro Guti fizeram a alegria dos mais de 11 mil tricolores presentes na Arena. Se por um lado o Joinville volta a respirar, o Avaí já se preocupa com a zona de rebaixamento. Com a derrota, o Leão cai para a 16ª colocação, com 17 pontos. Agora, três pontos separam a equipe azurra do Goiás, que abre a degola.

Na próxima rodada, o time de Gilson Kleina tenta a recuperação contra o Fluminense, na Ressacada, às 18h30 (de Brasília) do sábado (08). Já o Joinville faz duelo de desesperados contra o Vasco, em São Januário, no domingo às 11h.

O jogo

O duelo começou equilibrado na Arena Joinville. As duas equipes se alternavam no campo de ataque, sem levar perigo aos goleiros. O Avaí mostrava um claro objetivo de jogar nos erros do Joinville, que dominava a posse de bola, mas pecava na criação das jogadas.

E foi em um desses erros que o Leão teve a primeira grande chance de perigo do jogo. Aos 31, Tauã roubou a bola no campo de defesa, saiu em contra-ataque e tabelou com Renan Oliveira. O atacante invadiu a área, mas ficou sem ângulo e bateu em cima de Agenor.

O JEC aproveitou a oportunidade perdida pelo adversário e, alguns minutos depois, chegou ao primeiro gol. Aos 39, William Popp cruzou da direita, Vagner saiu mal do gol, a bola bateu em Jéci e entrou. Kempes, que estava no lance, saiu comemorando, mas o gol foi contra do zagueiro avaiano.

O segundo tempo começou morno, com um Avaí pouco inspirado e um Joinville disposto a amarrar a partida para segurar o resultado. Aos 9 minutos, André Lima dividiu com Bruno Aguiar dentro da área, caiu e pediu pênalti. A arbitragem não interpretou o lance como faltoso e mandou seguir.

O clima de apreensão que tomava conta das arquibancadas da Arena devido à vantagem magra e perigosa foi quebrado aos 15 minutos. Marcelo Costa cobrou escanteio da direita e o zagueiro Guti tocou de chapa, com estilo, no canto esquerdo de Vagner, levando alívio e delírio ao torcedor tricolor.

Com a desvantagem de dois tentos, o time de Gilson Kleina tentou pressionar para voltar ao jogo e buscar o empate. Aos 20 minutos, Nino Paraíba tabelou com André Lima e cruzou na segunda trave, onde estava Roberto. O atacante se esticou todo, mas não conseguiu a finalização, perdendo uma ótima oportunidade para o Leão.

Aos 30 minutos, foi a vez do Tricolor quase aumentar a vantagem. Após um rápido contra-ataque puxado pelo meio, Silvinho recebeu na direita, avançou com liberdade e deixou Kadu na cara do gol. O volante tentou de primeira e Vagner voou para salvar o Leão, no último lance de perigo na partida. Nos minutos finais, restou ao JEC se embalar aos gritos de “olé” e festejar mais uma vitória contra um rival de Florianópolis.

JOINVILLE 2 x 0 AVAÍ

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: 2 de agosto de 2015, domingo

Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Helton Nunes (SC)

Público: 11.245 pessoas
Renda: R$ 156.985,00
Cartões amarelos: Marcelo Costa, Silvinho (JEC); Eduardo Neto (Avaí)

GOLS:
JOINVILLE: Jéci (contra), aos 39 minutos do primeiro tempo, e Guti, aos 15 minutos do segundo tempo

JOINVILLE
Agenor; Arnaldo, Bruno Aguiar, Guti e Diego; Naldo, Kadu, Marcelo Costa (Marcelinho Paraíba) e William Popp (Slvinho); Marion (Lucas Crispim) e Kempes
Técnico: PC Gusmão

AVAÍ
Vagner; Emerson (Roberto), Jeci e Antônio Carlos; Nino Paraíba, Renan, Eduardo Neto (Tinga), Renan Oliveira e Eltinho; Tauã (Romulo) e André Lima
Técnico: Gilson Kleina

Tags: joinvillesc avaisc seriea joinville avaí