O OUTRO LADO DO FUTEBOL MINEIRO

Quando a esperança é a base

Com pouca ou nenhuma visibilidade, clubes tradicionais do interior de Minas apostam na força da garotada para ter um futuro profissional e participar de grandes disputas

postado em 30/08/2014 08:00 / atualizado em 29/08/2014 19:41

Marcos Michelin/EM/D. A Press


Bruno Freitas

Enviado especial
Itabirito e Sete Lagoas

Enquanto no futebol profissional, clube tradicionais do interior de Minas como Guarani e Ipatinga recorrem a alternativas para sobreviver ao baixo orçamento e ao fantasma das dívidas, a realidade da base não fica muito distante. Porém, com o agravante da menor visibilidade dos jogos e a dificuldade em formar novos talentos.

Leia no menu ao lado as outras reportagens da série "O outro lado do futebol mineiro", que se encerra neste sábado

Depois de dispensar seus jogadores profissionais no primeiro semestre do ano, quando acabou o Campeonato Mineiro, Villa Nova e Democrata de Sete Lagoas apostam nos atletas sub-20 como forma de equipar o grupo principal em 2015, ao mesmo tempo em que esbarram na falta de patrocínio e potenciais investidores a longo prazo. Menor e não menos tradicional, o amador União de Itabirito - fundado em 1921 - deposita numa parceria e na participação do ex-zagueiro de Atlético e Cruzeiro Cléber, a tão sonhada profissionalização e a chance de um dia disputar a Série C do Brasileiro.

Nos três casos, torcida parece não ser problema: nos jogos das equipes durante a Taça BH de Futebol Júnior, as arquibancadas ficaram cheias até mesmo numa segunda-feira a noite. As limitações da base do interior, por outro lado, refletem diretamente no resultado alcançado dentro de campo: nenhuma das equipes conseguiu se classificar para as quartas de final do torneio organizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e que reuniu 25 equipes de todo o Brasil. Villa Nova e União venceram apenas uma das três partidas disputadas, enquanto o Democrata não triunfou em nenhuma.

“Montamos o time sub-20 agora. Adiantamos o projeto (inicialmente previsto para o ano que vem) diante do convite em disputar o torneio. Não montamos para a Taça BH, mas para ter um time permanente”, sustenta o presidente do Democrata, Emílio de Vasconcelos Costa.

O Jacaré montou uma parceria para dividir os custos durante a competição. Parte dos jogadores vêm do Pampulha F.C., que entrou com a comissão técnica. Outros foram herdados do elenco profissional. “Antes disso tínhamos a escolinha. O problema era que quando chegava ao sub-17, tínhamos de mandar os atletas para casa”, conta Emílio. Para o cartola, enquanto não tiver visibilidade o futebol de base não crescerá. Ainda assim, ele não desanima do potencial da equipe. “A primeira impressão de base é boa. Ainda temos um ano de trabalho pela frente”.

No Villa Nova, a adoção de uma pré-temporada em João Monlevade e Congonhas, além da participação da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013, ajudaram no amadurecimento do grupo. A base do Leão do Bonfim conta, porém, com apenas um patrocinador: uma empresa de material de construção. “No geral os clubes precisam mostrar que é preciso primeiro investir na base para depois colher os resultados”, aponta o vice-presidente e diretor da base, Aécio Prates de Araújo. Embora não tenha se apresentado como empresário à reportagem, Aécio acumula uma tripla função: ex-caminhoneiro e candidato à presidência do Villa, é o próprio patrocinador da base. Dentre outras funções, colabora com o fornecimento gratuito do ônibus que transporta os atletas. “Nosso objetivo é reforçar o Villa para que o clube não tenha a necessidade de trazer atletas temporários, de verão”, explica.

A base é formada basicamente por jogadores vindos da Bahia e outros da própria comunidade de Nova Lima, como o camisa 11 Paulinho, de 18 anos. O planejamento da estrutura de custo fixo, o que inclui concentração própria, esbarra, por outro lado, em imprevistos. “Recentemente o clube teve de arcar em R$ 8 mil com uma cirurgia de lesão no ligamento do joelho de um atleta. Enquanto isso, tem jogador de clube grande que recebe R$ 25 mil de salário”, conta Aécio.

Marcos Michelin/EM/D. A Press


FALTA DE CHANCE

Entre os jogadores, o discurso que reflete a realidade é único: falta oportunidade de mostrar potencial nos jogos do profissional. “Futebol para mim é tudo. Me inspiro em vários jogadores como Ronaldinho e Neymar e quero dar um futuro melhor para a minha família, que precisa de mim”, assegura Paulinho. Morador do Bairro Alto do Gaia, em Nova Lima, ele garante estar comprometido com o grupo, depois de já ter sido utilizado na equipe principal. “Estou focado e quero dar isso para a minha família. Desde pequeno acompanhei meu primo no futebol de várzea.”

Mais experiente, o volante Jean - que veio do Feirense de Feira de Santana, depois de defender o Bahia por cinco anos - se queixa sobre a necessidade de adaptação do atleta. “Muitos clubes, com raras exceções, têm pouca oportunidade. Essa adaptação não está acontecendo como deveria ocorrer, de forma rápida e precoce. Os garotos novos deveriam treinar no profissional mais vezes”, sugere.

Por um novo modelo de gestão

Atração à parte na montanhosa Itabirito, a 59 quilômetros de Belo Horizonte, o União espera contar com um novo modelo de gestão esportiva, em parceria com Cléber e uma empresa de BH, para fazer receita e profissionalizar o departamento de futebol num prazo de cinco anos. Na noite do último dia 18, uma fria segunda-feira, torcedores lotaram o estadinho do clube no Centro da cidade para assistir à duas partidas da Taça BH: diante do Santa Cruz e, mais tarde, Flamengo x Criciúma. Entre o público, moradores de Itabirito e operários do setor de mineração, principal atividade econômica local.
Marcos Michelin/EM/D. A Press

“Esse projeto (da base) existe há dois anos. Começamos com as escolinhas. Se conseguirmos apoio por meio da Lei de Incentivo Fiscal, queremos participar da Série C do Brasileiro”, diz o presidente do time, Carlos Viana, o Carlinhos.

A falta de dinheiro, porém, impediu que a equipe almejasse resultados além da base. Como receita, o União conta com o aluguel de lojas do estádio e da sede social, além de patrocinadores. Os jogadores não recebem salário fixo, mas segundo o presidente há um “agrado mensal”. Além da venda de pipoca ao som de forró e uma barraca de bebidas, a receita do estádio também vem de um supermercado que utiliza parte da área como estacionamento. “O União tem tradição. Telê Santana, Nilson e Silvestre jogaram aqui”, ratifica Carlos.

Para o gerente de futebol Clênio Silva, a cidade abraçou o novo projeto do União. “O mais problema da base hoje é roubar jogador. O futebol é uma das almas de Itabirito”. (BF)

Tags: O outro lado do futebol mineiro série base esperança clubes interior atleticomh americamg cruzeiroec