MOBILIDADE

Em nome do coletivo

Entorno do Mineirão perderá 180 vagas de estacionamento a partir do jogo de domingo entre Cruzeiro e Botafogo, quando entrará em operação a linha do Move até o estádio

postado em 30/10/2014 11:00

Bruno Freitas /Estado de Minas

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Dificuldade encontrada por boa parte dos torcedores que vão de carro ao Mineirão, a disponibilidade de estacionamento permanece sem perspectiva de expansão. Serão 180 vagas a menos para Cruzeiro x Botafogo, domingo, às 17h, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma das faixas da Avenida Abrahão Caram destinada exclusivamente a ônibus, incluindo os coletivos da nova linha 55 (Centro/Mineirão) do Move, deixa de existir o estacionamento junto ao canteiro central da via (90 vagas em cada sentido).

Além das 3.800 vagas livres no estádio e no entorno – número insuficiente em jogos de grande público –, a única iniciativa prevista para atender a demanda é um estudo de viabilidade técnica e operacional para a implantação de venda on-line de vagas e a instalação de painéis eletrônicos que informem sobre o número de vagas internas disponíveis. A proposta, discutida em reunião com a BHTrans e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), foi firmada há menos de um mês pelo consórcio Minas Arena, responsável pela operação do Gigante da Pampulha. A dica para fugir dos congestionamentos causados pela longa fila do estacionamento do estádio, portanto, é chegar cedo ou optar pelo transporte público, priorizado pela BHTrans.

Substituta da linha executiva que partia da Rua Paraíba, na Savassi, e do serviço de ônibus convencionais (especial Mineirão), com uma frota de oito veículos e saídas do Centro, a linha 55 apresenta como novidade a possibilidade de integração tarifária do BRT com linhas como a 83P (Estação São Gabriel/Centro, via Avenida Cristiano Machado) na Avenida Santos Dumont – outras três do transporte rápido por ônibus já atendem o Mineirão, percorrendo a Avenida Antônio Carlos.

Quem optava pelo serviço executivo pelo conforto – a venda dos cartões era numerada e o passageiro viajava sentado (ida e volta a R$ 15,80) –, por outro lado, terá de recorrer agora à linha 5106 (Bandeirantes/BH Shopping). Como na 55, o valor da tarifa é menor (R$ 2,85), mas não há a garantia de encontrar lugar vazio dentro do coletivo, do tipo padron e com menor número de assentos. Para coibir a depredação dos ônibus por vândalos infiltrados na torcida, PM e Guarda Municipal farão a segurança nas estações.

VAGAS NO MINEIRINHO Além do Mineirão, Abrahão Caram e ruas paralelas, outra opção de estacionamento próximo é o do Mineirinho. Administrado por uma empresa terceirizada, ele depende, contudo, da liberação das áreas de carga e descarga da feira de artesanato, realizada no ginásio aos domingos até as 17h. De acordo com a Superintendência de Gestão de Estruturas Esportivas, órgão da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes), que substituiu a extinta Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg), o total de vagas no local varia de 900 a 1.310.

NOVO ÔNIBUS DIRETO
A partir de domingo, o trajeto por ônibus direto nos dias de jogos até o estádio passa a ser feito pela linha 55 (Centro/Mineirão) do Move. Com embarque e integração tarifária na Estação Rio de Janeiro da Av. Santos Dumont; estações Senai, São Francisco e UFMG da Av. Pres. Antônio Carlos; ela substitui a linha executiva que partia da Rua Paraíba, na Savassi, e o serviço de ônibus convencionais (especial Mineirão) com saídas do Centro. Uma faixa exclusiva será criada na Av. Antônio Abrahão Caram para reduzir o tempo de viagem na chegada ao Gigante da Pampulha.
– Funcionamento: a partir de 2h30 antes de cada jogo, com intervalos de 10 minutos entre as viagens, retornando até 1h30 após o apito final
– Itinerário: Av. Santos Dumont (Estação Rio de Janeiro), Rua Espírito Santo, Viaduto Leste, Av. Pres. Antônio Carlos – pista exclusiva (estações Senai, São Francisco e UFMG), Viaduto José de Alencar,
Av. Antônio Abrahão Caram (faixa exclusiva à direita), Rua Rebelo Horta (ponto de desembarque).
– Desembarque no estádio: portão Norte
– Embarque no estádio (pós-jogo): em dois pontos, na Av. C esquina com a Av. Antônio Abrahão Caram e em frente ao portão Sul
– Tarifa: R$ 2,85 (mesmo valor das demais linhas)

Dica importante
Para quem utilizava a linha executiva, a sugestão agora é embarcar na linha 5106 (Bandeirantes/BH Shopping) – que já atende o Mineirão –, a partir da Av. Cristóvão Colombo, na Savassi. O retorno, depois do jogo, pode ser feito nos pontos de embarque da Av. Antônio Abrahão Caram.

Demais opções de transporte
Coletivos

Outras linhas também atendem o Mineirão, com capacidade de transportar 10 mil torcedores. No entanto, é preciso ficar atendo ao quadro de horários, disponível no site da BHTrans (www.bhtrans.pbh.gov.br):
– Move 64 (Estação Venda Nova/Assembleia via Carlos Luz)
– Move 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho via Carlos Luz)
– Move 5401 (São Luís/Dom Cabral)
– 503 (Estação São Gabriel/Aparecida/Santa Rosa)
– 504 (Estação São Gabriel/Santa Rosa/Aparecida)
– 506 (Estação ponto São José/Av. Antônio Carlos)
– Suplementar 50 (Caiçara/Nova Vista via UFMG)
– S51 (Circular Pampulha)
– S53 (Confisco/Ouro Minas)

PARA QUEM VAI DE CARRO
O estacionamento não muda. Por isso, a dica é chegar cedo para garantir a sua vaga. Dentro do estádio, são oferecidas 2.670 vagas ao torcedor – outras 255, segundo o Minas Arena, são destinadas a deficientes, carga e descarga, serviços, bombeiros e viaturas policiais. Há ainda 900 vagas no Mineirinho, 230 na Av. Antônio Abrahão Caram (sentido Mineirão), além de 90 para vans e micro-ônibus (sentido Av. Pres. Antônio Carlos).
A BHTrans incentiva o uso do transporte coletivo.

Tags: ônibus mineirão