CAMPEONATO MINEIRO

No ano do centenário da FMF, Atlético e Caldense dominam estatísticas do Estadual

Galo e Veterana somaram mais pontos e protagonizaram jogo com maior público

postado em 04/05/2015 16:00 / atualizado em 05/05/2015 13:10

RODRIGO CLEMENTE / EM DA PRESS
No ano do centenário da Federação Mineira de Futebol (FMF) - completado no dia 5 de março -, Atlético e Caldense, campeão e vice, respectivamente, dominaram as estatísticas do Estadual.

Somando a fase inicial e o mata-mata, Galo e Veterana somaram o maior número de pontos: 30 cada um deles. Outra curiosidade é que os finalistas protagonizaram a partida com maior público do campeonato. O primeiro jogo da decisão do Estadual foi assistido, no Mineirão, por 53.585 torcedores.

Detentora do título do interior, a equipe de Poços de Caldas teve a defesa menos vazada (6 gols sofridos) e o menor número de derrotas (um revés em todo campeonato, justamente na decisão contra o Atlético). A equipe comandada pelo técnico Leo Conde também foi responsável pela maior goleada: 6 a 1 sobre o Mamoré, na primeira rodada, no Ronaldão.

Já o Galo foi mais eficiente no ataque, ao marcar 25 gols em todo torneio, assim como o Cruzeiro. O Atlético comemorou também mais triunfos na competição. Ao todo, foram nove vitórias. Com a conquista, o técnico Levir Culpi se isolou como o maior vencedor da história do Campeonato Mineiro, na era profissional do futebol, iniciada em 1933. Foi a quinta conquista dele, antes já havia erguido a taça com o próprio Galo em 1995 e 2007, além do Cruzeiro, em 1996 e 1998.

Vagas na Série D e rebaixados

A Caldense garantiu vaga na Série D e na próxima Copa do Brasil. Quem também está classificado para participar da Quarta Divisão é o Villa Nova. O Clube de Nova Lima, contudo, fechou o departamento de futebol e ainda não confirmou se participará da competição. Em caso de desistência, URT ficaria com a vaga.

Democrata-GV e Mamoré foram rebaixados e disputarão o Módulo II na próxima temporada.

Tags: centenário fmf atleticomg caldense dominam estatísticas Campeonato Mineiro