Futebol Nacional

SÉRIE A

Melhores do Brasileirão, Corinthians e Grêmio lideram em campo e nas estatísticas

Dois times aparecem no topo da tabela de classificação da Série A

postado em 24/06/2017 06:37 / atualizado em 24/06/2017 09:47

Rodrigo Gazanel/Agência Corinthians
- Não é só a posição da tabela de classificação que explica por que Grêmio e Corinthians são considerados os melhores times do futebol nacional na atualidade. As equipes também aparecem no topo da maioria das estatísticas do Campeonato Brasileiro. Alguns números ressaltam o desempenho de ambos e mostram como chegaram, nesta fase da competição, a estágio bem superior dos demais concorrentes.



O Grêmio é o melhor mandante do campeonato, com quatro vitórias (100%), e dono do melhor ataque (23 gols). Só que neste domingo irá receber em sua arena o Corinthians, melhor visitante do torneio, com três vitórias e um empate, e que tem a defesa menos vazada (5).

Com formação e proposta claramente ofensivas, os gremistas têm como principal característica o toque de bola e a objetividade. Por isso, estão entre as equipes que mais finalizam. Os comandados do técnico Fábio Carille conseguiram chegar à incrível marca de 22 jogos de invencibilidade (contando toda a temporada) também apostando em manter a bola no pé, mas sem a mesma objetividade do rival. Por isso, o Corinthians não aparece entre os que mais finalizam. No entanto, está entre os que mais driblam.

Por terem o toque de bola como características semelhantes, os dois primeiros colocados - o Corinthians tem 23 pontos e o Grêmio, 22 - estão entre os times que mais trocam passes e que menos cometem faltas. Destaques individuais para o lateral-esquerdo corintiano Guilherme Arana e o volante gremista Artur - ambos figuram entre os maiores passadores do Brasileirão.

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA


Com comportamentos diferentes, Fábio Carille e Renato Gaúcho usam números e retrospectos de formas distintas. O corintiano prefere minimizar os dados, por entender que podem aumentar ainda mais a pressão sobre os seus atletas. “Temos de encarar todos os jogos com seriedade e não nos preocupar com esses dados”, prefere o concentrado treinador. O gremista tem um estilo mais motivador e deve usar a boa fase do adversário como um ingrediente extra para os atletas lutarem para conquistar a quinta vitória em casa.



Para o Corinthians, além da possibilidade de abrir pela primeira vez quatro pontos para o segundo colocado, o time viverá uma experiência diferente. Será a oportunidade de ver como os jogadores irão se comportar diante de um estádio lotado com torcida contra, algo que ocorreu apenas uma vez este ano - nos 2 a 0 sobre o São Paulo na primeira fase do Campeonato Paulista.

“Vai ser uma prova mental. O futebol se ganha com a cabeça e inteligência. Estou ansioso para ver como o time vai reagir a essa ideia de jogo. Mas muito confiante em fazer um grande jogo”, comentou Fábio Carille.

Tags: seriea nacional corinthianssp gremiors